CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Google confirma avanço da 'supremacia quântica'

quantuca1John Porter, 23/10/2019 - O Google anunciou oficialmente que alcançou a supremacia quântica em um novo artigo publicado na revista científica Nature. O anúncio ocorre exatamente um mês após o vazamento inicial, quando o artigo do Google foi acidentalmente publicado cedo. Agora, no entanto, é oficial, o que significa que todos os detalhes da pesquisa são públicos e a comunidade científica em geral pode examinar completamente o que o Google diz que foi alcançado.

O Google diz que seu processador Sycamore de 54 qubit foi capaz de realizar um cálculo em 200 segundos que levaria 10.000 anos ao supercomputador mais poderoso do mundo. Isso significaria que o cálculo, que envolvia números aleatórios gerados, é essencialmente impossível em um computador tradicional, não quântico.

Não é de surpreender que a IBM, empresa que opera o supercomputador que o Google alega ter vencido, e uma importante concorrente quântica de computadores, esteja contestando as alegações do Google. Em um post publicado preventivamente na segunda-feira, a empresa disse que a mesma tarefa poderia ser executada em um sistema clássico em apenas 2,5 dias, em vez dos 10.000 anos que o Google está reivindicando.

Leia também - Conselhos sobre como não se tornar uma vítima de crimes pela internet

A IBM diz que o Google "falhou em explicar totalmente o amplo armazenamento em disco" ao estimar quanto tempo o supercomputador tradicional levaria para realizar o cálculo. Apesar das tentativas da IBM de subestimar a conquista do Google, muitos membros da comunidade de pesquisadores deram boas-vindas à notícia, com cientistas citados pelo The New York Times comparando o avanço do Google ao primeiro vôo de avião dos irmãos Wright em 1903. Ainda podemos levar anos para ter computadores quânticos que são úteis para tarefas práticas, mas as descobertas do Google podem finalmente ter fornecido provas de que esse futuro é possível em primeiro lugar.

Fonte: https://www.theverge.com/