CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Biocinética

buici2013 - A tecnologia proporciona cada vez mais recursos para diagnósticos precoces na prevenção e no tratamento de lesões. Um bom exemplo disso são os testes de biocinética. A tecnologia proporciona cada vez mais recursos para diagnósticos precoces na prevenção e no tratamento de lesões. Um bom exemplo disso são os testes de biocinética. Um dos métodos mais modernos de avaliação é o da análise computadorizada dos padrões de movimento, chamado de análise cinemática ou também biocinética. Trata-se da captação dos movimentos e dos diferentes segmentos  ...

corporais através de sensores, o que permite reproduzir na tela do computador uma imagem fiel da execução de qualquer movimento ou gesto esportivo. O avaliado se torna um boneco virtual, e isso faz com que o especialista analise detalhadamente como cada parte do corpo se posiciona na execução de qualquer tipo de movimento. A análise detalhada dos movimentos permite diagnósticos precisos e de grande importância. Com a biocinética, é possível identificar desde a origem de um problema como, por exemplo, uma dor lombar decorrente de uma má postura, até a incorreção na execução de um gesto esportivo que prejudique o desempenho ou cause maior vulnerabilidade às lesões. Antigamente, esse tipo de tecnologia era praticamente restrito a laboratórios de pesquisa e centros de alto rendimento. Agora, porém, é um recurso oferecido a qualquer praticante de exercícios físicos, sendo essencial para prevenir lesões e melhorar o desempenho.


Avaliação biocinética


2016 - Para quem, e quem deve fazer?

A avaliação biocinética é útil a qualquer pessoa que realize atividades físicas ou fisioterapia para recuperar de alguma lesão ou quadro de dor. Desde praticantes de academia buscando melhor qualidade de vida, passando por atletas recreacionais e profissionais até idosos que visam menor risco de quedas.

O que muda na vida do atleta?

O atleta está sempre na “corda bamba”, treinando ao máximo para melhorar seu desempenho, exigindo bastante de seu corpo e, por conseguinte, do sistema músculo-esquelético. Logo, para reduzir o risco de lesões é necessário que o atleta esteja sempre mapeando objetivamente seus pontos fracos e treinando-os de forma pontual e personalizada, para não fazer um “tudão” e esse excesso se tornar potencialmente prejudicial.

E quem não atleta?

Quem não é atleta funciona da mesma maneira. Independentemente do nível de participação esportiva (amadora x profissional), o mais importante da Avaliação Biocinética é identificar se a capacidade física do paciente é compatível com sua demanda motora na atividade que pratica. Logo, quando realizamos exame com não-atletas, não somos tão rigorosos nos critérios de pontuação dos déficits motores como somos quando avaliação atletas de alto rendimento.

É possível tratar dores de coluna?

bioci2

Sim. Antes de tudo, é importante mapear que apesar de historicamente costumarmos dizer que as dores lombares e cervicais são causadas por uma hérnia de disco ou por uma desidratação do disco. No entanto, os estudos científicos dos últimos anos têm demonstrado que existe um grande número de pessoas que possuem essas alterações anatômicas, porém não possuem dor. Logo, cada vez mais a literatura científica tem demonstrado que outros fatores estão relacionados às dores na coluna. O exame biocinético pode contribuir com a identificação de déficits funcionais que estejam sobrecarregando a coluna e possibilitar que o terapeuta gere sua intervenção de forma objetiva. Principalmente em fases avançadas da reabilitação, nas quais o paciente está próximo ao retorno às suas atividades cotidianas e esportivas. Essas atividades geram uma demanda maior da coluna, sendo imprescindível que haja certeza que nosso paciente possui a capacidade muscular e articular de lidar com essas cargas.

Quem inventou esse teste?

Todos os testes que compõem a nossa avaliação são amplamente usados em pesquisas científicas no mundo todo há muitos anos. Porém, na Biocinética desenvolvemos um modelo próprio de selecionar os testes e dar os resultados, de forma a potencializar a capacidade de cada exame em dar um resultado objetivo para o profissional.

Quantas pessoas já foram beneficiadas?

E de que maneira o teste mudou a vida delas? Milhares de pessoas já usufruíram da nossa avaliação. O resultado da nossa avaliação permitiu que a atividade física e processo de reabilitação de cada indivíduo se torne mais inteligente, seguro e mais eficiente. Os treinos e as sessões de fisioterapias se tornaram mais objetivas possibilitando que o paciente possa atingir seus objetivos de forma mais rápida.

É um exame muito caro?

As pessoas quando escutam o nome biocinética o que imaginam? As pessoas quando escutam o nome Biocinética imaginam uma clínica de avaliação com equipamentos de última geração, a qual possui tecnologia importada que pode auxiliar os profissionais da saúde em seus planejamentos e desenvolvimentos. O valor do exame é justo se pensarmos o quanto custoso é o desdobramento de uma lesão, gastos com tratamento, exames, remédios, sem contar o quanto é desconfortável ficar sem atividade física e com dores. Além disso, para conseguirmos a precisão que temos em nosso exame, os equipamentos devem ser os mais avançados em termos de tecnologia, o que aumenta o custo de aquisição e manutenção do mesmo. Para permitir a realização dos exames por o maior número de pessoas possível, aceitamos diversas formas de pagamento com inúmeras facilidades que permitem a maioria das pessoas realizar e se beneficiar do exame.

O que você diria para quem está precisando emagrecer, quer começar a praticar atividade física, um esporte e tem medo de se lesionar. Quais são os primeiros passos?
Diria que no primeiro momento procure uma orientação médica para fazer um check-up clínico e investigar se a pessoa está apta ao começo em uma atividade física. Isso inclui o teste de esforço na esteira, exames cardiovasculares e clínicos. Seguindo a mesma ideia, indicamos também a avaliação Biocinética para mapear o sistema musculoesquelético e detectar os possíveis riscos de lesão para a atividade que ele está querendo ingressar. Após o aval do médico, nossa sugestão é que procure um profissional capacitado a ajudá-lo a alcançar seus objetivos de forma segura e eficiente. Com os resultados da Avaliação Biocinética é possível que o profissional identifique qual a capacidade do paciente de forma a prescrever exercícios que sejam seguros. 9- Se tiver faltando algo, conte ai para que eu possa colocar na matéria. Hoje a Biocinética desenvolve pesquisas com o objetivo de buscar novas informações e tecnologias de baixo custo que permitam ajudar as pessoas nas suas práticas físicas. E atualmente disponibilizamos o pagamento parcelado no cartão de crédito e temos parceria com equipes de corrida, o que pode ajudar uma grande quantidade de pessoas.


Fonte: www.educacaofisica.com.br
http://www.aratuonline.com.br/