CIÊNCIA E TECNOLOGIA

O 'ser humano artificial' de Neon é um vislumbre assustador do futuro que ainda é (principalmente) ainda hype

artifihu1Por Samantha Murphy Kelly, 01/10/2020 - Acostumamo-nos a pedir a assistentes virtuais como Siri e Alexa para fazer pequenas tarefas e fornecer informações básicas. Mas se o CEO de uma startup apoiada pela Samsung conseguir o que deseja, "humanos artificiais" se tornarão seus professores, médicos, consultores financeiros e possivelmente seus amigos mais próximos É um conceito polarizador que se tornou o tópico mais comentado no show de tecnologia da CES em Las Vegas nesta semana.

Ao afastar a cortina da tecnologia existente, descobrimos que é principalmente um hype, mas ainda levanta questões sobre como essa tecnologia realmente funcionaria na vida real e se é um futuro que deveríamos desejar.

O Star Labs, um laboratório de inovação apoiado pela Samsung, exibiu suas formas de vida baseadas em IA chamadas Neons na CES em vídeos em TVs gigantes. Em escala humana, um é um instrutor de ioga que pode ajudá-lo a aperfeiçoar seu cão voltado para baixo; outra é uma âncora de notícias local que pode fornecer as notícias com base nos interesses do seu idioma preferido, enquanto um consultor financeiro Neon pode ajudar a organizar seu plano de aposentadoria.

Esses vídeos tentaram mostrar como alguém pode interagir ou até formar um relacionamento com avatares realistas no futuro. Mas em uma demonstração com apenas um Neon funcionando, a tecnologia hoje era instável e atormentada por atrasos. Suas emoções e expressões eram muito menos confiáveis ​​em tempo real e eram controladas pelo CEO da empresa, Pranav Mistry, por meio de um aplicativo nas proximidades. Os espectadores foram capazes de fazer perguntas, mas na maioria das vezes, as respostas erraram o alvo. Por exemplo, quando perguntada qual era seu gadget favorito na CES, ela respondeu: "Las Vegas".

Leia também - Dispositivo que coleta sangue sem agulha e sem dor está chegando ao mercado

Sua estréia na CES veio na esteira de um misterioso esforço de mídia social que antecedeu a conferência, provocando rumores e gerando rumores de que o próximo grande sucesso da IA ​​pode estar chegando. Mas logo após sua estréia, ficou claro que a especulação foi exagerada.

Mistry admite que a tecnologia ainda precisa de trabalho ("É apenas um bebê agora"), mas sua visão é de que "a espécie digital" esteja um dia em todo lugar - em seus aplicativos de bate-papo, casa ou loja favoritos. Em vez de pedir pelos botões do quiosque em um restaurante de fast food, você pode ter uma conversa natural com um humano de IA com aparência realista.
Se executadas adequadamente, as criações, abordadas por nomes como Frank e Hanna (em vez de algo como "Hey Google"), podem apresentar uma visão intrigante, mas desconfortável, do que as formas de vida de IA humanas podem significar para o nosso futuro.

"A retórica de marketing em torno dos Neons é bastante extrema no momento em que a IA gera muita confusão e ansiedade [com tópicos como] humanos substituindo máquinas, questões de ética da IA ​​e falsificações profundas", disse Thomas Husson, analista principal da Forrester Research. "Mas se eles conseguirem expressar emoções com sucesso, ajudariam a melhorar as interações entre consumidores e marcas e humanizariam mais amplamente a tecnologia".

É uma tarefa difícil para uma empresa que Mistry diz que só trabalha no Neon há quatro meses. Sua tecnologia principal, uma mistura de redes neurais comportamentais e algoritmos, tem limitações claras, mas Mistry disse que em breve será capaz de suportar conteúdo original, expressões, emoções, movimentos e, eventualmente, memória por conta própria.

artifihu2
Durante uma demonstração na CES, as emoções e expressões do Neon foram controladas pelo Mistry por meio de um aplicativo, não automático.

"No momento, o Neon não possui inteligência em si", disse ele. "Eles estão se comportando de maneira inteligente, mas não têm o conceito de aprendizado ou memória. [Eventualmente], ela lembrará que você gosta de pizza ou algo que está lendo."

