CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Quimerismo

quimer topoQuimerismo, ou quimerismo genético, é o nome que se dá a um animal que tem duas ou mais populações de células geneticamente distintas com origem em zigotos diferentes; se as diferentes células surgiram a partir do mesmo zigoto, é o chamado mosaico. O quimerismo é raro em seres humanos, há registro de apenas 40 casos. Quimeras são formadas a partir de quatro células-mãe (ou dois ovos fertilizados) ou de três células-mãe (um ovo fertilizado se funde com um ovo infértil ou um ovo fertilizado se funde com um espermatozoide extra). Cada população de células mantém o seu próprio caráter e o animal é uma mistura das correspondidas partes.

Em seres humanos

O quimerismo em humanos acontece quando dois óvulos fecundados se fundem antes do quarto dia de gestação, misturando as informações genéticas sem que o indivíduo sofra grandes mutações. Se a fusão entre os óvulos ocorrer após o quarto dia, eles produzirão gêmeos xifópagos (siameses). Dentro dos quatro dias de gestação, se os óvulos fecundados forem do mesmo sexo, o indivíduo nascerá perfeito. Se os óvulos forem de sexos diferentes, o indivíduo nascerá hermafrodita. Nos casos onde os óvulos eram do mesmo sexo, o indivíduo, que não apresenta nenhum tipo de deformidade, pode viver sua vida inteira sem se dar conta de sua característica incomum, talvez por isso haja tão poucos casos registrados.

Os casos de quimerismo genético tornaram-se mais evidentes após a utilização de testes de DNA. Indivíduos portadores de quimerismo, ao ter seu DNA comparado ao de filhos, pais e irmãos, mostraram resultados surpreendentes: Em um dos casos, uma mãe ao fazer um testes de paternidade em seus filhos, resultou, em um primeiro momento, que a mesma não poderia ser a mãe dos seus filhos; sem entender o resultado, os médicos estenderam o exame para os pais e irmãos dessa mãe. De acordo com o segundo exame, os pais da mãe eram realmente os avós, mas o DNA correspondente a parte da mãe era igual a de seu irmão. Dada a impossibilidade de dois homens terem um mesmo filho, percebeu-se que havia algo incomum com a mãe. Após vários testes de DNA, foi comprovado que a mãe era uma quimera genética.

Leia também - Chile produz tanta energia solar, que agora é de graça

Uma pessoa normalmente carrega 50% da informação genética da mãe e 50% da informação genética do pai; indivíduos que possuem quimerismo carregam 100% da informação genética de ambos e com informações genéticas diferentes em seu próprio corpo. No caso acima, a mulher possuía 100% do DNA de seu pai nos cabelos e nada do de sua mãe. Já em um amostra de pele, foi encontrado 100% do DNA da mãe e nenhum traço do DNA do pai. Os filhos dela são normais e carregam 50% do DNA do pai biológico, ou seja, o quimerismo não é hereditário podendo acontecer com qualquer par de óvulos fecundados.

 

O que é quimerismo, tipos e como identificar

 

O quimerismo é um tipo de alteração genética rara em que é observada a presença de dois materiais genéticos diferentes, o que pode ser natural, ocorrendo durante a gestação, por exemplo, ou ser devido à transplante de células tronco hematopoiética, em que as células do doador transplantadas são absorvidas pelo receptor, havendo a co-existência de células com perfis genéticos diferentes. É considerado quimerismo quando é verificada a presença de duas ou mais populações de células geneticamente distintas e com origem diferentes, diferentemente do que acontece no mosaicismo, em que apesar das populações de células serem geneticamente distintas, possuem a mesma origem. Conheça mais sobre o mosaicismo.

quimer1

Tipos de quimerismo

O quimerismo é pouco frequente entre as pessoas, podendo ser observado com mais facilidade em animais. No entanto é ainda possível que haja quimerismo entre as pessoas, sendo os principais tipos:

1. Quimerismo natural

O quimerismo natural acontece quando 2 ou mais embriões se fundem, formando um só. Assim, o bebê formado por 2 ou mais materiais genéticos diferentes.

2. Quimerismo artificial

Acontece quando a pessoa recebe transfusão de sangue ou transplante de medula óssea ou células tronco hematopoiéticas de outra pessoa, havendo absorção pelo organismo das células do doador. Essa situação era comum no passado, no entanto atualmente após transplantes a pessoa é seguida e realiza alguns tratamentos que evitam a absorção permanente das células do doador, além de garantir melhor aceitação do transplante pelo corpo.

3. Microquimerismo

Esse tipo de quimerismo acontece durante a gestação, em que a mulher absorve algumas células do feto ou o feto absorve células da mãe, resultando em dois diferentes materiais genéticos.

4. Quimerismo gêmeo

Esse tipo de quimerismo acontece quando durante a gestação de gêmeos, um dos fetos morre e o outro feto absorve algumas das suas células. Assim, o bebê que nasce possui o seu próprio material genético e o material genético do seu irmão.

Como identificar

O quimerismo pode ser identificado por meio de algumas características que a pessoa pode manifestar como áreas do corpo com mais ou menos pigmentação, olhos com cores diferentes, ocorrência de doenças autoimunes relacionadas com a pele ou com o sistema nervoso e intersexualidade, em que há variação das características sexuais e dos padrões cromossômicos, o que torna difícil a identificação da pessoa como pertencente ao gênero masculino ou feminino.

Além disso, o quimerismo é identificado por meio de exames que avaliam o material genético, o DNA, podendo ser verificada a presença de dois ou mais pares de DNA nas hemácias, por exemplo. Além disso, no caso de quimerismo após transplante de células tronco hematopoiéticas, é possível identificar essa alteração por meio de um exame genético que avalia os marcadores conhecidos como STRs, que são capazes de diferenciar as células do receptor e do doador.

Três casos raros

1 - Periquito Twinzy

quimer2

Esse periquito quimera ganhou repercussão ao ter sua foto publicada na redes sociais. A ave possui metade do corpo azul e a outra metade verde.

2 - Lagosta Hallooween

quimer3

Essa lagosta foi encontrada por um pescador em Massachusetts, nos EUA. Ela recebeu esse apelido por conta das cores do seu corpo, metade laranja e metade preto. O animal vive hoje no Aquário New England, em Boston

Leia também - Cimento “transparente” traz luz natural para ambientes fechados

3 - Gata Vênus

Por fim, a gatinha com quimerismo que ficou mais famosa na redes socias. Ela vive na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Seu pelo possui duas colorações diferentes, e seu rosto é dividido meio a meio entre o preto e o amarelo. Apesar da mutação genética, a gata chamou atenção pela sua beleza também.

 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/
           https://www.tuasaude.com/
           https://canaldopet.ig.com.br/