CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Voe com o Jetman: Yves Rossy

jetman topo1Yves “Jetman” Rossy desenvolveu o seu primeiro protótipo de jetpack em 2006, que continua aperfeiçoando ao longo dos últimos nove anos e que hoje pesa cerca de 55kg, voa a 300km/h e possui autonomia de até 13 minutos no ar, ha 3000 metros. Além do passeio com seu parceiro pelo deserto de Dubai e por cima do Burj Khalifa – o edifício mais alto do mundo, com 828 metros de altura – o piloto suíço também já voou sozinho em diversos locais do planeta: Em volta do cume do Monte Fuji, no Japão, Dentro do Grand Canyon, nos EUA. Ao lado de um bombardeiro B17 no estado do Wiscosin, EUA, Sobre o Canal da Mancha, no Reino Unido, Ao lado dos Alpes Suíços, em formação com dois caças de combate, Sobre o Corcovado, no Rio de Janeiro.

 

 

jetamanbu1

jeteman 159

jetman215


Por Yeves Rossy e Stefan Von Bergen, projetista- Muitos dos testes são conduzidos enquanto Yves está pres a sua asa, porque o corpo de Yves é parte integrande da aeronave. Teste no túnel de vento:

jetamanbu2

jetamanbu3

A asa não tem controles de direção, flaps, orientador. Yves usa seu corpo para dirigir a asa. Ele vira, somente colocando sua cabeça de um lado para o outro e as vezes ele ajuda nisso com suas mãos, as vezes até mesmo com a perna. Ele tua como uma fuselagem humana, por assim dizer. E isso é bastante singular.

jetamanbu4

Quando ele arqueia suas costas, ele ganha altitude.

jetamanbu5

Quando pressiona seus ombros para frente, ele entra em mergulho.

jetamanbu6

jetamanbu7

A medida que ele se aproxima do chão, ele puxa alavancas para sinalizar, baixar a si mesmo devagar e então realizar uma aterrissagem legal.


Oxigênio

jetman 200


A 3000 metros, oxigênio não é problema. Um capacete completo, não ha problema em respirar.


O Equipamento

jetamanbu8

São quatro motores Breitling. Dois metros de envergadura, perfil ultra estável. Quatro motores pequenos, 22 quilos de propulção cada, turbinas que funcionam com querosene. Coreiras, paraquedas.

jetamanbu9

jetaman13

Os únicos instrumentos são altímetro, um altimetro sonoro e cronômetro. Oito minutos de combustível.

jetmanbu10

jetamanbu12

Dois paraquedas. Um paraquedas de resgate para a asa, para que possa ser consertada depois e para que não caia na cabeça de ninguém.

jetmanbu11

Aqui o item mais importante de segurança, a vida do piloto. A asa pode ser liberada quando o voo fica instavel ou há o rodopio.

MAIS IMAGENS

jetman 158

jetaman14

jetaman15

jetaman16

jetaman17

jetaman18

jetaman19

jetaman20

jetaman21

jetaman22

jetaman23

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/
         https://www.youtube.com/watch?v=x2sT9KoII_M