CIÊNCIA E TECNOLOGIA

É um sabre de luz da vida real?

saluz1O Departamento de Segurança Interna tem como objetivo armar os agentes federais com uma arma tipo sabre-luz que emite um estroboscópio deslumbrante capaz de dominar criminosos, terroristas e até passageiros rebeldes de companhias aéreas. É o último esforço do governo para desenvolver uma arma não-letal - neste caso, um poderoso feixe de luz que temporariamente cega quem olha para ele. "A luz pode ser usada para fazer um cara mau virar ou fechar os olhos, dando às autoridades tempo suficiente para atacar o suspeito e aplicar as algemas, tudo ao mesmo tempo poupar as vidas de transeuntes, reféns ou passageiros de avião", de acordo com uma descrição do dispositivo da Divisão de ciência e tecnologia do Departamento de Segurança Interna.

O Gerente de Programa Gerald Kirwin diz que a Homeland Security investiu US $ 1 milhão para testes do diodo emissor de luz (diodo emissor de luz) Incapacitator. Ele está sendo desenvolvido por uma empresa de Torrance, na Califórnia, Intelligent Optical Systems, e será testado em voluntários no Instituto de Tecnologias de Defesa Não-Mortífera da Universidade Estadual da Pensilvânia este outono. Se tudo correr bem, o Departamento de Segurança Interna diz que "poderia estar nas mãos de milhares de policiais, agentes de fronteira e guardas nacionais" até 2010. Kirwin diz que também seria usado por marechais, agentes de patrulha fronteiriça, Administração de Segurança de Transporte e funcionários aduaneiros.

O dispositivo funciona temporariamente cegando e desorientando uma pessoa, diz Bob Lieberman, presidente da Intelligent Optical. Uma vez apontado para os olhos de alguém, uma série de pulsos de luz e cores podem ser acionados e os olhos do sujeito não podem se ajustar rapidamente o suficiente para ver.

"É como se alguém disparasse um flash em seu rosto a cada poucos segundos", diz Lieberman. "Devido aos comprimentos de onda e freqüências que usamos, há efeitos psicofísicos - uma desorientação real, a reação pode variar de vertigem a náusea".

É por isso que o The Register, uma publicação on-line irreverente que cobre a indústria de tecnologia da informação, apelidou de "puke-ray". O que o dispositivo de tamanho de lanterna não faz, no entanto, é usar lasers ou pessoas permanentemente cegas, diz Lieberman. Em 1995, os Estados Unidos assinaram um acordo das Nações Unidas que proibia armas cegantes.

"Estamos tomando muito cuidado para certificar-se de que as intensidades que estamos usando estão dentro do limite de segurança para os olhos", diz Lieberman. "Estamos fazendo testes supervisionados." Mas alguns grupos de imigração e direitos humanos dizem que ainda estão preocupados, particularmente com a idéia de que os dispositivos podem ser usados ??em imigrantes ilegais.

"Isso me dá uma pausa, especialmente no que diz respeito ao México. O México é um parceiro econômico muito importante nosso", diz Deborah Notkin, presidente da Associação Americana de Advogados de Imigração.

"Eu imagino que o México não estaria particularmente feliz com a gente usando um dispositivo que seria mais apropriado para criminosos, não apenas para pessoas que tentam atravessar a fronteira que estão procurando melhores oportunidades."

Peter Herby, chefe da divisão jurídica da unidade de armas de minas no Comitê Internacional da Cruz Vermelha em Genebra, diz que não está familiarizado com a nova arma da Homeland Security. Mas ele diz que muitas das mesmas questões são susceptíveis de surgir como com armas de cegueira mais perigosas, baseadas em laser - chamados de "deslumbrantes" porque eles cegam pessoas com luz intensa. Entre as questões: Se os dispositivos são produzidos em massa e bastante barato, eles são susceptíveis de serem vendidos no mercado negro.

"Uma vez que eles estão nas mãos de bandidos", pergunta Herby, "a polícia vai ter que usar um equipamento de proteção para evitar que eles sejam deslumbrados?"


Fonte: http://usatoday30.usatoday.com/