CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Os Super Humanos, a Busca por um Futuro Fantástico - Parte 5

Super_Humanos_41Boston, USA. Esref, o pintor cego, chegou em Boston. Ele vai encontrar a famosa equipe de neurologia da Universidade de Harvard. Eles querem saber como um homem sem olhos pode pintar imagens tão incríveis. Nesse experimento, Esref vai passar por uma ressonância magnética euqunto desenha para que eles observem a atividade de seu cérebro. Ele tem de tentar se mexer o mínimo possível para que tenham uma imagem precisa de seu cérebro. Enquanto ele desenha os cientistas ficam admirados com o que vêem nos monitores. Regiões do seu cérebro que deveriam ser inativas devido a sua cegueira reagem de uma forma extraordinária. "As áreas visuais do cérebro, que nas pessoas normais ascendem como árvores de Natal quando olhamos alguma coisa, ...

brilham, ganham vida, animação e ficam dinâmicas quando Esref esta pensando em desenhar em perspectiva", diz o Dr John Kennedy. O que a ressonância magnética do cérebro de Esref revela é realmente incrível. O cérebro dele mostra que a visão é mais do que as informações captadas pelos olhos. A visão também envolve nossa habilidade de compreender o espaço.

Super_Humanos_23

"O que Esref esta mostrando é que estávamos errados em relação a visão. Nós achavamos que imagens eram criadas pela visão, porque eram determinadas pela distância, direção e ângulo. Mas percebemos que o tato também cria isso. Então, temos imagens táteis, assim com imagens visuais", diz o Dr Kennedy. Quanto mais ele e sua equipe de Harvard descobrem sobre Esref, mais testes eles querem fazer. Mas Esref esta ficando cansado. "Entendo que entrar nessas máquinas pode ajudar pessoas do mundo todo, mas percebi que me faz mal. Ainda ouço o barulho na cabeça. Estou com dores por causa dessa experiência e foi uma situação difícil e dolorosa para mim."

Mas o que anima Esref é o desejo de povoar que ele é um grande artista, e não uma anomalia genética. Por isso ele vai a Florença para enfrentar o maior desafio visual para um artista. A perspectiva tridimensional.

Guangzhou, China. Apesar de estarem se aventurando em águas incertas, os cientistas continuam a manipular os genes mudando o curso da evolução humana. Três semanas depois de injetar células tronco do Apodemus no embrião do camundongo nasceu uma quimera. E o Dr Lahn fez um grande avanço na ciência. È a primeira vez que duas espécies tão distantes geneticamente são unidas.  Dr Lahn: "Por incrível que pareça, somos capazes de criar quimeras. Este animal meio camundongo, meio apodemus."

Super_Humanos_59

Agora, os humanos são mais fortes que a seleção natural e esta quimera é prova viva disso. "Considero a criação do camundongo apodemus, uma avanço científico porque mostra pela primeira vez que duas espécies evolutivamente muito distantes podem se desenvolver e gerar um organismo coerente." diz o cientista. O Dr Lahn descobriu um novo mundo ao criar um animal fruto de duas espécies diferentes. E embora pareça pouco natural, Lahn acredita ser necessário forçar certos limites do que julgamos ser humano.

"Se pensarmos no passado, quando nossos ancestrais viviam nas árvores, eles provavelmente riram do primeiro que desceu da árvore. Quer dizer, por que se preocupar em descer e arriscar ser devorado pelos leões? Das pessoas que deram esse primeiro passo algumas devem ter mesmo sido devoradas pelos leões, mas é por elas que estamos aqui.

Kolari, Finlândia. Temperatura -33º. Wim Hof e os outros super-humanos ainda não sabem, mas talvez eles sejam muito parecidos com nossos ancestrais que desceram das árvores. Eles são a vanguarda genética do futuro da espécie humana. Kolari fica a 200 quilômetros ao norte do Círculo Polar Ártico, na Lapônia. Wim vai correr meia maratona e tenta se aclimatar ao gelo e a neve. Ele fica apenas de calção curto, descalço. O desafio vai testar o limite de seus poderes. E enquanto ele começa a última fase de seu treinamento, Ruediger Gamm vai enfrentar o maior desafio de sua vida, em Sidnei Austrália.

