CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Tentsile – barraca suspensa

basus1Gosta de aventura no meio da selva? Então a Tentsile é perfeita para você! A barraca em formato de pirâmide invertida fica suspensa por cabos preso a árvores no meio da mata, garantindo assim maior segurança para os aventureiros, longe da umidade e de possíveis animais. As condições do solo para camping convencional pode limitar a sua escolha, mas essa historia pode mudar. Com as Tendas Tentsile como é chamada, a barraca parece uma casa na árvore. Suspensa no ar, uma rede de estilo, com os diferentes modelos podem acomodar 2, 3 a 4 pessoas ou 5-8 pessoas. O arquiteto e inventor inglês Alex Shirley-Smith queria que todo mundo pudesse ter a experiência de ficar pendurado em árvores.

Junto com o designer Kirk Kirchev, eles inventaram uma maneira das pessoas ficarem ainda mais juntas da natureza, a Tentsile, uma barraca de camping que pode ficar suspensa entre as árvores.

basus2

Segundo Alex, essa barraca resolve o problema de montar tendas de acampamento em superfícies rochosas, enlameadas ou desagradáveis por qualquer motivo, simplesmente pendurando-as nas árvores. Além de evitar condições bruscas, a tenda na árvore também evita criaturas terrestres, como insetos, cobras e outros bichos que podem ser perigosos. 

basus5

Ela também inclui uma estrutura que compreende uma armção dobrável de cintas com retardante de fogo, resistentes à água, feita de poliester e possui enchimentos de tecido. Nas pontas das laterais da barraca, sobra espaço para acomodar os pertences do aventureiro.

basus3

A barraca custa 600 dólares, o equivalente a cerca de R$ 1.500, e é vendida pela internet para todo o mundo. Segundo os inventores, para cada barraca vendida três árvores são plantadas. O equipamento é para duas pessoas, e aguenta até 400 kg suspensos. A orientação dos inventores é para que as barracas não sejam montadas a mais de 1,2 metro do chão para evitar acidentes. 

basus4

A Tentsile foi projetada em 2010, mas o primeiro modelo de produção foi lançado no início de 2013. Um detalhe interessante sobre essas barracas é que elas podem ser montadas no chão, se as pessoas preferirem ou se não houver árvores por perto.

Fonte: https://adsumusmataatlantica.wordpress.com
           http://www.trekkingrs.com/