CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Lâmpada fabricada com algas dispensa eletricidade e diminui a quantidade de CO2 no ar

lampal1Por Ademilson Ramos, 25/03/2021 - O bioquímico francês Pierre Calleja projetou uma lâmpada fascinante feita de algas que poderia iluminar ruas e parques de estacionamento, e diminuir a quantidade de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Ela é alimentada exclusivamente por um tubo cheio de algas verdes de incandescência e não precisa de energia elétrica. A lâmpada usa a energia criada pelo próprio processo de fotossíntese das algas que captam o CO2 do ar para a produção de oxigênio e amido, que ficam armazenados na bateria. Dessa forma, quando é transportado para áreas de pouca luz, ele pode brilhar sem a necessidade ...

de qualquer fonte de alimentação externa. Uma única lâmpada poderia absorver cerca de uma tonelada de carbono do ar em apenas um ano – a mesma quantidade que 150 ou 200 árvores. Se essa lâmpada entrar em produção em massa, poderá ser a solução para controlar o aquecimento global e assim melhorar a vida de todos. Além da lâmpada a equipe da FermentAlg já está usando microalgas para todos os tipos de aplicações, a partir de uma fonte sustentável de Omega 3 e para cosméticos naturais. Eles até descobriram como aproveitar algas como fonte de biocombustível.

Leia também - Transfusão de sangue jovem pode ser o caminho para a juventude eterna

Como funciona

lampal2

(Engenheironaweb) O processo acontece dentro de um tubo cheio de algas, que realizam a fotossíntese naturalmente, produzindo luminosidade. O CO2 da reação vem do ambiente exterior. Calleja garante que uma lâmpada sozinha é capaz de absorver anualmente, em média, uma tonelada de carbono, que equivale à quantidade capturada por 150 a 200 árvores.Funciona sem qualquer tipo de eletricidade, alimentada exclusivamente por um tubo cheio de algas verdes de incandescência e não precisa de qualquer outro tipo de energia elétrica. O que faz a alimentação de energia é o próprio processo de fotossíntese das algas. Enquanto elas absorvem o CO2 do ar para a produção de oxigênio e amido, que ficam armazenados na bateria. Quando é transportado para áreas de pouca luz, ele pode brilhar sem a necessidade de qualquer fonte de alimentação externa.

Colocando a lâmpada ao ar livre à luz do dia, as algas usam a luz solar para sintetizar alimentos a partir de CO2 e água. Um sensor de luz monitora a intensidade da luz, permitindo apenas a retirada de elétrons quando o nível de lux ultrapassa o limite – evitando a desnutrição de algas. Em seguida, a energia é armazenada em uma bateria pronta para ser acionada durante as horas de escuridão. A microalga da lâmpada também absorve até uma tonelada de CO2 por ano. É a mesma quantidade que 150 árvores. Se essas lâmpadas fossem produzidas em larga escala, poderiam contribuir bastante para combater a mudança climática e reduzir a poluição do ar.

lampal3

Por isso, Pierre Calleja vê grandes coisas nas microalgas – plantas microscópicas de uma única célula com potencial para limpar o ar, impulsionar automóveis e iluminar as ruas da cidade. “Os efeitos sobre o CO2 seriam enormes – mais poderosos do que as florestas”, disse Calleja em uma entrevista em vídeo. Se eles realmente funcionarem, é claro.

Outras opiniões

lampal4

Leia também - Lockdowns podem não ter nenhum benefício claro em comparação com outras medidas voluntárias, mostra um estudo internacional

Alguns comentaristas online levantaram dúvidas sobre a praticidade e a ciência da proposta uma lâmpada movida a alga. Mas outros pesquisadores conseguiram gerar eletricidade – embora em pequenas quantidades – a partir de algas. Os cientistas de Stanford desenvolveram um nanoeletrodo feito de ouro, especialmente projetado para sondar o interior das células. Eles gentilmente o empurraram através das membranas das células de algas e, a partir das células fotossintetizantes, o eletrodo coletou elétrons que haviam sido energizados pela luz e os pesquisadores geraram uma minúscula corrente elétrica. Mas não espere usinas de algas tão cedo já que os pesquisadores coletam quantidades de eletricidade tão pequenas que precisariam de um trilhão de células fotossintetizando por uma hora apenas para igualar a quantidade de energia armazenada em uma bateria AA.

Fonte: https://engenhariae.com.br/
           https://engenheironaweb.com/