CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Tinta resfria superfícies e pode substituir ar condicionado

tintaresfria topo28/12/2020, por Natasha Olsen - Tinta criada por pesquisadores americanos pode reduzir o calor em construções e ajudar a combater aquecimento global. Engenheiros da Purdue University, nos Estados Unidos, criaram uma tinta branca capaz de resfriar superfícies em até 8°C, fazendo isso sem o suo de eletricidade. De acordo com os pesquisadores, a tinta poderia substituir o uso do ar condicionado ao deixar de absorver a energia e o calor provocado pelo sol. E sem o aquecimento provocado pelo sol na superfície das construções, não seria necessário ligar o equipamento para anter o interior resfriado.

“Pode parecer muito improvável que uma superfície em contato direto com a luz do sol tenha uma temperatura mais baixa do que a mostrada nos termômetros para determinada área, mas estamos mostrando que isso é possível”, explica Xiulin Ruan, professor de Engenharia Mecânica na Purdue University.

https://youtu.be/caFzYvYAUo4

Além de afastar o calor das superfícies, a tinta pode contribuir no combate ao aquecimento global já que ajuda a diminuir a absorção de calor na atmosfera. “Nós não estamos apenas transferindo o calor da superfície ara a atmosfera, mas afastando este aquecimento da nossa atmosfera”, garante outro pesquisador, o pós-doutorando do Instituto Massachusetts de Tecnologia, Xiangyu Li. A superfície da Terra pode se resfriar com o uso desta tecnologia se a tinta fosse aplicada em uma variedade de construções, incluindo coberturas de edifícios, carros, estradas e telhados em todo o planeta, defendem os cientistas.

Leia também - Qual é a importância dos anéis das árvores?

Em um artigo publicado pelo periódico Cell Reports Physical Science, os pesquisadores mostram que em comparação com uma tinta branca tradicional, a tinta criada na Purdue University mantêm a temperatura mais baixa em uma superfície com incidência de luz solar direta graças à reflexão dos raios ultravioleta.

tintaresfria2
Uma câmera infravermelha mostra que a tinta branca criada pelos engenheiros pode manter uma superfície mais fria do que a mesma área pintada com tinta convencional.

Algumas tintas disponíveis no mercado hoje prometem diminuir o calor nas superfícies, mas estes produtos refletem apenas de 80% a 90% da luz solar e não são capazes de fazer com que as temperaturas caiam mais do que a temperatura ambiente. Já a tinta desenvolvida pelos pesquisadores pode refletir até 95,5% da luz solar e é capaz de dispersas o calor infravermelho.

Para que esta tecnologia fosse desenvolvida foram necessários 6 anos de pesquisa e testes. Os cientistas analisaram mais de 100 combinações entre diferentes materiais, escolheram as 10 melhores alternativas e então testaram mais 50 outras variações para cada material. A combinação final tem em sua formula carbonato de cálcio, um componente abundante na superfície Terrestre e facilmente encontrado em rochas e conchas marinhas.

Com este componente, a tinta final tem os mesmos resultados estéticos que as tintas tradicionais, mas com a diferença de resfriar significativamente as superfícies pintadas. O carbonato de cálcio absorve quase todos os raios ultravioletas por conta de sua estrutura atômica e também tem uma variedade de partículas com diferentes tamanhos o que faz com que a tinta se espalhe bem em superfícies com diferentes texturas.

De acordo com os engenheiros, a produção da tinta é mais barata do que a fabricação das tintas comerciais e seu uso se torna ainda mais econômico ao poupar o uso do ar condicionado – e da energia elétrica necessária para o equipamento.

Leia também - Internet: a sombra de um grande retrocesso

“Esta tinta praticamente substitui o ar condicionado ao refletir os raios solares e diminuir o calor absorvido pelo interior das construções”, afirma Joseph Peoples, doutorando em Engenharia Mecânica na Purdue University e um dos autores do estudo.

Ao diminuir o uso do ar condicionado, a tinta também ajuda a evitar o consume de energia elétrica e consequentemente de recursos naturais. De acordo com Joseph Peoples, ainda estão sendo realizados estudos para mensurar todos os benefícios da tecnologia. A fórmula original foi patenteada e agora os pesquisadores estão trabalhando em desenvolver outras cores para a tinta, com os mesmo benefícios da tinta branca que eles criaram.

tinta, resfria, superfícies, ar condicionado, pesquisadores, aquecimento global, eletricidade, temperatura, termômetros, mecânica, combate, calor, atmosfera, artigo, pesquisadores, material, texturas, energia elétrica

Fonte: https://ciclovivo.com.br/