CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Programação preditiva: quem controla o futuro?

pogpredi topoMuitas vezes ao ler um livro, assistir à um filme ou programa de televisão, au té mesmo em imagens, você percebe eventos que realmente acabam acontecendo no mundo real. Uma simples coincidência? Não mesmo! Isso não existe. Esse fenômeno é conhecido como Programação Preditiva. O que é programação preditiva? A programação preditiva é geralmente considerada, por alguns, como uma ferramenta das elites ou dos chamados Senhores do Mundo (Controladores).

Quem quer que sejam, muitos acreditam que polvilham nossa cultura popular com referências sutis (e não tão sutis) a eventos futuros, a fim de nos fazer aceitá-los sem questionar. Essa programação preditiva chega de forma inocente em desenhos animados, programas de TV, filmes populares, música, histórias em quadrinhos e propagandas. Muitas vezes envolvem tragédias horríveis, como o "atentado" ao World Trade Center em 11 de setembro de 2001.

Existem algumas explicações para a programação preditiva:

Sinais para outras pessoas - as instâncias de programação preditiva são, na verdade, mensagens para determinados Controladores, sinalizando que é hora de realizar um evento específico.
Hipnose - é usado para programar ou hipnotizar a população em geral para aceitar eventos futuros.
Manifestação - é usado para manipular a consciência das pessoas à nível global para atingir resultados desejados.


Exemplos de programação preditiva

Os Simpsons

pogpredi1

Os exemplos mais conhecidos de programação preditiva vêm de Os Simpsons. A mais assustadora, é claro, envolve Lisa Simpson segurando uma brochura que diz "Nova York $ 9" no episódio The City of New York vs. Homer Simpson. As duas torres do World Trade Center no fundo da brochura fazem parecer assustadoramente o número 911. O episódio foi ao ar em 21 de setembro de 1997.

Family Guy

pogpredi2

Family Guy também exibiu a programação preditiva. O mais proeminente é o episódio Turban Cowboy, que foi ao ar em 17 de março de 2013. Nele, há uma "mordaça cortante" durante a qual Peter Griffin dirige sobre os corredores da Maratona de Boston. Quase um mês depois, em 15 de abril de 2013, o atentado à Maratona de Boston ocorreria.

The Lone Gunmen

pogpredi3

O episódio piloto da série de televisão de curta duração The Lone Gunmen, criada por Chris Carter (de Arquivo-X), foi ao ar em 4 de março de 2001. Trata-se de uma conspiração do governo para levar um jato comercial ao World Trade Center. Para outra “previsão” muito sutil do 11 de setembro, veja os créditos iniciais de uma minissérie chamada The 10th Kingdom (O 10º Reino), que foi ao ar em fevereiro de 2000. Ela mostra a cidade de Nova York se transformando em um mundo de contos de fadas e, se você observar de perto, na abertura, você pode ver as torres do WTC afundando verticalmente aos 0:52.

Futility, or the Wreck of the Titan (1898)

pogpredi4

Publicado em 1898, este livro conta a história de um transatlântico chamado Titan, que atinge um iceberg no Atlântico Norte e afunda. Em 15 de abril de 1912, 14 anos depois, o RMS Titanic sofreria um destino estranhamente semelhante (para não dizer idêntico). Além do mais, muitas das descrições do navio em Futility se assemelham ao Titanic: ambas foram descritas como "inafundáveis", ambas carregavam menos botes salva-vidas do que deveriam e eram de tamanho semelhante.

Visionários da ficção científica

startrek5

Muitas vezes percebemos que a ficção científica é preditiva. As obras de Julho Verne, 2001: Stanley Kubrick's: Uma Odisséia no Espaço e Star Trek, de Gene Roddenberry, são exemplos simples de obras que previam tecnologias e avanços científicos que agora possuímos.

Para concluir

A programação preditiva é real? Nossa mídia é manipulada para nos hipnotizar e nos fazer aceitar uma realidade fabricada? Ou seria uma forma de imputar em nossas mentes os desejos dos Controladores? Será que ester autores clarividência?

Em que você acredita?

 

Programação preditiva: quando filmes, livros e séries de TV prevêem o futuro

pogpredi6

07/01/2022 - Nove anos antes do coronavírus (todos vocês se lembrarão), foi lançado um filme chamado Contágio, que retratava situações quase semelhantes. Mais adiante, em 1997, um episódio de Simpson chamado "Nova York x Homer”Apresentou um enredo que de alguma forma antecipou a tragédia de 11 de setembro. Estes são apenas dois exemplos: muitos outros incidentes fictícios em livros, filmes e programas de TV quase parecem prever o que acontecerá a seguir na vida real, e muitos deles incluem ciência e tecnologia. Alguém até surgiu com uma teoria um tanto conspiratória, chamada "programação preditiva".

