CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Homem de Altamura

homalta1O Homem de Altamura é um fóssil do gênero Homo descoberto em 1993 em um karst na Caverna de Lamalunga, perto da cidade de Altamura, Itália. Notavelmente bem preservado, mas embutido em estalagmites e coberto por uma espessa camada de calcita, o achado foi deixado in loco, a fim de evitar danos. A pesquisa durante os vinte anos seguintes baseou-se principalmente nas observações documentadas no local.

Consequentemente, os especialistas permaneceram relutantes em concordar com uma idade conclusiva nem houve consenso sobre as espécies a que pertencia. Somente depois que um fragmento da escápula direita (omoplata) foi recuperado foi possível produzir uma datação precisa do indivíduo, uma análise e diagnóstico de suas características morfológicas, e uma caracterização paleogenética preliminar. Em um artigo publicado em 2015 no Journal of Human Evolution, foi anunciado que o fóssil era um Neandertal, e a datação do calcita revelou que os ossos têm entre 128.000 e 187.000 anos de idade. O Homem de Altamura é um dos esqueletos paleolíticos mais completos já descobertos na Europa como "até mesmo os ossos dentro do nariz ainda estão lá" e a partir de 2016 representa a amostra mais antiga do DNA neandertal a ter sido sequenciada com sucesso.

 

Como era a aparêcia do homem ha mais de 130 mil anos?

homalta2

02/11/2017 - Uma ossada intacta foi encontrada em meio a uma pilha de ossos em uma caverna na cidade de Altamura, na Itália, em 1993. Depois de quase 20 anos de pesquisas, uma equipe de cientistas anunciou a descoberta: aquele era o DNA do neandertal mais antigo de que se tem notícia, com idade entre 130 mil e 170 mil anos. Agora, ele ganhou um modelo em tamanho real com tudo a que tem direito: barba, cabelo e bigode. Através dele, é possível perceber como o Homem de Altamura possuía corpo curto, testa saliente, crânio alongado e nariz protuberante. Um dos responsáveis pelo projeto, David Caramelli, professor de Antropologia da Universidade de Florença, contou ao Discovery News que está muito empolgado com o resultado: “Para mim, ele está lindo”.

Para criar o modelo hiper-realista, os pesquisadores Caramelli e Giorgio Manzi, professor de Paleoantropologia e Ecologia Humana da Universidade Sapienza de Roma, utilizaram fotogrametria e varredura a laser do esqueleto combinado com dados da análise de DNA. O projeto possibilitou novas observações sobre a evolução humana: “O modelo mostra traços arcaicos, tornando o homem Altamura uma espécie de ponte morfológica entre as espécies humanas anteriores, como Homo heidelbergensis e os neandertais”, disse Manzi.

Os pesquisadores acreditam que o hominídeo tenha caído em um poço, permanecendo preso até morrer por falta de comida e água. Como ele foi coberto por gotas de calcário, acabou ficando preservado por milênios até ser encontrado.

 

O Homem de Altamura era Neandertal

 

22/04/2015 - Finalmente o exame do DNA do Homem de Altamura foi divulgado. O Homem de Altamura é um esqueleto de um adulto masculino, parcialmente fossilizado, imerso em rochas calcárias em uma cavidade cárstica (foto). A descoberta foi feita em 1993 na caverna de Lamalunga, próxima a cidade de Altamura, no sul da Itália. Desde a descoberta pairava grande incerteza sobre a origem do homem fossilizado, que era tido por muitos antropólogos, como um homem moderno. No entanto os resultados do DNA extraído de ossos do ombro e as datações de U/Th contam uma história diferente.

Os resultados mostram que o Homem de Altamura é um Neandertal, que a 150.000 anos aproximadamente, caiu em uma fenda onde ficou preso até a morte por inanição. Os exames de DNA, de Neandertais como o Homem de Altamura estão auxiliando os cientistas a compreender a evolução do Neandertal. Sabe-se que eles coexistiram e cruzaram com os homens modernos, que ainda tem 2% de sua carga genética. Estes estudos indicam que o Homem de Altamura era mais suscetível a doenças como a diabetes tipo 2. Tudo leva a crer que os Neandertais devem ter sido extintos pela sua menor resistência a doenças como febre tifoide, hepatite, tuberculose e até o resfriado.

 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/
           https://www.megacurioso.com.br/
           Dailymail