CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Indústria prepara boom de 3D em TVs e computadores

tec3d2Se 2009 foi o ano da tecnologia de toque, 2010 parece destinado a ser o ano da tecnologia 3D. O recurso, que permite visão de imagens em três dimensões, é responsável por grandes sucessos do cinema deste ano - um bom exemplo é o filme Avatar - e deve ser incorporado por vários setores da indústria de eletrônicos. O fabricante de televisores LG Electronics planeja vender quase meio milhão de aparelhos de TV em 3D no ano que vem, impulsionado pela Copa do Mundo - primeiro evento esportivo a ser filmado tridimensionalmente, confirmou a Fifa.

Segundo a empresa, o plano é vender 400 mil TVs 3D em 2010 e 3,4 milhões em 2011. Laptops e videogames também estão sendo modificados para incorporar a tecnologia.O fabricante de computadores Acer já lançou o que chama de primeiro laptop com capacidade 3D.A empresa criou o efeito incluindo um filtro polarizador sobre a tela. Ele divide as imagens em canais separados.

tec3d3Em combinação com um par de óculos polarizadores (incluídos no pacote para quem compra o lap top) o dispositivo permite que o usuário veja as imagens da tela em 3D.Alguns críticos dizem que o recurso não passa de um truque de marketing mas o consenso entre especialistas é de que este será o primeiro de muitos lap tops em 3D. No ramo dos PCs, um software chamado TriDef 3D acrescenta uma terceira dimensão a videogames, DVDs e vídeos - com diferentes graus de sucesso.A empresa de computadores Microsoft está observando a evolução neste campo com interesse.Julie Larson-Green, vice-presidente do setor de Experiências do Usuário da empresa, acredita que a tecnologia vai ser importante na próxima década."Uma câmera 3D dentro de um computador vai oferecer uma nova maneira de interagir com o conteúdo. Ela vai permitir que pessoas trabalhem de acordo com regiões, organizando coisas com outras coisas que estão mais longe", disse Larson-Green.

 

 

 

Óculos Estilosos

 

tec3d5Videogames oferecem terreno fértil para a nova tecnologia e a Sony anunciou em novembro que tornaria todos os seus consoles PS3 compatíveis com ela, uma indicação de que os games 3D estão a caminho. Enquanto isso, a Microsoft continua a trabalhar em sua própria versão de um controle remoto de game chamado Project Natal, que usa uma câmera ótica e sensores 3D para ler movimentos do corpo e expressões faciais. Para que o conteúdo seja visto, óculos serão essenciais, mas provavelmente eles serão muito diferentes dos óculos de papelão usados na década de 1970. "Muito dinheiro foi investido em 3D e existe uma diferença grande entre os óculos de papelão dos anos 1970 e os RayBans em 3D", disse Jeremy Fennell, diretor de marketing da cadeia de eletrônicos britânica Dixons. Ele disse esperar que os estilosos óculos 3D estejam à venda na loja no final do ano que vem.

 

 

 

Patente

 

A Apple registrou recentemente uma patente indicando que a empresa está tentando criar seu próprio display em 3D, possivelmente como uma alternativa para o mouse e o teclado.

A patente fala de um "dispositivo eletrônico para oferecer um display que muda conforme a perspectiva do usuário".

O site MacRumours especulou que o fabricante do computador Mac planeja oferecer grande interatividade para usuários por meio de uma tecnologia conhecida como "head-tracking".

Por meio de uma câmera, o sistema seria capaz de detectar a posição de um usuário e ajustar o display em 3D para criar a ilusão de que um objeto na tela está fisicamente presente, disse o site.

Essas patentes não são incomuns. Em dezembro de 2008, a Apple registrou uma patente para um desktop 3D.

 

Televisão com tecnologia 3D deve chegar às lojas em 2010


30/09/09 - Panasonic exibiu TV de plasma com 50 polegadas nesta semana. Empresa não divulgou preço; novidade acompanha óculos especiais.

Você provavelmente já assistiu a filmes em 3D. Mas e quanto à sua série favorita de televisão? A Panasonic revelou no início desta semana um televisor de alta definição e 50 polegadas, com tela de plasma e capacidade 3D, acompanhado por óculos especiais que fazem com que as imagens pareçam sair da tela.
 
Em uma demonstração na sede da Panasonic, em Osaka, carros de Fórmula 1 pareciam correr entre os espectadores, e ginastas saltavam sobre o cavalo e faziam piruetas por uma passarela que parecia se estender em meio à audiência.

"Nós adotamos planos concretos para levar os primeiros aparelhos 3D às residências dos telespectadores. Eles não sairão decepcionados," disse Yoshiiku Miyata, o executivo encarregado de produtos audiovisuais na Panasonic.

Ele se recusou a comentar sobre a data exata de lançamento ou preço, afirmando que a empresa espera que os novos televisores estejam disponíveis nas lojas em 2010.

A tecnologia funciona porque ilude o cérebro a enxergar tridimensionalmente imagens que resultam do trabalho sincronizado entre os óculos e o televisor para gerar imagens em camada dupla e com velocidade duas vezes superior à de um televisor normal.

"Quando o televisor exibe a imagem esquerda, o obturador automático dos óculos bloqueia a vista direita, de modo que as pessoas podem ver apenas a imagem esquerda," explicou Keisuke Suetsugi, gerente de desenvolvimento de produtos audiovisuais de alta qualidade. "No momento seguinte, quando o televisor exibe a imagem direita, o obturador bloqueia a vista esquerda," acrescentou.

A empresa espera que o televisor de 50 polegadas, menor e mais adaptável ao uso caseiro, se torne uma escolha popular para home theaters, em comparação com o seu irmão maior, de 103 polegadas, lançado em outubro. O novo modelo será exibido na feira de tecnologia Ceatec Japan, entre 6 e 10 de outubro.

A Panasonic anunciou em agosto que formará parceria com a Twentieth Century Fox e Lightstorm Entertainment na produção de "Avatar," o novo filme do premiado diretor James Cameron, que estreia nos cinemas em dezembro. A maior rival do grupo, a Sony, anunciou no começo do mês que também pretende lançar televisores 3D em 2010.

 


Fonte: BBC Brasil
            Portal G1