CIÊNCIA E TECNOLOGIA

M-Disc, o novo disco óptico que armazena dados para sempre

mdisc211/08/2011 - Trata-se de um disco óptico praticamente indestrutível, que é constituído de um material que teria as mesmas características minerais de uma rocha, de acordo com o site El País.O objetivo de desenvolver uma mídia “indestrutível” é justamente superar a principal desvantagem de DVDs e CDs normais, uma vez que com o tempo os dados tornam-se corrompidos e inutilizam o disco. As desenvolvedoras afirmam que o disco pode ser mergulhado em nitrogênio líquido e depois em água fervente, sem que os dados gravados nele sejam afetados. Teste este que um DVD ou CD não suportaria. Segundo o site IDG Now, a resistência do produto foi comprovada por meio de um estudo do Departamento de Defesa dos EUA (DoD).

 

mdisc1

O M-DISC, desenvolvido pela Millenniata, é constituído por diversas camadas de material, em que um laser especial grava uma espécie de “ranhuras” permanentes numa camada de material rochoso, utilizando altas temperaturas e despendendo de cinco vezes mais energia do que no processo de gravação de um disco óptico comum.

mdisc3

Devido às propriedades físicas desta camada de rocha, os dados aqui gravados irão durar milhares de anos, sendo que já estão clientes interessados como o Departamento de Defesa dos Estados Unidos e alguns organismos governamentais.

mdisc4

O M-Disc está sendo desenvolvido de maneira a ser compatível com os leitores atuais (DVD, CD, Blu-Ray), necessitando apenas de uma atualização de firmware. Entretanto, para realizar a gravação no disco, será necessário um equipamento específico. A capacidade de armazenamento é a mesma de um DVD, mas poderá chegar a de um disco Blu-Ray, de acordo com o fabricante.

A comercialização do M-Disc deverá iniciar por volta de Outubro de 2011, e o preço estimado é de US$ 3,00. O slogan do Millenniata é: Write once, read forever, que em português significa: Grave uma vez, leia para sempre!

fONTE: http://blog.render.com.br/
              http://www.ticnologia.pt/