Programação preditiva

A teoria, concebida por alguns teóricos da conspiração, afirma essencialmente que os governos ou grupos de elite usam filmes ou livros de ficção como uma ferramenta para o controle da mente em massa. Para qual propósito? O de fazer com que a massa aceite mais facilmente os eventos futuros já planejados. Quão plausível é essa teoria? A mídia que consumimos nos "prepara" para tolerar com calma qualquer mudança? Vamos começar dizendo que a programação preditiva não é uma teoria científica, nem mesmo remotamente. É um complexo de ideias desenvolvido por grupos de pessoas que acreditam, entre outras coisas, que o mundo é governado por um governo totalitário de "homens-lagarto". A fim de prever resistência súbita (e hostil) ou reações do público, os governantes adicionam referências sutis a eventos futuros na grande mídia. Desta forma, quando o evento acontece o público já está preparado mentalmente.

A mídia nos afeta psicologicamente?

Essa noção era descrito e proposto pela primeira vez pelo teórico da conspiração Alan Watt, faleceu recentemente. Watt definiu a programação preditiva como "uma forma sutil de condicionamento psicológico fornecido pela mídia para informar o público sobre as mudanças sociais planejadas que precisam ser implementadas por nossos líderes". Os defensores dessa teoria argumentam que os governos também usam essa técnica. Você não acha isso ilógico? Os governos teriam uma solução para um problema, mas não a adotam imediatamente. Eles o adotam somente depois de condicionar as pessoas, prejudicando sua capacidade de pensar por si mesmas. OK. Você pode estar se perguntando por que encontrou essas coisas no Futuroprossimo. Na verdade, eu faço as perguntas aqui, então eu pergunto a você:

Por que algumas pessoas ainda acreditam nisso?

Psicólogos e pesquisadores consideram episódios de programação preditiva como coincidências ou cenários prováveis ​​baseados em pesquisas reais. Não é difícil imaginar coisas diferentes, de um vírus assassino a um avião kamikaze: os teóricos da conspiração argumentam que a obra de ficção é na verdade uma "profecia". Um fenômeno chamado "viés retrospectivo”Poderia explicar tudo: é a propensão de perceber os eventos como mais previsíveis do que realmente são, e é um mecanismo psicológico típico.

Outra causa que pode ter produzido a teoria da programação preditiva pode derivar de outra propensão, a chamada viés de enquadramento. Muitas pessoas passam a acreditar em teorias da conspiração ouvindo, lendo ou observando influenciadores ou personalidades da mídia em que confiam porque parecem familiares, não porque provaram ser verdadeiras. Se essas mesmas ideias fossem apresentadas de uma maneira diferente ou por alguém em quem não confia, elas chegariam a conclusões totalmente diferentes.

Outra causa ainda? A versão emocional do pareidolia, a propensão de ver padrões em informações aleatórias. Mais ou menos como quando você vê o rosto de Jesus torrado, ou uma nuvem parece um coelho.

Programação preditiva: talvez a vida simplesmente imite a arte

Martin Cooper, o designer do primeiro telefone móvel do mundo (o Motorola DynTAC 8000x), diz que se inspirou nos dispositivos de comunicação sem fio de bolso vistos na série Jornada nas Estrelas de 1966. Hoje, muitas empresas (incluindo Apple e Microsoft) convidam pessoas que escrevem ficção científica para falar sobre o que está acontecendo na tecnologia. Esta relação é frequentemente definida ficção de design e falar sobre isso tem como objetivo inspirar engenheiros e criativos a apresentarem ideias de produtos novas e revolucionárias. Cory Doctorow, autor do romance de ficção científica Irmão mais novo, palestras sobre design fiction. “Eu realmente gosto de narrativa de design ou prototipagem. As empresas encomendam histórias sobre pessoas que usam uma tecnologia para decidir se vale a pena fazer. É como um arquiteto que faz a renderização de um edifício para mostrá-lo com antecedência ”. Afinal, isso também é programação preditiva. No bom sentido.

Exemplos populares de programação preditiva

Talvez o exemplo mais antigo de programação preditiva seja encontrado no romance de Morgan Robertson, "O naufrágio do Titã", Ano 1898. Rconta a história de um navio glorioso chamado Titan, que se acredita ser inafundável, mas durante uma viagem em abril ao Oceano Atlântico Norte, ele bate em um iceberg e afunda junto com os 2.500 passageiros a bordo. Lembrá-lo de algo? 14 anos após o romance, o Titânico teve o mesmo destino do Titã. Em 15 de abril de 1912, o Titanic afundou no Atlântico Norte com 1500 passageiros após colidir com um iceberg. O mês, o local, as condições em que os navios caíram, até mesmo o tamanho e a velocidade do Titan e do Titanic são semelhantes. Programação preditiva ante litteram? Não. Um grande número de navios foi afundado por icebergs - não é nenhuma surpresa que ambos usem isso como tema de um romance, e que isso aconteça na vida real.

