CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Japoneses criam proteína que faz árvores brilharem e futuramente podem substituir postes

arvo5027/09/2015, por Paulo Sakamoto - Uma equipe de pesquisadores do Japão desenvolveu proteínas que produzem luz visível a olho nu. O estudo foi publicado nesta terça-feira (24) na revista americana “Proceedings of the National Academy of Sciences”. As proteínas, chamadas de “nano lanternas”, podem ser usadas em pesquisas médicas e como uma alternativa à luz elétrica, disse a equipe de pesquisadores da Universidade de Osaka e do Instituto Rinken, que é ligado ao governo. Diferentemente ....

das proteínas brilhantes convencionais – que emitem um brilho fraco, visível apenas com a ajuda câmeras supersensíveis – as proteínas desenvolvidas pela equipe japonesa emitem luz forte o suficiente para serem vistas sem a necessidade de equipamentos especiais. “No futuro, esperamos criar árvores de rua que brilham para economizar energia com a iluminação pública.” disse Takeharu Nagai, vice-diretor do Instituto Universitário de Pesquisa científica.

As luzes poderão ser usadas em pesquisas médicas e para substituírem a eletricidade, conforme afirmado pela equipe de pesquisadores da Universidade de Osaka. Atualmente, já são usadas substâncias parecidas para visualizar melhor processos microscópios, como o funcionamento de células e tecidos. Contudo, essas proteínas brilhantes acendem somente quando entram em contato com a luz, o que poderia matar os organismos examinados. Como as novas proteínas acendem por conta própria, esse problema estaria solucionado. As proteínas brilhantes foram desenvolvidas combinando proteínas vindas de águas vivas e corais. Ao serem expostas a um tratamento químico, as proteínas emitem luzes 20 vezes mais forte do que a de proteínas brilhantes convencionais.


Fonte: http://www.ipcdigital.com/
         http://www.hypeness.com.br/