Apesar do apoio da Samsung, o Neon não está relacionado a nenhum produto da Samsung ou a seus sistemas de voz Bixby. Um porta-voz do Star Labs disse à CNN Business que a Samsung sabia poucos detalhes sobre o conceito antes de sua estreia na CES.

Leia também - 10 mitos e verdades sobre o uso de drones

O Neon planeja lançar ainda este ano, mas ainda não conseguiu um modelo de negócios. Mistry disse que um serviço de assinatura é uma possibilidade e também está trabalhando para garantir parcerias comerciais.

A idéia de uma "espécie digital" é sem dúvida controversa. Grandes nomes da tecnologia, incluindo Elon Musk e Bill Gates, alertaram sobre o desenvolvimento de uma poderosa inteligência artificial. Gates chamou a IA de "promissora e perigosa". Essas preocupações geralmente giram em torno do que é conhecido como inteligência geral artificial, ou IA, que pode, na maioria das vezes, fazer as coisas que um ser humano pode fazer.

"Our future can come without compromising our privacy," Mistry said. "And that is what we are designing -- an architecture [that makes sure] any interaction between you and your Neon or you and any Neon, no one has, including me, as a CEO of this company, access to that information."

At this stage, a Neon remains a simulated human assistant that merely aims to give intelligent, human-like responses.
"But potential implications, such as if such an avatar was embodied into a humanoid robot or could have a true conversation with you, will generate more discussions about AI ethics and regulation," Thomas said.

"Como demonstrado por Neon, ainda estamos muito longe de uma solução AGI comercialmente pronta", disse o analista principal Lian Jye Su, da ABI Research. "Atualmente, as melhores IAs são estreitas [aquelas] que executam tarefas singulares muito bem, como a AI da câmera em nossos smartphones, a AI da câmera de inspeção de defeitos em uma linha de montagem e a AI de reconhecimento facial nos terminais de pagamento".

Segundo Su, devemos "sempre questionar a intenção e a lógica financeira por trás das tentativas de tornar realidade a inteligência geral artificial".

Outras empresas estão desenvolvendo IA que pode conversar melhor conosco, mas sem uma interface humana. Há dois anos, o Google exibiu o Duplex, que permite que a IA faça chamadas telefônicas humanas, enquanto a Microsoft está aumentando sua plataforma Cortana para responder cada vez mais.

Mistry disse que Neon está ciente das preocupações sobre o desenvolvimento de IA humana.

"Sempre existem aspectos positivos e negativos de qualquer tecnologia e como a usamos", disse ele. "Isso se aplica não apenas à IA, mas a qualquer tecnologia. Acreditamos que é nossa responsabilidade humana, e responsabilidade desta geração, que ... se [construirmos algo] hoje, queremos garantir que, desde o início, do nível da arquitetura , no nível do design, que não é usado incorretamente em um lugar errado ".

O conceito de Neon também chega em um momento em que empresas como Facebook (FB), Google (GOOG) e Amazon (AMZN) estão trabalhando para recuperar a confiança do consumidor após uma série de escândalos de compartilhamento de dados. Em 2019, a Amazon e a Apple foram criticadas por usar empresas terceirizadas para ouvir e transcrever solicitações de usuários feitas por meio de seus assistentes pessoais. Colocar uma IA humana em sua casa, que aprenda suas preferências por pizza, comportamentos ou finanças, levanta preocupações sobre onde as informações íntimas podem chegar.

"Nosso futuro pode chegar sem comprometer nossa privacidade", afirmou Mistry. "E é isso que estamos projetando - uma arquitetura [que garante] qualquer interação entre você e seu Neon ou você e qualquer Neon, ninguém tem, inclusive eu, como CEO da empresa, acesso a essas informações."

Nesse estágio, um Neon continua sendo um assistente humano simulado que apenas visa dar respostas inteligentes e semelhantes a humanos.

artifihu3

"Mas implicações potenciais, como se esse avatar fosse incorporado em um robô humanóide ou pudesse ter uma conversa verdadeira com você, gerarão mais discussões sobre a ética e a regulamentação da IA", disse Thomas.

Leia também - Robô humanóide Titan da Cyberstein

 

Fonte: https://edition.cnn.com