CIÊNCIA E TECNOLOGIA

A tecnologia do cérebro está aqui: esses aparelhos da CES 2020 contam com as suas ondas cerebrais para funcionar

tecser topo01/09/2020 - A tecnologia que usa ondas cerebrais para melhorar o sono, a ansiedade e a concentração estava em exibição em Las Vegas. A promessa futurista de dispositivos tecnológicos que usam ondas cerebrais para melhorar o sono, a ansiedade e a concentração - e até mesmo controlar as mãos protéticas - pode finalmente estar se concretizando, com uma série de novos produtos em exibição na CES 2020 em Las Vegas. A tecnologia cerebral tem um grande potencial para nos ajudar a entender e controlar nossas mentes a partir do conforto de nossas casas, mas a ciência ainda tem um longo caminho a percorrer.

Aqui estão alguns dos melhores produtos para tecnologia cerebral que vimos na CES 2020. Alguns desses produtos já estão no mercado, enquanto outros são apenas protótipos.

Mão protética BrainCo

tecser1

A mão protética com inteligência artificial da BrainCo trabalha com as ondas cerebrais e os sinais musculares de um amputado para intuir o movimento que eles querem fazer. Por meio de uma plataforma de software, o usuário treina a prótese usando esses sinais elétricos para realizar um número ilimitado de gestos, até mover dedos individuais - até tocando piano e escrevendo caligrafia. Isso significa que os amputados não precisam mais depender de movimentos pré-programados limitados e podem personalizar a prótese para seu próprio corpo, disse à CNET Max Newlon, presidente da BrainCo EUA.

Leia também - FLYBi, um drone que vem com óculos de realidade aumentada

A mão protética está aguardando a aprovação da FDA, mas a empresa planeja colocá-la no mercado até o final do ano, disse Newlon. Também custará entre US $ 10.000 e US $ 15.000 - significativamente menos do que outras opções robóticas, que podem chegar a US $ 60.000.

Urgonight

tecser2

O Urgonight é uma faixa de cabeça acolchoada que se conecta a um aplicativo para medir seu EEG e usa jogos para ensiná-lo a controlar as ondas cerebrais que afetam o sono. O dispositivo usa a terapia de neurofeedback para mostrar uma exibição em tempo real da atividade cerebral, com o objetivo de ensiná-lo a identificar e alterar comportamentos por meio de diferentes exercícios. Ele foi projetado para ser usado por 20 minutos por dia, três dias por semana.

O Urgonight deve trazer tecnologia que normalmente só estaria disponível em um laboratório do sono para o seu próprio quarto, disse à CNET Guirec Le Lous, CEO da empresa-mãe Urgotech. A faixa Urgonight estará disponível em junho e custará US $ 500 (cerca de £ 380 ou AU $ 720), de acordo com a empresa.

Alpha-Stim X

tecser3

O dispositivo Alpha-Stim da Electromedical Products International usa eletroterapia para enviar ondas elétricas ao seu cérebro para combater a dor, ansiedade, insônia e depressão sem medicação. O dispositivo está no mercado há quase 40 anos e possui vários estudos clínicos que comprovam sua eficácia. Atualmente, o dispositivo aprovado pela FDA está disponível apenas mediante receita médica, mas na CES a empresa lançou um novo protótipo chamado Alpha-Stim X. O dispositivo tem aproximadamente o tamanho de um smartphone que permite monitorar o uso e o progresso da eletroterapia e comparar dados com outros usuários anonimamente.

"Normaliza a atividade elétrica do cérebro", disse Daniel L. Kirsch, fundador da Electromedical Products International, à CNET. O Alpha-Stim X está planejado para ser lançado ainda este ano, acrescentou. O custo ainda não foi definido, mas os atuais dispositivos Alpha-Stim variam de US $ 800 a US $ 1.200 (£ 612 - £ 918 ou AU $ 1.167 - $ 1.750).

Leia também - Carro elétrico prepara uma ultrapassagem

NIRSIT Lite

tecser4

Na CES, a OBELAB apresentou sua primeira aplicação comercial do NIRSIT Lite, um sistema portátil de imagens cerebrais sem fio. Com o software desenvolvido ao lado de um dos maiores provedores de serviços de educação da Coréia, o NIRSIT Lite é uma faixa que os alunos podem usar para monitorar seu envolvimento e concentração ao realizar testes de aptidão, para fornecer aos pais e professores mais informações do que uma pontuação no teste.

"É portátil, sem fio e fácil de usar, especialmente se comparado aos sistemas funcionais de imagem cerebral como a ressonância magnética", disse à CNET Hanseok Yun, COO da OBELAB. "Acreditamos que a razão pela qual a função do cérebro humano não tenha sido descoberta até agora é por causa da falta de dados".

O NIRSIT Lite foi lançado na Coréia e pode se expandir para os EUA no futuro, disse Yun.

Muse S

tecser5

Anunciado na CES, o Muse S é um conjunto de bandanas e aplicativos que se autodenomina "seu assistente pessoal de meditação". A faixa para a cabeça é um dispositivo de meditação multisensor que fornece feedback em tempo real da atividade cerebral, freqüência cardíaca, respiração e movimentos do corpo para ajudá-lo a meditar com mais eficácia. A versão S também inclui meditações guiadas especificamente para dormir, além de paisagens sonoras responsivas para ajudá-lo a adormecer mais rapidamente.

"A meditação é uma habilidade incrivelmente importante que a maioria das pessoas não faz porque não sabe como fazê-lo", disse um representante da empresa na CES. "Nosso objetivo é ajudar as pessoas a resolver o problema de como meditar e o que está acontecendo em sua mente e quando estão fazendo certo."

FocusFit

tecser6

O FocusFit envolve uma faixa para a cabeça que usa a tecnologia de neurofeedback para medir suas ondas cerebrais e treinar sua mente para atingir o mais alto nível de foco durante um treino ou atividade atlética. E após o treino, a bandana ajuda a recuperar mais rapidamente através do neurofeedback associado à meditação guiada, o que reduz os níveis de inflamação e cortisol.

Outro produto da BrainCo, o FocusFit fez sua estréia para compra de consumidor na CES.

Leia também - UBER E NASA: Parceria para colocar taxis voadores até 2020

"As pessoas medem os resultados de condicionamento físico desde sempre - com que rapidez corri, quanto peso levantei, como estou indo na minha dieta", disse Newlon. "Mas a capacidade de ver se estou efetuando uma mudança no meu cérebro em tempo real tem um impacto em quase todo mundo imediatamente".

Você pode solicitar o FocusFit agora por US $ 500.

Fonte: https://www.cnet.com/