CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Aptera – Um carro híbrido de 3 rodas

aptera1Se você gosta de um design excêntrico, principalmente se tratando de um carro que parece ter vindo de outra galáxia, eis o veículo ideal para satisfazer suas necessidades. Aptera é um carro de 3 rodas ecologicamente correto, pois além de poupar a emissão de poluentes na nossa tão sofrida atmosfera, você ainda ganha uma boa economia com relação a combustíveis. Vocè pode optar por 2 versões deste automóvel: A versão All-Eletrics do Aptera é ...

um carro elétrico movido 100% à base de uma bateria, podendo atingir uma velocidade de até 96 km/h e percorrer até 200 km com uma única carga, dependendo das condições da estrada. E para recarregar a bateria, basta conectá-lo em uma fonte de energia 110 Volts e em algumas horas você estará apto para percorrer outros 200 km com este veículo. Já a série Plug-In Electric Hybrid não é tão amigável com a natureza como a versão All-Eletrics, pois este roda um motor elétrico com auxílio de um motor de combustão para prolongar ainda mais a sua viagem. Mas mesmo sendo um carro movido a combustível fóssil (gasolina), ele possui um baixo número de emissão de poluentes, e também é super econômico, registrando 480 quilômetros com apenas um galão de gasolina!

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Fora este grande diferencial econômico e visual, o Aptera tem lugar para um motorista e mais 2 passageiros, e vem equipado com airbags nos 2 assentos frontais e um sistema avançado de computador de bordo, contando com a presença de: GPS, CD/MP3/DVD Player, câmera retrovisor, e um sistema completo de diagnóstico do carro.

Se este é o carro dos seus sonhos, saiba que o Aptera já está disponível para pré-vendas no seu site oficial por um valor de US$ 26.900,00 para a versão All-Eletrics e de US$ 29.900,00 para a versão Plug-In Electric Hybrid.

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Qualidades ambientais

 

2007 - Já se tem falado por aí bastante do Aptera, quase sempre para relevar as suas qualidades ambientais e as suas performances notáveis. E, na verdade, graças a uma motorização híbrida diesel-eléctrica, às sofisticadas linhas de baixo coeficiente de penetração aerodinâmica (0,11) e a um peso muito reduzido (386 Kg) proveniente da construção em materiais compósitos, o Aptera é tudo isso e muito mais.

O que é notável neste veículo é a sua pequena dimensão que o torna, mesmo assim, capaz de transportar três pessoas com todo o conforto e segurança de acordo com os mais elevados padrões da actualidade. Tudo isto, aliado às performances - consumo, velocidade, autonomia, etc. - fazem do Aptera um caso sério.

O preço inicialmente proposto - 20.000 USD - não foi possível ser mantido. Actualmente a versão híbrida vende-se por 29.000 USD. Ora precisamente um dos grandes trunfos deste veículo é possuir apenas 3 rodas e ser considerado em muitos países do mundo não um carro mas um triciclo, com todos os benefícios fiscais que daí resultam... Esta é, pois, a única qualidade que lhe falta.

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Como funciona o Aptera Hybrid

O que você acha de percorrer os Estados Unidos, da costa leste à costa oeste, com apenas um tanque de gasolina? Parece uma idéia maluca, certo? Desde que Nicholas August Otto desenvolveu o motor a gasolina na década de 1870 e Rudolph Diesel inventou o motor a diesel por volta de 1890, os veículos têm sido constantemente aprimorados tanto em termos de aparência como em desempenho.

Com a crescente preocupação sobre as possíveis conseqüências do aquecimento global, as nações e os governos estão começando a reagir. A União Européia continua a rever seus rigorosos padrões de emissão de poluentes e os carros ultra-compactos como o Smart Car, o MINI Cooper e o iQ Car (em inglês) atraem cada vez mais atenção devido às suas qualidades de economia e melhor aproveitamento do espaço interno. Ao mesmo tempo, o Presidente George W. Bush nos Estados Unidos, assinou, em 19 de dezembro de 2007, um programa energético que encoraja os fabricantes de veículos a construírem veículos mais econômicos e a aumentar a média de consumo da indústria para, no mínimo, 15 km/litro.

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Enquanto estes são pequenos avanços na direção de um objetivo maior, a Accelerated Composites (AC), uma empresa privada com apenas 15 funcionários com base em San Diego, Califórnia, pode dar um grande salto com o Aptera, um protótipo de três rodas para dois passageiros e uma criança que tem por objetivo alcançar incríveis 140 km com um litro de gasolina. A AC foi fundada em 2006 por Steve Fambro e Chris Anthony, dois empresários independentes com uma experiência que vai dos materiais compostos e biotecnologia à aerodinâmica e finanças.

A combinação dessas experiências levou ao Aptera, um veículo verdadeiramente único, que parece o cruzamento entre um golfinho e um helicóptero. Tecnicamente classificado como uma motocicleta, o veículo estará disponível somente para moradores da Califórnia quando começar a ser produzido. Se o Aptera tiver uma boa vendagem, a AC espera oferecer seu veículo para o mercado nacional e internacional.

O primeiro protótipo do Aptera alcançou 98 km/l, 83 km/l acima do padrão estabelecido pelo recente projeto energético do Presidente Bush. Agora, os pesquisadores têm ainda mais tempo para resolver alguns problemas e melhorar o desempenho do veículo: a AC espera que o Aptera esteja pronto para os californianos no fim de 2008.

Qual a velocidade do Aptera? Uma vez que, tecnicamente, o Aptera é uma motocicleta, quais são suas características de segurança?


