CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Google da mais um passo para lançar o seu carro autônomo, competindo com Uber e Lyft

autogog115/01/2017 - O Google tem muitos carros "self-driving", mas até agora sem uso comercial para eles. Mas isso pode mudar se a gigante do Vale do Silício, conforme rumores, estiver desenvolvendo uma rede autõnoma de compartilhamento de viagens para competir com o UBER e LYFT. Recentemente, o Google apresentou um pedido de patente. A aplicação, notada primeiramente este mês pelo Web Site Patente Yogi, é para, mais eficientemente, determinar locais de coleta e destino para veículos autônomos. O Google diz que quer operar carros totalmente autônomos, onde os passageiros fornecem o local de saída, o de destino e o veículo manobra a partir dai.

Mas nem todos os locais são acessíves ou seguros para veículos autônomos, como zonas de construção ou pistas só para veículos de emrgência. O Goolge pretende abordar esse desafio no seu pedido de patente. Quando fornecido um local, o Google diz que um sistema de despacho centralizado forneceria um cojunto de locais carros, espera ou "drop-offs" seguros. Esses locais sugeridos podem incluir os fornecidos pelo usuário e locais próximos mais convenientes. Com tal, a tecnologia patentenada aumenta a "disponibilidade, segurança e utillidade dos serviços de veículos autônomos", dia o aplicativo do Google. O UBER também direciona os passageiros para locais mais conveniêntes, principalmente através de seu recurso de compartilhamento de cargas e outros produtos com foco no trânsito.

Esta não é a primeira patente apresntada pelo Google em realação aos seus esforços de auto-condução. No ano passado à empresa de tecnologia foi concedida uma patente para uma solução única paraminimizar lesões quando um carro auto-dirigido atingisse um pedestre. A patente descreve "uma camada adesiva colocada na exptremiade dianteira do veículo". A fota auto-dirigida do Google, operada soba sua marca Waymo, ainda esta em fase de testes. A empresa anunciou recentemente seus planos para implantar sua recém desenvolvida audo-condução Chrysler Pacifica (minivans) em Mountain View e Phoenix no final de janeiro.

Os rumores dizem que a Waymo e Chrysler lançará eventualmente seu próprio serviço autônomo de passeio e partilha, para competir com o UBER e de LYFT, possivelment usando o serviço de cartografia e dados de tráfego de Waze do Google. De fato, durante suas declarações, no Detroit Auto Show na semana passada, John Krafcik, CEO da Waymo, disse que a empresa estava de olho em uma série de produtos, incluindo, logística, transporte pessoal, etc. O Google planeja começar de forma pequena, implantando sua frota autônoma em áreas menores, como um campus universitário, bases militares, parques corporativos.

Google e UBER podem eventualmente estar em concorrência direta no mercado, mas, por enquanto, os dois gigantes do Vale do Silício estão encontrando novas maneiras de colaborar. Na semana passada, o Google anunciou que a versão mais recente do Google Maps no Android e no IOS premite que os usuários solicitem o UBER, sem deixar o aplicativo. Agora, todo o processo de solicitação ocorre diretamente no Google Maps.

Fonte: http://www.theverge.com/