CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Caixa Preta

preta1A Caixa preta é um aparelho utilizado em aviões que serve para registrar mensagens enviadas e recebidas à torre, condições do avião, conversas dentro da cabine, a variação da velocidade, a variação da aceleração, a variação da altitude e a variação da potência. A caixa-preta é um dispositivo que contém informações cruciais sobre o avião e sobre o vôo. Nela ficam gravadas as conversas entre os tripulantes da cabine e dados importantes como velocidade, aceleração, altitude e ajustes de potência, entre outros. Diferente do nome que possui, a caixa preta é de cor alaranjada florescente, essa cor serve para facilitar sua localização em casos de acidentes. Com cerca de 13 cm de altura, 22 cm de largura e 40 cm de comprimento, é feita ...

de aço inoxidável e titânio, sendo assim resiste a temperaturas que cheguem a 1.100ºC, por até uma hora, e na água resiste a uma profundidade de 6.000 metros onde a pressão é de aproximadamente 20.000 pés.  É composta por duas caixas do tamanho de uma caixa de sapato e são colocadas distante da cabine, na cauda.

O som ambiente das cabinas de comando e do sistema de áudio são gravados pelo "Gravador de Voz", ou CVR (de Cockpit Voice Recorder), e os dados de performance como velocidade, aceleração, altitude e ajustes de potência, entre tantos outros, é gravado em outro equipamento conhecido como "Gravador de Dados", ou FDR (de Flight Data Recorder). São, portanto, dois equipamentos distintos e independentes, mas ambos com uma inscrição eletrônica de tempo, que é fundamental para colimar ou superpor os eventos de voz com os eventos de performance.

São colocadas normalmente na cauda do avião e feitas de materiais muito resistentes, como aço inoxidável e titânio, capazes de suportar uma aceleração de 33 km/s², um impacto de 3.400G (1G= força de gravidade da Terra)

A caixa preta foi inventada pelo cientista australiano Dr. David Warren, em meados de 1950, quando ocorria uma série de desastres aéreos no país, mas foi apresentado ao público somente em 1957. A princípio consideraram a caixa preta como uma forma de extrema vigilância e uma forma de manchar a memória dos pilotos acidentados apresentando sua posição face a morte.

Em 1958, os ingleses e os norte-americanos se interessaram pelo aparelho do Dr. Warren e passaram a utilizá-lo em seus aviões. Hoje, seu uso é obrigatório.
Sistemas nos aviões

A incorporação destes sistemas nos aviões permitiu a melhoria da segurança nas viagens aéreas, já que foi possível assim detectar falhas que anteriormente davam origem a acidentes graves cuja causa não era possível ou muito difícil de determinar. Nos anos 50 era freqüente o acréscimo de novos equipamentos às aeronaves, e os pilotos Estadunidenses costumavam apelidá-los de caixas-pretas (another "black box" installed in our plane). E, de fato, os primeiros registradores de voz de cabina eram realmente pretos como todos os demais aviônicos. Logo se percebeu que, após um acidente, era bem mais fácil encontrar o equipamento entre os destroços se ele possuísse uma cor destacada. Hoje, eles geralmente apresentam uma cor laranja ou vermelho vivo, e têm um transmissor de Localização GPS para facilitar o trabalho das equipes de resgate.

 

preta2

Gravadores de fita compactos

A primeira caixa-preta foi idealizada por Adolf Hitler após a morte de seu amigo e ministro Fritz Todt, num acidente aéreo, em fevereiro de 1942. Desde então, todos os aviões importantes da força aérea alemã eram obrigados a ter instalado o dispositivo que gravava magneticamente as conversas dentro do avião, no entanto a invensão de seu primeiro protótipo é atribuida ao Dr. David Warren na Austrália em 1953 porque após a derrota alemã na Segunda Guerra o mecanismo ficou esquecido. Foi no final da década de quarenta que se desenvolveu um gravador que utilizava como meio armazenador uma fita de metal, que era, de forma inerente, muito mais resistente às chamas do que a fita plástica convencional . Desta forma, o equipamento com este tipo de fita se tornou mais apropriado para resistir à um acidente aeronáutico. Atualmente já se usam equipamentos baseados em bancos de chips em invólucro resistente à chamas e impactos com capacidade bem superior. Inicialmente as autoridades australianas duvidaram da utilidade do artefato e ainda houve uma feroz resistência ao seu uso por parte dos pilotos, que se sentiam sob vigilância e viam a possibilidade de ter sua memória manchada pelas sombras da imperícia ou - pior - o uso político das gravações pelos patrões. Mas em 1958, foi integrado a aviação britânica e estadunidense. Hoje, a "caixa-preta" é um instrumento de uso obrigatório e universal, e as autoridades aeronáuticas são unânimes quanto a sua utilidade e valor. Como resultado dos protestos dos pilotos e seus respectivos sindicatos em época imediatamente anterior à sua introdução, todos os equipamentos de Gravação de Voz ou CVR possuem um botão "Erase", ou apagador, que permite, somente após um pouso normal, apagar todo o conteúdo gravado pelo equipamento, impedindo assim um uso inapropriado ou anti-sigiloso de suas gravações.

 

Fonte: http://www.brasilescola.com/curiosidades/caixa-preta.htm
          http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/interna/0,,OI1767963-EI8404,00.html
          http://pt.wikipedia.org/wiki/Caixa_preta