CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Primeiro hotel com funcionários robôs será inaugurado em Nagasaki

robohotel616/07/2015 - Um hotel com uma equipe completa de funcionários robôs pode ainda parecer coisa do futuro ou de filme de ficção científica para muita gente, mas já está se tornando realidade no Japão. Na sexta-feira (17) a companhia de resorts Huis Tem Bosch irá inaugurar o primeiro hotel do mundo que possui robôs para a realização de diversas tarefas no lugar dos humanos. Chamado de “Hen’na Hoteru” (Hotel estranho),o local foi construído na cidade de Sasebo, em Nagasaki e conta com a atuação de 80 robôs nas instalações. De acordo com a reportagem do jornal Sankei, publicada nesta quinta-feira, o hotel surpreende os hospedes desde a recepção até a entrada nos quartos. Para quem entra no local, à primeira vista é de três dinossauros robôs que ficam na recepção.

Leia também - Mamba Negra

O hospede pode fazer os procedimentos de registro de entrada facilmente através de uma tela touch. Logo em seguida, um robô de transportação aparece para carregar as malas até o quarto. Na entrada do quarto, um sistema de reconhecimento facial substitui as tradicionais chaves e cartões que ficam de posse do hospede.

robohotel7

Dentro da instalação, outra máquina, em formato de tulipa, conversa com o cliente e dá informações importantes, como a temperatura e o horário. Para quem sentir fome e quiser experimentar o serviço de quarto, a comida chega até o hospede através de um tipo de drone (pequena aeronave não tripulada). Para facilitar a locomoção dos robôs, o hotel possui uma série de rampas instaladas em sua estrutura interna.

robohotel1

Participação dos humanos Embora haja 80 máquinas instaladas pelo hotel, há também uma equipe de funcionários humanos, que são necessários para realizar tarefas que os robôs não conseguem.

robohotel2

Resolver questões dos hospedes, controlar as ações dos robôs e algumas tarefas como arrumar as camas, que ainda é difícil para as máquinas, ficam na responsabilidade de funcionários de carne e osso. De acordo com o presidente da Huis Tem Bosch, o plano agora é levar o hotel para outras localidades e utilizar alta tecnologia para construir locais ainda mais atrativos.

robohotel3

“Vamos, aos poucos, expandir o hotel dentro e fora do país e investir também em um parque temático que utilize a tecnologia de ponta mais avançada do mundo”, explicou em entrevista para o jornal. O hotel terá um custo de ¥9 mil de diária e 72 quartos disponíveis em um primeiro momento.

Leia também - O primeiro trem do mundo 100% movido a energia solar

robohotel4

robohotel5

De acordo com as informações da empresa, a companhia deve construir ainda novas instalações até março do próximo ano.

Fonte: http://www.alternativa.co.jp/