CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Mark Zuckerberg diz que wearables para leitura cerebral estão chegando, mas certas funções podem exigir dispositivos implantados

azuc110/10/2019 - Mark Zuckerberg disse na quinta-feira que deseja trabalhar na tecnologia vestível e implantável de controle cerebral, e a recente aquisição do Facebook dos laboratórios CTRL do Facebook foi um passo nessa direção. "O objetivo é, eventualmente, fazer com que você possa pensar em algo e controlar algo em realidade virtual ou aumentada", disse Zuckerberg, em conversa com o Dr. Joe DeRisi e o Dr. Steve Quake, do Chan Zuckerberg BioHub, Bay Area. centro de pesquisa baseado no apoio do CEO do Facebook e sua esposa, Priscilla Chan.

O Facebook concordou em adquirir o CTRL-Labs no mês passado por entre US $ 500 milhões e US $ 1 bilhão, tornando-se uma das maiores compras da rede social. A empresa está trabalhando em uma pulseira que permitirá às pessoas controlar dispositivos com base em sinais da medula espinhal. Após a conclusão do acordo, os laboratórios da CTRL se unirão ao Facebook Reality Labs, que está trabalhando para desenvolver óculos inteligentes de realidade aumentada.

Zuckerberg, DeRisi e Quake estavam conversando como parte da série de discussões do CEO do Facebook focada no futuro da tecnologia e da sociedade. Durante a conversa, eles abordaram os desafios e as vantagens do uso da tecnologia implantada para ler os neurônios de um ser humano. Quake disse que há riscos à saúde envolvidos com a tecnologia implantável, enquanto DeRisi destacou que os implantáveis ​​podem decodificar a fala interna em tempo real que pode ajudar pessoas com habilidades físicas ou de fala limitadas por um derrame, por exemplo.

"Esse tipo de informação detalhada em tempo real nunca foi possível a partir de leituras de superfície", disse DeRisi. "Você realmente tem que passar por baixo do crânio e tocar os neurônios."

Zuckerberg disse que as pessoas poderiam eventualmente usar dispositivos como a pulseira dos laboratórios CTRL para controlar as coisas com seus pensamentos, supondo que eles tenham neurônios motores. Mas aqueles com limitações físicas podem precisar de um dispositivo implantado para fazer o mesmo, disse ele.

Leia também - Fruta pode ajudar a reduzir custos dos painéis solares

"Eu tenho capacidade neural suficiente em meus neurônios motores para provavelmente controlar outra mão extra, é apenas uma questão de treinamento e então eles podem captar esses sinais do pulso", disse Zuckerberg. "Mas se a sua capacidade de traduzir coisas que estão acontecendo no seu cérebro em atividade motora é limitada, você precisa de algo implantado."

O Facebook trabalha em tecnologia de computação cerebral desde 2016 como parte da divisão Building 8 da empresa, que foi um laboratório skunkworks lançado para aumentar os esforços da empresa no desenvolvimento de produtos de hardware para consumidores. A empresa atualizou seus esforços de computação cerebral em julho, dizendo que a pesquisa realizada com a Universidade da Califórnia, em San Francisco, mostrou progresso, mas ainda estava a anos de comercialização.

Fonte: https://www.cnbc.com/