CIÊNCIA E TECNOLOGIA

O Carro mais barato do mundo

tata-nano1A fabricante de automóveis indiana Tata Motors começou a vender nesta segunda-feira(23/03/09) o Nano, considerado o carro mais barato do mundo.  Ao preço de 100 mil rúpias (cerca de US$ 2.000 ou R$ 4.500), o Nano terá como público alvo, segundo o fabricante, cidadãos pobres dos países em desenvolvimento que não tinham condições de comprar um carro. Muitos analistas consideram que o novo carro poderá significar uma revolução para o transporte de milhões de indianos pobres, mas advertem que ele também deverá trazer mais congestionamentos e poluição. O automóvel mede três metros de comprimento, possui quatro portas e cinco lugares, mas não conta com acessórios hoje comuns em muitos modelos, como ar-condicionado, rádio, air-bag, janela eletrônica e direção hidráulica. Crise  - A montadora foi seriamente afetada pela crise que afeta a indústria automobilística em todo o mundo e, de acordo com analistas, as vendas do novo carro não devem ser suficientes para ajudar na recuperação das perdas registradas no último trimestre de 2008.

De acordo com Vaishali Jajoo, analista da consultoria Angel Broking, em Mumbai, mesmo que a companhia venda 250 mil modelos do carros por ano, os lucros contribuirão para aumentar apenas 3% da receita da montadora.

A crise financeira global acertou em cheio o poder de compra dos indianos, que adiaram seus planos de comprar novos carros diante das dificuldades em conseguir crédito no mercado.

O início das vendas acontece seis meses mais tarde do que o planejado, em meio a uma polêmica sobre o local de fabricação do Nano.

A fábrica teve de ser transferida para o Estado de Gujarat após protestos provocados pela cessão feita pelo governo de um terreno para a fábrica da Tata em outra região do país.

 

tata-nano2 tata-nano3

 

tata-nano5 tata-nano6

 


No Brasil custaria....R$ 14.000, 00


O carro lançado pela “Tata Motors“, batizado de “Nano” e considerado o “carro mais barato do mundo“, custaria aqui no Brasil cerca de R$ 14 mil caso fosse importado para o Brasil.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Veículos Automotores (Abeiva) o carro, que será vendido por US$ 2,5 mil (+ou- R$ 4,3 mil) na Índia até o final de 2008, qualculando preço de seguro, frete e impostos ao chegar no Brasil, seu valor seria triplicado em relação ao preço praticado na Índia.

De acordo com a Abeiva, seria acrecido cerca de US$ 200 (R$350) para custos com frete e seguro. Ao desembarcar no Brasil haveria uma alíquota de 35% a título de imposto de importação, aumentando o valor do carro para R$ 6,2 mil. O restante (R$ 7,7 mil) seriam devidos à aplicação de tributos (PIS, IPI, Cofins e ICMS).

Agora imaginem um carro que na Índia custa R$4,3 mil ao chegar no Brasil seu preço tem um acréscimo de três vezes ao seu valor de mercado no exterior, sendo mais de 50% (R$7,7 mil) do acréscimo graças aos impostos que vão direto para o governo, que ainda tem coragem de dizer que a CPMF vai causar um rombo nos cofres públicos e vai prejudicar a saúde.

 

Fonte: http://economia.uol.com.br/
            http://www.trankera.org/