28/12/2010 - Seis prédios da prefeitura de St. Cloud, Minessota - Estados Unidos, trocam nos próximos dias a tradicional comunicação Wi-Fi entre os computadores e a internet por um novo sistema que transmite os dados através da luz. Ao invés de ondas de rádio, como no modelo sem fio atualmente difundido, o sistema utiliza apenas impulsos luminosos e é imperceptível ao olho humano. A tecnologia vem caminhando sem limites, depois das inovações como banda larga elétrica (veja a matéria publicada no Já Comparou sobre a Banda larga via rede elétrica, clique aqui), sistemas 4G, agora transmissão de internet via iluminação. Uma empresa de Minnesota (EUA) inventou um procedimento que realiza uma conexão à internet através de um sistema de iluminação.
Nomeado como LVX, essa tecnologia já está sendo usada em seis escritórios no Estado. Segundo John Pederson, autor da façanha, o produto será comercializado do mesmo jeito que as conexões Wi-Fi. Ainda Pederson, ele aborda que a internet via luz é a mais adequada para distâncias menores, na qual a internet a luz é capaz de atingir até 3MB por segundo.
Como funciona?
Conhecido como LVX (menção ao termo latim "lux" que significa luz), o projeto trata de iluminar os cômodos e prover o acesso à internet ao mesmo tempo. No lugar das lâmpadas convencionais, são instalados ao teto conjuntos com sensores e diversas lâmpadas de LED que piscam a uma frequência elevada para transmitir os dados. A LVX é um conjunto de LEDs (igual na foto) na qual suas informações são transmitidas por latejo de luzes. Através de um sensor, o aparelho embolsa as informações da rede internet. Funcionando, as luzes piscam de acordo com envio e recebimento de informações. O produto trabalha em formato binário e não usa freqüências de rádio como são utilizadas por redes Wi-Fi, internet via rádio, celulares, entre outros.
Os computadores recebem um aparelho fotossensível capaz de captar impulsos luminosos e convertê-los novamente em informação. O caminho inverso é feito de maneira similar, lâmpadas localizadas no dispositivo ligado ao PC transmitem os dados novamente para a rede local. Uma lâmpada incandescente pisca cerca de 60 vezes por segundo e não se faz perceptível, o que o LVX faz é modular essa frequência para transmitir informações.
Para a prefeitura de St. Cloud, a adoção do sistema de US$ 10 mil é um investimento, já que o município pretende economizar com a conta de luz. Além de prover o acesso dos computadores à rede, as lâmpadas de LED garantem uma iluminação muito mais eficiente e consomem cerca de 36% da potência de um conjunto fluorescente.
Atualmente, a velocidade máxima do sistema gira em torno dos 3 Mb/s, mas seus criadores esperam aprimorar o conjunto. Outra vantagem do conjunto é que ele ajuda a desobstruir frequências de rádio, utilizadas por equipamentos Wi-Fi, telefones sem fio, TVs e telefonia celular. O LVX começa a ser comercializado nos próximos dias.
Fonte: http://tecnologia.terra.com.br
http://www.jacomparou.com.br/