Super_Humanos_69

Um programa muito popular de rádio na Austrália convidou-o a participar e vão desafia-lo com um cálculo muito complexo. "O alemão Ruediger Gam, a super calculadora humana, esta aqui conosco, ele é um autodidata que aprendeu matemátic aos 19 anos e na verdade ia muito mal na escola antes disso. E ele vai mostrar sua mente matemática aqui no nosso estúdio."  diz Adam Spencer, locutor da rádio 702ABCC.

Ruediger vai fazer uma coisa que nunca foi tentada. Ele vai tentar calcular todas as potências de um número que o apresentador escolher, e acertar tudo.

Toronto, Canadá. Na Universidade de Toronto, o Dr Kennedy esta planejando levar Esref a Florença. Graças a ressonância magnética de Esref, o Dr Kennedy fez descobertas sobre com a visão realmente funciona mas agora quer que Esref prove suas habilidades desenhando o batistério em perspectiva tridimencional.

O Arquiteto Filippo Brunelleschi inveutou a perspectiva. Ele foi a únia pessoa na civilização a inventar a perspectiva. Para entender a perspectiva, é preciso pensar em Brunelleschi", diz o Dr Kennedy. Antes do século 15,a arte não tinha perspectiva. Os edificios batiam uns nos outros, o vinho caia das mesas. E, em 1413, Filippo Brunelleschi mudou tudo isso. Ele inventou a geometria da perspectiva na arte que foi difundida pelo mundo todo. "Se pegarmos Esref e o levarmos ao edifício onde a perspectiva foi descoberta, será que ele vai desenhar o edifício como Brunelleschi fez em 1413? Vamos levá-lo a Florença, o berço do Renascimento."

Florença, Itália. Esref e sua agente, Joan, chegam a Florença. A tarefa que Esref terá que cumprir é dura. Ele terá que recriar o que Brunelleschi inventou. Deste vez, sem os olhos. "Estou muito preocupado com o teste porque não sei o que vão me pedir. Não sei o que é perspectiva. Meu maior medo é falhar. Espero não desapontar o professor."

Super_Humanos_62 Super_Humanos_66

O dia da experiência finalmente chegou. Mas o Dr Kennedy esta animado e não percebe que Esref esta nervoso e cansado de tantos testes. "Será que Esref percebe mesmo o que faz? Pude observar que ele faz coisas incríveis. Quais princípios ele usa? Ele sabe quão amplo é esse princípio? Não sei. Será que ele sabe que pode aplicá-lo a esse précdio? Isso é muito complicado para ele? Não sei. Mas quero descobrir". Diz o professor.

Londres, Inglaterra. Elisabeth esta prestes a fazer um teste de DNA, junto aos especialistas em neurogenética da universidade inglesa de Oxford. Mas não é o teste que está deixando Elisabeth ansiosa. "Nesse exato momento aqui em Londres estou me sentindo estranha porque, por um lado estou um pouco nervosa, por causa dos testes. Mas por outro lado, estou muito feliz por conhecer outros sinestésicos. E me disseramque vou conhecer uma pessoa com uma percepção muito parecida com a minha. É um sinestésico que também usa o paladar. Então, vai ser uma experiência emoncionante falar com ele."

Super_Humanos_58

Universidade of Oxford. Elisabeth Sulser esta participando de uma grande pesquisa para localizar as marcas genéticas da sinestesia. Mas o grande momento para ela será o encontro com sua tribo genética. E é uma tribo muito, muito estranha.

