CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Novo Cristal absorve uma quantidade enorme de Oxigênio

oxiar2Cientistas dinamarqueses inventaram um material cristalino revolucionário que é capaz de absorver e armazenar o oxigênio em altas concentrações. Um balde de tal material pode sugar o oxigênio de um quarto, o que poderia dar adeus aos tanques pesados de oxigênio. Imagine se você pudesse se livrar do enorme tanque de oxigênio ao fazer um mergulho? Agora é possível com o novo cristal desenvolvido em uma Universidade do Sul da Dinamarca, com a ajuda da Universidade de Sydney, na Austrália. Alguns grãos microscópicos desse cristal são o suficiente para um gole de ar, mas um balde – ou 10 litros – pode sugar completamente o oxigênio de um quarto.

“No laboratório, vimos como esse material consumiu o oxigênio do ar em torno de nós”
Professor Christine McKenzie, que liderou o estudo, disse.

oxiar3

O material cristalino muda de cor quando absorve ou libera oxigênio. O cristal fica preto quando ele está saturado com oxigênio e rosa quando o oxigênio foi liberado novamente.

Quando coisas diferentes são expostas ao oxigênio, elas reagem de forma diferente – do vinho aos alimentos ou até os seres vivos, os fatores (pressão, temperatura, etc.), o tempo de exposição, estas variações podem alterar radicalmente as coisas. No entanto, o que você ganha com esta nova descoberta é uma forma de controlar o oxigênio sem reagir com ele.

oxiar4

“O material também é capaz de absorver e liberar oxigênio muitas vezes sem perder a capacidade. É como mergulhar uma esponja na água, espremendo a água de fora e repetir o processo várias vezes.”

Para liberar o oxigênio armazenado, tudo que precisa é aquecer o material, ou pressioná-lo. E essas são apenas as formas naturais ainda conhecidas. McKenzie e sua equipe estão procurando novas formas de liberar o oxigênio. “Estamos agora nos perguntando se a luz também pode ser usado como um gatilho para o material liberar oxigênio – isso abre perspectivas no crescente campo da fotossíntese artificial”, diz ela.

O que é mais surpreendente é o quão natural o processo de armazenar o oxigênio realmente é. O componente chave no novo material é o cobalto metálico. Possui uma qualidade natural de absorção e “dá ao novo material a estrutura molecular que lhe permite absorver o oxigênio ao seu redor.”

Isso pode ser útil para pacientes com problemas pulmonares que hoje precisam levar tanques de oxigênio pesados ??com eles. Como também para os mergulhadores poderem um dia deixar os tanques de oxigênio em casa.

Fonte: http://www.curioso.blog.br/