Piscinas de Vidro

    pivi1Recentemente o Brasil ganhou a sua maior piscina feita de vidro. Localizada na avenida Berrini, uma das regiões mais valorizadas do País e novo polo econômico de São Paulo, a piscina tem uma lateral de vidro com 25 metros de comprimento. O resultado agregou sofisticação e exclusividade ao prédio residencial. Tendência e sucesso entre os resorts do Brasil, o projeto de uma piscina de vidro permite o melhor aproveitamento da topografia do terreno, deixando à vista partes da piscina que ficariam escondidas numa construção convencional. Responsável pela obra do edifício de alto padrão da Max Haus Berrini, a empresa T2G possui know-how em envidraçamentos especiais e projetos estruturais para vidro. Para Maurício Margaritelli, engenheiro e diretor executivo da T2G, é possível a construção de piscinas inteiramente feita em vidros, sempre considerando como prioridade a ...

    questão da segurança. “A espessura dos vidros depende da dimensão da peça e, principalmente, da profundidade da coluna d’água; ou seja, o quão profundo será o vidro na piscina. Já fizemos piscinas e aquários profissionais com alturas de até 3 metros de profundidade e largura de vidro único de 6 metros, com mais de 80 mm de espessura”, explica.

    Os vidros indicados para piscinas são os laminados múltiplos, que por serem compostos de várias camadas de vidro e material plástico altamente flexível, aderido fortemente ao vidro – são absolutamente seguros. Por meio de cálculos específicos, é obtida a espessura adequada com fator de segurança apropriado para a aplicação. Desta forma, numa eventual quebra da peça o sistema permanece estável.

    Os cuidados na instalação

    pivi2

    Tudo começa com o projeto. Mas a instalação da piscina de vidro também merece atenção e cuidados extras. As estruturas de concreto, por exemplo, assim como as ferragens que vão receber o vidro, precisam ser bem dimensionadas de acordo com a resistência adequada do concreto e do aço. Segundo Maurício, o quadro de aço inox onde vai ser instalado o vidro deve ter resistência suficiente para suportar a carga e garantir o plano e os selos. “Para trabalhar com água e garantir impermeabilidade é preciso pensar nos selos, que devem ser vários, no mínimo quatro linhas, pois temos que contar que um pode ou não cumprir plenamente com a sua função. Assim, trabalhamos com mais segurança. Usamos selos que curam à base da umidade, portanto podemos fazer aplicações até embaixo d’água que não temos problemas de adesão e cura”, garante.

    Na instalação, o importante é deixar tudo preparado antes da chegada do vidro. Os quadros devem ser de aço inox apropriado e devem estar nivelados e totalmente planos para apoiar o vidro sem gerar torção ou esforços não absorvidos pelo vidro. Caso contrário, isso pode ser uma causa de quebra do vidro após o carregamento (enchimento) da piscina. Durante o manuseio, o vidro deve ser apoiado pelas bordas com Ethylene propylene diene monomer( EPDM )ou algum material equivalente, com uma relação de apoio em função da espessura do vidro. Ou seja, vidros mais grossos precisam de mais apoio nas bordas.

    Outro cuidado especial é nunca instalar vidros com acabamento de bordas prejudicados por lascas ou microtrincas. A borda sempre deve estar perfeitamente polida e intacta. Planejamento e precaução na movimentação do vidro na obra nunca são demais; em alguns casos, os vidros chegam a pesar mais de uma tonelada por peça. Nestas situações, são utilizados equipamentos especiais e específicos.


    Piscinas de vidro: Conheça suas vantagens e método de construção

    pivi3


    2014 - Ter uma piscina em casa nos dias de hoje já é um sonho de consumo bem mais acessível, e que pode garantir momentos de lazer para toda família, principalmente nos dias mais quentes do verão. E um dos modelos de piscinas que vem tendo bastante procura no mercado é o de piscinas de vidro, que já vem sendo utilizadas a bastante tempo em apartamentos de luxo, e que agora ajudam a deixar a área de lazer das casas e apartamentos por todo mundo com um visual bem mais elegante.

