CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Inteligência Artificial agora pode ser usada para converter ondas cerebrais em texto

iacerebral121/07/2021 - Pesquisadores desenvolveram recentemente uma solução com inteligência artificial capaz de cobrir ondas cerebrais em texto. De acordo com o New England Journal of Medicine, a pesquisa foi realizada na Universidade da Califórnia, onde as ondas cerebrais de um homem paralisado foram analisadas e traduzidas em texto, permitindo que o homem se comunicasse com outras pessoas. Essa nova tecnologia inovadora de inteligência artificial permitirá que indivíduos com paralisia corporal completa interajam com todos.

Edward Chang, um autor sênior, disse: “Até onde sabemos, esta é a primeira demonstração bem-sucedida de decodificação direta de palavras completas da atividade cerebral de alguém que está paralisado e não pode falar”.

Ele também mencionou que este estudo ajudaria os cientistas a restaurar a comunicação usando o mecanismo natural da fala do cérebro humano. Os pesquisadores usaram um dispositivo neuroprotético para verificar se o indivíduo paralisado tinha uma atividade neural ativa em partes de seu cérebro que processam a fala.

iacerebral3

A pessoa perdeu a capacidade de falar em 2003 após um grave acidente de carro que o deixou paralisado. Os cientistas analisaram as ondas cerebrais do participante quando solicitados a responder a certas palavras por um período de quatro meses antes de desenvolver sua nova solução.

iacerebral topo

Leia também - Injeção Letal

Depois que os dados foram analisados, eles foram enviados a um software personalizado que geraria texto capturando ondas cerebrais em tempo real. Os pesquisadores usaram trinta e duas GPUs V100 Tensor core da NVIDIA e a estrutura TensorFlow para desenvolver e ajustar a tecnologia.

iacerebral2

Sean Metzger, membro da equipe de pesquisa, disse: “A utilização de redes neurais foi essencial para obter o desempenho de classificação e detecção que obtivemos, e nosso produto final foi o resultado de muita experimentação. Como nosso conjunto de dados estava em constante evolução e crescimento, ser capaz de adaptar os modelos que estávamos usando era fundamental. As GPUs nos ajudaram a fazer alterações, monitorar o progresso e entender nosso conjunto de dados.” O software é capaz de gerar 18 palavras por minuto com uma precisão de 93% e uma taxa média de 75%.

Fonte: https://analyticsdrift.com/