CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Jetlev-Flyer - Voando sobre as águas

voandoagua1a2009 - Voar com aquelas mochilas de astronauta é para poucos. Além de caras, as versões que vemos em exibições aqui na terra são perigosas. Para serem usadas por especialistas. Mas a JetLev é uma opção projetada para uso esportivo e recreacional. Contudo, continua cara.Com um bom dinheiro sobrando voar sobre as águas pode ser um sonho realizado. Sim, porque o JetLev é um jato propulsor de água. Nada de vapores quentes. Além disso, você não voa livre como um pássaro por aí. Você está sempre conectado por um tubo a uma unidade flutuante que coleta a água que será esguinchada pela parte presa às costas.

Com isso a fabricante resolveu uma questão importante, como dar segurança aos usuários. Pelo fato de se estar sempre sobre a água a possibilidade de se machucar gravemente com uma queda acidental é bastante reduzida, o que transforma essa modalidade de vôo em um esporte náutico.

Mas é mais provável que você venha a experimentar o JetLev em clubes temáticos ou balneários de esportes radicais. Pois a bricadeira ainda custa caro. Se você tiver entre 99.000 e 119.000 euros (R$300.117,51 e R$360.747,31 pela cotação de 02/03/2009) pode levar a versão de 155 HP e 215 HP respectivamente.

voandoagua4a

O protótipo de pré-lançamento teve sua velocidade máxima mensurada de 35 km/h e a altura máxima (medida do pé do piloto) atingiu 8,5 metros e com autonomia de entre 1h (com aceleração máxima) até 2h (em velocidade de cruzeiro). Contudo a versão de 215 HP, segundo o site do fabricante poderá facilmente ultrapassar os 64 km/h.


Tecnologia

voandoagua8


Ao contrário dos aviões convencionais e jetpacks, o conceito inovador Jetlev melhora relação empuxo-peso, localizando a propulsão do motor, combustível e sistemas relacionados em um recipiente separado amarrados atrás do jetpack e utiliza a água como meio de propulsão a jato, pois sua alta densidade pode transportar grandes quantidades de energia em velocidades muito mais baixas, e gerar forças de reação do bocal muito mais eficaz do que os gases. O projeto Jetlev e desenvolvimento foi orientado por seis princípios importantes:

Segurança

Resultados de extensa pesquisa e testes nos ajudaram a desenvolver muitos recursos de segurança e "melhores práticas de procedimentos operacionais. Apesar de queda da própria altura ou a velocidade é um risco inerente, a partir de nossa experiência a queda do JETLEV FLYER é rara, e mergulho de plataforma de 10 metros foi amplamente praticado por mais de um século, com excelentes registros de segurança. Central de nosso projeto de segurança é usar a água como uma rede de segurança e fazer respeitar limites máximos de vôo baixo, limitando o comprimento da mangueira. O jato é de 5 pontos arnês de liberação rápida, encosto de proteção e apoio de cabeça, sela de segurança e flutuação inerentes são apenas alguns dos muitos outros recursos de segurança.


Alta relação potência / peso

voandoagua5

Os projetos tradicionais de aviões sofrem com baixos índices de empuxo-peso que limitam seu desempenho e agilidade. Mesmo F/A-18 E / F caças mal consegue superar a força da gravidade. Para conseguir uma melhoria dramática nessa relação, decidimos localizar a fonte de propulsão em uma unidade separada barco-like, e transmitir a baixa pressão, a água de alta vazão ao jetpack através de uma mangueira de abastecimento e geram pressões por força de reação do bico.


Estabilidade inerente e de controlo sem esforço

Mesmo que o jetpack pode gerar mais de 500 lbf (2220 N) de empuxo para a sustentação ea propulsão, os controles de vôo são isolados a partir desse impulso e ter apenas alguns gramas de esforço para ajustar.


Simples, intuitivos controles de vôo

voandoagua6

Fly-by-wire controle do acelerador digital; ângulos bicos determinar a atribuição de empuxo entre sustentação e propulsão (frente, neutro ou reverso); desvio do bico diferencial gera momentos de guinada, e peso mudando de um lado para outro gera momentos roll.


Tubo flexível de alimentação / corrente

voandoagua7

Uma mangueira flexível de abastecimento de água fornece energia para o jetpack com água pressurizada. Ele também serve como tirante, impõe um limite máximo de vôo, desestimula o piloto de voar sobre a terra, age como um estabilizador, amortece as vibrações e mantém posição frente estabilidade do jato em vôo.

O uso recreativo

voandoagua3

 

Decidimos de imediato que jetpacks não são práticos para deslocações e deve ser concebida principalmente para recreação, incluindo aluguel de curto prazo. Para esse efeito, eles também devem ser muito simples de aprender e operar. Intuitiva controles de vôo, estabilidade inerente, e um sistema eficaz de formação significa que os pilotos mais alunos podem aprender a voar sozinha dentro de alguns minutos de instruções em água.

  


Fonte: http://blog.brasilacademico.com/2009/03/quer-voar-com-um-jato-nas-costas.html
         http://www.jetlev-flyer.com/en/63062-Technology