CIÊNCIA E TECNOLOGIA

A tecnologia Wear-Tip Tip permite controle sem toque dos computadores

tocom112/02/2019 - O dispositivo Tip-Tap, visto aqui na forma de uma tatuagem eletrônica. Dado o quão importante é para os cirurgiões manterem a esterilidade na sala de operações, eles certamente não devem cutucar as telas sensíveis ao toque enquanto estão lá. Um novo dispositivo sem fio, no entanto, poderia permitir que eles navegassem em conteúdo digital, como diagramas de planejamento pré-operatório, sem tocar na tela. Sendo desenvolvido na Universidade de Waterloo, no Canadá, o protótipo é conhecido como Tip-Tap. Facilmente aplicado à superfície de luvas cirúrgicas descartáveis ​​- ou aplicado diretamente sobre a pele na forma de ...

uma "tatuagem eletrônica" - é composto de uma etiqueta RFID (identificação por radiofrequência) personalizada. A antena dessa etiqueta barata é dividida em duas tiras separadas, uma das quais está situada no polegar e a outra corre ao longo do dedo indicador.

Cada uma dessas tiras, por sua vez, contém uma linha de três fichas. Ao tocar as tiras do polegar e do dedo de diferentes maneiras, os usuários podem colocar qualquer chip em uma das tiras em contato com qualquer outro chip na outra. Dependendo dos dois chips em contato, um sinal elétrico diferente é produzido.

Leia também - Epidemia do Suor Inglês

Como outras etiquetas RFID, a usada no sistema Waterloo não requer bateria ou fonte de energia com fio. Em vez disso, sua antena é temporariamente ativada pelo sinal de rádio de um dispositivo leitor, como um tablet ou computador. Dessa forma, o Tip-Tap pode transmitir seus sinais elétricos para um dispositivo assim, onde são convertidos em diferentes comandos que controlam a exibição na tela.

"O que normalmente acontece agora com o pré-planejamento digital de operações é que um assistente é responsável por navegar no computador e se comunicar com o cirurgião, mas isso é lento e difícil", diz o professor Daniel Vogel. "Se o cirurgião tentar navegar por si próprio usando uma tela sensível ao toque ou um mouse, é problemático porque exigiria esterilização constante [...] A idéia é que se você montar o Tip-Tap em luvas cirúrgicas, os cirurgiões poderão navegar eles mesmos no computador de onde estão. , e isso não afetará as outras ações ".

Fonte: Universidade de Waterloo
           https://newatlas.com/