Nos anos 60 o papelão Os Jetsons (um tanto a versão futurística dos Flintstones) previu com sucesso várias tecnologias modernas. TVs de tela plana, chamadas de vídeo, relógios inteligentes, aspiradores de pó robóticos, drones, comida impressa em 3D. Geração Proteus (também conhecido como Semente Demônio), um filme de ficção científica de 1977, descreve a casa inteligente: fechaduras eletrônicas, luzes e sistemas de alarme controlados por inteligência artificial. Carros autônomos? Visto há 30 anos em "Ato de força”(Total Recall), famoso filme de Arnold Schwarzenegger e Sharon Stone.

Quando a programação preditiva é toda amarela

Sui Simpson, poderíamos abrir um capítulo separado. Um desenho animado que, ao vê-lo, pareceria todo baseado em programação preditiva. No episódio "Bart al Futuro" (Bart para o Futuro) em 2000 eles 'previram' a presidência de Trump? Sem dúvida, alguns exemplos de programação preditiva parecem intrigantes. Talvez esta seja a verdadeira razão pela qual eles são muito populares entre os teóricos da conspiração e, em última análise, também fascinam os outros.

 

Programação preditiva ou quando os filmes 'prevêem' eventos reais

pogpredi5

22/06/2018 - Poucos dias depois do 11 de setembro, começaram a circular rumores de que o herói de ação Jackie Chan mal havia escapado com vida. Ele estava programado para começar a gravar um filme chamado "Nosebleed", que envolvia uma conspiração terrorista para levar um avião até a Estátua da Liberdade ou o World Trade Center, dependendo de com quem você fala . O boato era que Chan deveria ter atirado nele na manhã dos ataques, o que o teria colocado no telhado quando os aviões o atingissem. Isso acabou não sendo verdade. Ele ainda estava trabalhando em um filme diferente e "Nosebleed" foi cancelado. Mas o tema do filme era real e fez as pessoas se perguntarem: como os roteiristas sabiam que isso poderia acontecer? Eles previram esses eventos? Acontece que existe toda uma teoria sobre o poder da mídia em prever e nos preparar para o futuro. É chamado de programação preditiva e abrange não apenas ataques terroristas, mas novas tecnologias e a existência de alienígenas.

Propaganda

Quão plausível é essa teoria? Corremos realmente o risco de tolerar placidamente quaisquer mudanças que os responsáveis ​​queiram fazer, simplesmente por causa da mídia que consumimos? Coisas que eles não querem que você saiba Os apresentadores Ben Bowlin e Matt Frederick respondem a todas essas perguntas e muito mais em seu episódio " O que é programação preditiva? "

Cunhada pelo conspirador Alan Watt , a programação preditiva é a teoria de que ideias, situações e novas tecnologias são cuidadosamente escritas em filmes, programas de TV e livros para preparar a população em geral para aceitar as mudanças sociais. Os exemplos incluem o episódio piloto de "The Lone Gunmen", em que um avião sequestrado foi lançado ao World Trade Center como um ataque de bandeira falsa; "The Dark Knight Rises", que apresenta um mapa de Gotham, onde um dos locais marcados é Sandy Hook; e um episódio de "Uma Família da Pesada" em que Peter Griffin dirige pela Maratona de Boston, lançado apenas alguns meses antes do bombardeio na Maratona de Boston de 2013. A programação preditiva, pensa-se, também pode ser uma forma de divulgar algo assustador para as pessoas, como, por exemplo, a existência de alienígenas , sem causar pânico à população. Dê às pessoas alguns anos de filmes de encontros com alienígenas e, então, quando você disser que tudo é real, elas estarão prontas para acreditar e aceitar.

Muitos desses exemplos são legitimamente assustadores. Por exemplo, no romance de Edgar Allan Poe " A Narrativa de Arthur Gordon Pym ", a tripulação de um pequeno navio vira e tenta sobreviver. Eles matam e comem uma tartaruga, mas acabam decidindo que terão que recorrer ao canibalismo. Eles tiram o palitinho, e um homem chamado Richard Parker é a infeliz primeira refeição. Poe chamou de uma " história muito boba ", mas poucos meses após a publicação, uma tripulação de quatro pessoas virou, capturou e comeu uma tartaruga, eventualmente decidiu comer uma das suas e devorou ​​um garoto de 17 anos ... chamado Richard Parker. (Dun dun DUUUUNNN !!)

Então, qual a probabilidade de essa teoria ser verdadeira? Não muito. Considere que muitas vezes vemos esses padrões após eventos trágicos, não antes, um tipo de coisa mais "retroditiva" do que "preditiva". E há o fato de que os cientistas já recorrem aos escritores de ficção científica para ajudar a descobrir as tendências da tecnologia, como as pessoas podem usar um produto, como será o futuro. Então, os eventos são previstos - ou somos apenas previsíveis? Ouça o podcast para saber mais.

Fonte: Stranger Dimensions
           https://pt.futuroprossimo.it/
           https://howstuffworks.wiki/