    As piscinas de vidro

    pivi5

    A piscina de vidro é feita com uma estrutura de chapas de vidro bem reforçada, bem semelhante aos vidros de carros blindados, já que deve suportar um peso bem elevado, conforme seu comprimento e também as pessoas que forem utilizá-la. Ela pode ser feita apenas com algumas laterais de vidro, ou projetada por inteira em vidro, conforme o projeto escolhido durante sua elaboração. Já sua estrutura é feita de forma semelhante as piscinas convencionais, com bases de concreto, impermeabilização, drenagem e estruturas apropriadas para sua colocação em cada ambiente.

    Elaboração do projeto com piscina de vidro

    pivi10

    E para elaboração de seu projeto primeiro deve ser analisado todo local onde ela será colocada, bem como feitas as medidas necessárias para que ela seja bem resistente e segura aos moradores, e seu projeto deve ser feito por empresas especializadas, que vão realizar todas as etapas de construção e montagem da piscina de vidro visando sempre a segurança dos moradores, e com isso você poderá aproveitar sua piscina de forma muito melhor.

    Vantagens da piscina de vidro

    pivi12

    Ter uma piscina de vidro em casa trás uma série de vantagens, e a primeira delas é o visual decorativo diferenciado que ela vai agregar ao imóvel, principalmente quando a piscina possui bordas transparentes voltadas para outros cômodos da casa. Outra vantagem da piscina de vidro é quanto a sua iluminação, que pode ser feita com luzes de LED, e que vai garantir um ambiente de lazer bem gostoso todas as noites em sua casa ou apartamento.

    ISM Parinee OHM Tower, Mubai, Índia

    pivi7 pivi8

    As piscinas são localizadas nas sacadas dos apartamentos. As bordas das piscinas feitas de vidro funcionam como guarda-corpo. O edifício possui 30 andares e um design super moderno e ousado. Projetado por James Law Cybertecture Internacional.


    ÁGUAS ENVIDRAÇADAS

    pivi9


    “O uso do vidro em áreas de entretenimento é uma tendência crescente, que traduz a busca da luz natural para aumentar a sensação de liberdade e amplitude. O material confere sofisticação ao local, e a transparência não é apenas visual, mas também conceitual, pois remete a ambientes que não têm nada a esconder”, diz a coordenadora do curso de Design de Interiores da Universidade Anhembi Morumbi, Anna Rezende. E acrescenta recomendações práticas: “O mais indicado são vidros de controle solar, deixando entrar a iluminação natural e retendo o calor. O conforto térmico aumenta e o uso do ar condicionado diminui.”

    Os hóspedes do Hotel Praia Ipanema, no Rio de Janeiro, apreciam esse cenário onde foi empregado vidro laminado incolor de 20 mm como guarda-corpo em toda a extensão da cobertura, aliando beleza e segurança. “É imprescindível ter cuidado de como e onde serão instaladas as peças, com a espessura e dimensões corretas. Indispensável, também, o acompanhamento de um profissional gabaritado, que desenvolva um estudo com todos os cálculos necessários e use materiais de excelente qualidade”, afirma a especificadora técnica da PKO, Angelita Dei Gobbi. “Usufruir da leveza do vidro fascina os homens desde a antiguidade. Por ser um material que promove a integração, essa harmonia permite que o externo seja uma extensão do interno.”

    Para desfrutar de toda essa magia que o vidro transmite, engana-se quem pensa que se trata de uma exclusividade do setor de turismo, como nos hotéis Sheraton em São Paulo (SP) e Curitiba (PR). No projeto Marília, do arquiteto Aurélio Begliomini, o ambiente descontraído foi um pedido do cliente em um apartamento com espaços reduzidos. O visor lateral da piscina diminui o impacto da altura da parede e ao mesmo tempo permite a visão para o home theater e outros ambientes. O vidro utilizado é laminado com 9 cm de espessura, com caixilho de aço inox para emoldurar.

    pivi11

    No Espírito Santo, a professora dos cursos de Engenharia da Faculdade Pitágoras de Linhares, Roberta Ilha Lisboa, instalou vidro em duas residências, uma em Lagoa Nova e outra no Jardim Laguna, para explorar o cenário que separa a casa da área de lazer. “O vidro está cada vez mais presente e cabe aos profissionais estarem antenados com as possibilidades infinitas desse material contemporâneo e versátil”, afirma. Já na Bahia, a Caramelo Arquitetos especificou vidro laminado liso incolor 12 mm para emoldurar com elegância a borda infinita da piscina de uma residência ecológica em Salvador. “O vidro tende a ser cada vez mais utilizado, pelo fato de ser um material com propriedades intrínsecas à ação de agentes agressores, ter grande capacidade de resistência à abrasão e baixa necessidade de manutenção”, esclarece o presidente do escritório, Antonio Caramelo.