Super_Humanos_63 Super_Humanos_64

Mas enquanto Elisabeth e James (o sinestésico que também usa o paladar) planejam um encontro na ópera, Wim tem um encontro com o detino na Lapônia. Ele finalmente vai encarar seu maior desafio. "Você pode até dizer que o que eu faço é enfrentar a morte. E quem acha que isso é loucura, esta completamente certo." Wim Hof vai tentar estabelecer mais um record mundial. Ele quer ser o primeiro homem a correr meia maratona descalço, sobre o gelo e a neve. Detalhe ele usa apenas um calção !

DISTANCIA PERCORRIDA: 500 METROS
DURAÇÃO: 2 MINUTOS
TEMPERATURA: -14c

Depois de correr durante dez minutos na neve uma pessoa comum não conseguiria suportar a dor nos pés. Depois de 20 minutos o efeito do gelo no sistema neuromuscular faria com que a pessoa não conseguisse ficar em pé. E depois de uma hora uma pessoa comum ficaria inconsciente. É bem possível que ele sofra com hipotermia e queimaduras na pele. Apesar de sua capacidade de suportar o frio ninguém quer que Wim arrisque sua vida. Ele será monitorado por uma médica durante todo o percurso.

De volta a Florença...Enquanto Wim atravessa o deserto gelado, um homem cego da Turquia tentará reproduzir o feito de Filippo Brunelleschi, o arquiteto mais importante da Renascença. "Vou pedir que Esref sente aqui onde Brunelleschi estava quando fez o seu desenho." Diz o Dr Kennedy. Esref chega na frente do prédio onde o dr Kennedy o espera. "Temos muito a fazer. Ha um prédio muito ijnterssante aqui, ao nosso lado. Quero que você o desenhe. Primeiro temos de ver a forma do prédio. (Esref entao toca um dos lados do prédio.)

Esref não recebeu nenhuma dica de que prédio é esse. Aceitou o desafio sem nem saber o que seria exigido dele. Ele deve desenhar os lados do batistério, as direções ascendente e descendente de forma que as linhas venham a convergir no horizonte. Foi isso que Brunelleschi fez e é isso que, mesmo hoje, a maioria das pessoas que enxergam não consegue fazer.

Super_Humanos_68

"Certo, Esref, agora eu quero que você desenhe o batistério como se estivesse de frente para ele e o teto ficasse bem acima da sua cabeça. E Você esta na frente de uma das paredes do edifício." Diz o Dr Kennedy. "Estou pronto..." diz Esref...e então começa....

Na Austrália....São 6h da manhã em Sydney. E o grande momento de Ruediger Gamm chegou, na rádio Austrália. Adam Spencer, apresentador diz: "A super calculadora alemã, esta hoje em nosso programa." O apresentador formado em matemática vai pedir a Ruediger que faça algo que ele nunca tentou. Ruediger ainda não sabe, mas o número escolhido é 83. E ele terá que calcular, consecutivamente todas as potências de 83 sem cometer um único erro.

Adam: "EStou animado com nosso convidado, a calculadora humana. Ruediger Gamm esta aqui no estúdio. Bom dia Ruediger."

Ruediger: "Bom dia."

Adam: "como vai?"

Ruediger: "Bem, obrigado."

Adam: "Ruediger, você é ótimo em cálculos, mas na escola você ia mal em matemática. É verdade que você é um autodidata?"

Ruediger: "Eu descobri minha habilidade exatamente duas semanas depois de sair da escola."

Adam: "E foi ai que tudo começou?"

Ruediger: "É."

Adam: "E de repente virou a calculadora humana. Vou escolher um número de dois dígitos. E você vai me dizer quas as potências, desse número. Então, pessoal de casa, vamos tentar? Dois a potencia de dois é quatro, e dois ao cubo é oito. Dois a potência de quatro é 16, e assim vai. Vou lhe dar um número de dois dígitos e vocÊ vai me dizendo as potências até...Eu tenho uma calculadora e veremos se consigo acompanhar. Então vamos começar com o número 83."

Ruediger: "Certo....  6889...571787...47458321..."

De volta a Lapônia....