Especificações do Aptera


Então como o Aptera consegue esse baixo consumo de gasolina? Vários aspectos do desenho lhe fornece uma alta eficiência em termos de consumo de combustível, mas a principal área de conhecimento da Accelerated Composites, como o próprio nome diz, é a de materiais compostos, ou compósitos. Você pode ouvir esse termo algumas vezes quando se fala em construção, mas o que é exatamente um compósito e como ele ajuda o Aptera?

Um material composto é fabricado com duas ou mais propriedades diferentes. Apesar de essas propriedades serem facilmente distinguíveis quando combinadas e não completamente fundidas, elas trabalham em conjunto para formar uma substância forte, leve e facilmente moldável. Os compósitos podem existir na natureza pura e simplesmente ou podem ser fabricados pelo homem. Um compósito natural, por exemplo, é algo simples como a madeira, que é feita de fortes fibras de celulose, unidas por uma substância leve e fraca chamada de lignina. O concreto, por outro lado, é feito combinando-se agregados (britas ou pedras) com cimento.

Os fabricantes de carros esporte usam compósitos de fibra de carbono para construir veículos leves, velozes e potentes como o Aston Martin Rapide e o Lamborghini Reventón. Aviões, carros, barcos e o isolamento de edifícios são fabricados com plástico reforçado com fibra de vidro devido à sua grande resistência. O Aptera usa seu próprio processo patenteado, chamado de "Panelized Automated Composite Construction (PAC2)" Construção Automatizada em Painéis de Compósito em sua carroceria, o que lhe confere um formato aerodinâmico único.

O Aptera foi inicialmente projetado para funcionar com um motor a diesel, mas foi difícil construir um motor pequeno o suficiente para se adequar aos testes de controle de emissão de poluentes da Califórnia. Em vez disso, o veículo estará disponível nas versões elétrico puro ou híbrido de tomada. A velocidade máxima do Aptera será superior a 150 km/h, mas provavelmente ficará limitada eletronicamente a 135 km/h. Veículos pequenos e de baixo peso não devem trafegar muito rápido, especialmente em rodovias, porque a resistência do ar os torna instáveis (se você jogar um avião de papel com muita força, terá uma idéia de como o ar pode facilmente alterar seu curso). O mesmo vale para veículos muito leves que trafegam em alta velocidade em rodovias.

Mas a limitação de velocidade não é o único dispositivo de segurança adotado pela AC no Aptera.

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Segurança do Aptera


O pessoal da Accelerated Composites leva a segurança muito a sério, uma sábia decisão já que o Aptera foi classificado como uma motocicleta de três rodas. Muitas pessoas têm restrições a esse tipo de motocicleta por conta da sua perigosa tendência para capotar. Quando experimentaram esse desenho no passado, os fabricantes normalmente usavam a configuração em delta, isto é, colocavam duas rodas na traseira e uma na dianteira. O problema com esta configuração é que ela guarda estreita relação com o que é chamado de vetor de velocidade. Qualquer objeto que se mova tem seu próprio vetor de velocidade. Este vetor num carro trafegando rumo norte numa rodovia pode ser descrito simplesmente como norte - pense numa linha imaginária apontando para frente a partir do bico do veículo. Se for feita uma curva para a esquerda, todavia, o vetor de velocidade muda, e se a mudança for para longe do entreeixos, ela pode levar uma configuração delta a capotar. Uma configuração em girino (peixinho) como a do Aptera - duas na frente e uma atrás - manterá o vetor de velocidade entre as duas rodas dianteiras, o que reduz significativamente a possibilidade de capotagem.

Além da posição das rodas o baixo centro de gravidade e o controle de traçãoincorporados ao Aptera, reduzem grandemente o risco de capotagem. Os carros de corrida, por exemplo, também têm centro de gravidade baixo porque o peso do carro precisa superar a força exercida sobre ele durante uma curva em alta velocidade. Os veículos utilitários esporte ou SUVs (em inglês), por outro lado, normalmente apresentam um centro de gravidade alto e tendem a capotar mais facilmente.

Os testes de impacto também foram bem sucedidos e o Aptera excedeu os requisitos mínimos de resistência em capotagens e impactos frontais. A gaiola de segurança na dianteira do veículo foi inspirada nos carros de corrida da Fórmula 1, que podem facilmente alcançar velocidades de 320 km/h.

A estrutura externa não é a única parte do Aptera que provê segurança. Como parte do que a Accelerated Composites chamou sistema de visão "Eyes Forward" (Visão Avante), uma tela de vídeo fica localizada na frente do motorista e oferece uma visão de 180 graus da traseira do veículo. Como se pode observar nas imagens acima, a visão traseira é limitada devido ao desenho da carroceria do Aptera. A tela de vídeo é necessária para garantir a segurança em condição de rodagem. Um sistema GPS localizado na parte central do console fornece segurança adicional, permitindo ao motorista saber qual rumo está seguindo.

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O Aptera é um modelo conceitual "dois mais um": dois adultos podem se instalar confortavelmente nos bancos do motorista e do passageiro e um terceiro banco (removível) para crianças está localizado na parte traseira. Ao remover o banco traseiro, há espaço suficiente para carregar mais de 15 sacolas de mercado. Se esse "dois mais um" quiser trafegar pela costa da Califórnia os passageiros têm que usar capacete? Mesmo sendo classificado como motocicleta, não é preciso usar capacete para dirigir o Aptera, nem obter carteira para dirigir motocicletas, pois ele é um veículo fechado. A classificação do Aptera apenas torna as coisas mais fáceis para os residentes da Califórnia, pois seus motoristas podem utilizar as faixas HOV (iniciais de alta ocupação de veículo, em inglês), exclusivas para veículos com mais de uma pessoa a bordo, mesmo quando apenas o motorista está no veículo.

 


Fonte: http://www.techzine.com.br/arquivo/
           http://obviousmag.org/
           http://carros.hsw.uol.com.br/aptera-hibrido.htm