    Para o coordenador de Engenharia de Aplicação da Cebrace, Wagner Domingues, há diversas vantagens no uso de vidros em piscinas e tanques: em academias ajuda os treinadores a acompanhar o desempenho e os movimentos dos nadadores; na decoração apresenta uma grande contribuição estética; e em aquários e zoológicos permite observar o comportamento dos peixes e animais. “Os principais desafios estão relacionados ao dimensional da peça, visibilidade, sistema de fixação, estrutura preparada para suportar, sistemas de vedação, intercalante e processo de laminação.”

    Em Belo Horizonte (MG), a arquiteta Brunete Fraccaroli assina um grandioso projeto residencial: amplo, colorido, iluminado e bem distribuído, que abriga toda área social do condomínio, como a raia coberta, o bar, o hall de entrada e o fitness. “Um lugar agradável para quem busca tranquilidade, descanso ou a prática de esportes. Houve a preocupação com as cores para deixar o espaço descontraído”, conta. A iluminação natural ficou a cargo da grande estrutura em metal que sustenta a cobertura em vidro, filtrando a luz do dia e diluindo as nuances da paleta escolhida.

    Ainda em território mineiro, a arquiteta Germana Lara é responsável pelo estilo moderno do condomínio Aldeias do Lago, em Esmeraldas. Os vidros estão por toda parte: nas fachadas, na cobertura do hall social, em claraboias, guarda-corpos, sauna e área gourmet. A sauna envidraçada é um grande diferencial, pois, de lado, o fechamento permite a visualização da paisagem e, na frente, há um vidro em que a água chega dentro da sauna, permitindo aos usuários entrarem e saírem do ambiente pela própria piscina. “O arquiteto deve ser flexível e usar as demandas do cliente para se aperfeiçoar e não imprimir o próprio gosto pessoal, sem estar atento às aspirações do morador, que vivenciará o espaço no dia a dia.”

    No Sul brasileiro, os docentes da universidade Unopar estão acompanhando as tendências do setor. Fabricio Ronca implantou o vidro em uma casa de Rolândia (PR) para ganhar interação da área da varanda e churrasqueira com a piscina, paisagismo e deck. Wagner Donadio de Souza aplicou o material no gazebo da área de lazer de uma residência em Londrina, concebido como um paralelepípedo ocupando um espaço de 6 x 3 m em formato reto. Para a concepção foram utilizadas 10 placas de vidro 10 mm incolor 1,50 x 2,00 m, sobre estrutura de aço com pintura eletrostática branca, e película para conter os raios solares.

    “Cada vez mais vemos projetos usando os recursos de transparência, iluminação e automação em piscinas. A água sempre remete a situações lúdicas e dinâmicas, e o vidro possibilita a visualização total dos movimentos subaquáticos, o que é diversão garantida!”, ressalta a arquiteta Marí Aní Oglouyan, cujo escritório foi responsável pela elaboração de uma casa de vidro no Guarujá (SP). O conceito principal é a fluidez dos espaços, promovendo a convivência dos usuários. As grandes superfícies de vidros e vãos entre os pavimentos da residência aumentam a eficiência de iluminação e, também, de ventilação. As esquadrias proporcionaram um estilo de arquitetura funcional, contemporâneo e sem excessos. Os proprietários solicitaram a utilização de materiais duráveis e resistentes, como o alumínio com anodização inox nos caixilhos das esquadrias da Tecnofeal.

    Fonte: http://www.vidros.inf.br/
               http://44arquitetura.com.br/
               http://www.decorsalteado.com/
              http://www.vidroimpresso.com.br/

    Translate

    ptenfrdeitrues

     

     

     Ajude a manter o site no ar.

     

    Curta O Arquivo no FacebookCurta O ARQUIVO no Facebook

    O Arquivo

    Sobre  |  Fale Conosco