DISTÂNCIA PERCORRIDA: 11 km
DURAÇÃO: 1 hora
TEMPERATURA: -15ºC

Super_Humanos_70 Super_Humanos_71

Super_Humanos_72 Super_Humanos_73

Wim manteve o rítmo durante uma hora. Mas agora no meio do percurso suas extremidades começam a perder circulação. Faltam 11 quilômetros. Há um grande risco de queimaduras pro frio e a médica esta preocupada. Ele da uma pequena parada, verifica os pés, com a ajuda da médica. O pé esquerdo esta ficando dormente. A médica não gosta do que vê e se preocupa, Há possibilidade de perder os dedos, segundo ela.....Wim retorna ao percurso rapidamente....

DISTÂNCIA PERCORRIDA: 18 KM
DURAÇÃO: 1H E 45 MIN
TEMPERATURA: -16ºc

Super_Humanos_74

Depois de sete quilômetros, parece que Wim esta perdendo a corrida para o tempo. Talvez seus superpoderes tenham um limite. Sua habilidade de controlar a temperatura corporal talvez não seja suficiente para evitar que seus pés sofram a ação do frio. Wim ainda precida correr 4 km. Mais uma parada rápida........a médica o alerta que os pés estão muito brancos e duros, demonstrando que não ha mais circulação e que ela não pode fazer mais nada......Mas ele assume o risco e continua....

Florença....Esref resolvou boa parte do desafio. Nas próximas duas linha que tem que desenhar são o grande teste....

Austrália...Ruediger chegou a 83 à nona potência, sem cometer um único erro.

Ruediger: "15516041187205853449....1287831418538085836267....106890007738661124410161...."

Adam: "Ruediger, você esta absolutamente correto, pode parar. Nós ja estamos chegando a casa dos 24 dígitos! Eu não vou nem começar a tentar."

Ruediger: "Depois da sétima potência, só sei os numerais em alemão."

Adam: "Por isso você falou número por número. Você tem uma habilidade matemática incrível e o estudo de mentes como a sua nos ensina sobre o verdadeiro poder da mente humana. Muito obridado por dividir isso conosco esta manhã, Ruediger Gamm.",

Super_Humanos_65 Super_Humanos_67

Super_Humanos_75 Super_Humanos_76

Florença.......Para Esref Armagan, esta é a hora da verdade. Ele precisa desenhar as duas linhas da base convergindo em direção ao topo. E........consegue!!!  Esref Armagan acaba de assegurar um lugar na história. Ele superou Filippo Brunelleschi, o arquiteto renascentista. Esse momento aconteceu pela primeira vez ha 600 anos. A segunda vez, foi aqui e agora.

Lapônia.....

DISTÂNCIA PERCORRIDA: 21 KM E 200 METROS
DURAÇÃO: 2horas e 10 minutos
TEMPERATURA: -18ºc

Super_Humanos_77

Falta menos de 1km para Wim Hof concluir a meia maratona no circulo polar ártico. A linha de chegada ja esta a vista....Wim Hof CONSEGUE!!! Ele estabeleceu um recorde mundial, ele é o primeiro homem da história a correr descalço, sem camisa, apenas de calção e uma toca na cabeça, meia maratona sobre a neve e o gelo. "No fim, o sol surgiu e bateu direto nos meus olhos, como uma medalha de ouro". Mas isso talvez lhe custe os dedos dos pés.

Super_Humanos_78 Super_Humanos_79

Super_Humanos_80

Depois de tres horas após o termino da maratona, a médica tem más notícias. Ela calcula que Wim ficou sem circulação nos dedos dos pés de 45 minutos a 1 hora e talvez tenha de amputá-los.

Apesar das queimaduras terem sido graves e de terem causado bolhas nos pés, Wim Hof não perdeu os dedos. A médica não sabe como explicar, mas parece que ele usou sua habilidades para devolver a vida aos tecidos congelados. "Estava tranquilo em realação a isso e queria andar de novo assim que possível, para o meu próximo desafio, o monte Everest. O Frio ainda é meu amigo. E porque eu não voltaria ao meu amigo? Eu sempre vou procurá-lo."

