CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Não carregue seu celular em qualquer USB

ushac125/10/2016 - Carregar seu celular em qualquer USB pode trazer um grande risco para você, principalmente em lugares públicos. Mas com certeza algum dia você já precisou usar um USB alheio porque ficou sem bateria. O problema de segurança não está apenas com hackers que podem espionar você, mas vamos começar pelos problemas com a eletricidade que você usará, porque dependendo da voltagem de sua bateria e do lugar usado, isso pode afetar a vida útil do seu celular ou até mesmo danifica-lo na hora.

Mas claro, o problema mais grave é com os hackers que podem espionar seus arquivos pessoais, isso porque as entradas USB não são apenas para carregar aparelhos, como também são usadas principalmente para transferência de arquivos.

Os celulares menos protegidos são aqueles com sistema Android e que usam MTP (Media Transfer Protocol) para se conectarem. Mas claro que bloquear o celular enquanto carrega pode protege-lo de certa forma, mas dificilmente você vai parar de usa-lo enquanto estiver carregando. Um detalhe importe é que mesmo seu celular bloqueado ele ainda não está 100% seguro, sendo possível saber o nome do dispositivo, fabricante e número de série. Outro jeito mais avançado usado por hackers é com sistema de comandos chamados comandos-AT, que foram desenvolvidos há algumas décadas para viabilizar a comunicação com PCs modernos. Mais tarde, o conjunto foi incluído no padrão GSM. Hoje, o suporte existe em todos os smartphones.

Para você ter uma ideia, comandos básicos do AT permitem que o hacker acesse seu número de telefone e baixe os contatos armazenados no cartão SIM. O hacker também poderá fazer chamadas e instalar aplicativos, que no caso podem ser um malware, keylogger ou vírus. Tudo isso com celular bloqueado. Então tomem o máximo de cuidado onde carregam seu celular, e em último caso usem USB em lugares públicos.

Fonte: Kaspersky