Em Florença, a equipe de Harvard encontrou a agente de Esref, Joan. Eles estão intrigados com as descobertas iniciais e ansiosos para continuar a pesquisa. Mas Esref não tem mais nada a provar. "Eu disse não. Não sou uma cobaia. Nuna mais entro numa máquina daquelas. Desculpe. Não me interesso pela pesquisa deles. Eles que façam a pesquisa sem mim.

Em Bostom, ja era tarde da noite e Ray Kurzweil esta na sua empresa esperando o último resultado médico. Ele completa 59 anos. O especialista em longevidade de Kurzweil, Dr Grossman esta com os resultados do exame de sangue. Agora ele vai descobrir se há possibilidades de viver o suficiente para viver eternamente.

Grossman: "Quero desejar um feliz aniversário."

Kurzweil: "Obrigado"

Grossman: "E ainda comemoraremos muitas vezes essa data. Em geral podemos dizer que há um ano fizemos um exame e sua idade biológica era de mais ou menos 40 anos. E sabe que nosso ultimo teste deu o mesmo resultado e esta talvez até um pouco abaixo."

Kurzweil: "Bem, não me sinto mais velho. Então, meu objetivo é chdgar a idade cronológica de 60 anos com 39 anos biológicos."

Grossman: "Ouvi dizer que 60 anos agora são 40, então, parabéns !"

Kurzweil: "Muito Obrigado. Terry. Se cuida."

Grossman: "Certo. Espero ve-lo em breve, até."

E, por enquanto, o Sr Imortalidade tem ao menos mais um ano para viver para sempre. E talvez ele seja testemunha de um futuro fantástico, um futuro modificado pela engenharia genética. "Eu acho que não ha como deter essas mudanças. Esses pequenos passos vão nos levar para um mundo muito diferente. E esses pequenos passos acontecem cada vez mais rápido. As ferramentas que temos para criar esse tipo de mudança estão ficando cada vez mais fortes e estao afetando cada vez mais coisas. Não só os aparelhos, mas afetarão nosso corpo e cérebro."

Nos próximos anos, geneticistas coo o Dr. Bruce Lahn vão manipular o genoma de nossa espécie e transformarão o que entendemos por "ser humano". A criatura do Dr. Lahn não é um avanço apenas em termos de fusão de espécies, mas também afeta a compreensão da vida humana. Essa quimera sugere que se espécies tão distantes podem coexistir então as células humanas talvez possam sobreviver num embrião animal.

Isso cria a possibilidade das "fazendas de órgãos", onde órgãos humanos serão desenvolvidos em corpos de animais. "Imagine que um paciente renal crônico pode conseguir um novo rim de um porco criado numa fazenda dessas. A idéia é desenvolver células humanas e talvez até órgãos humanos complexos num animal. " Diz o Dr. Lahn. O seu trabalho esta apagando as linhas que separam a ficção científica da realidade. As regras da evolução mudaram e o que costumava ser próprio da natureza esta agora nas mãos dos homens.

"A melhor definição de humano é a de uma espécie que se desenvolve constante e drasticamente. E se a engenharia genética puder acelerar o processo, melhor. E talvez sejamos mais humanos, num sentido amplo, se abraçarmos as mudanças." Diz o Dr Lahn.

Estes super humanos do mundo real abriram a porta para transformações científicas incríveis. Estão levando nossa espécie a um novo patamar da evolução. Nenhuma espécie teve a chance de controlar o curso de sua evolução.....ATÉ AGORA !Os rápidos avanços na engenharia genética vão afetar todos nós. E num futuro muito próximo, nossa espécie vai mudar quer estejamos prontos, ou não...

Super_Humanos_81

Fonte: Documentário "Os Super Humanos, a Busca por um Futuro Fantástico". do Discovery Channel.  Compilação em forma de texto e imagens: Renato, gestor de conteúdo do Arquivo.