CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Estudo: A vacinação COVID-19 pode causar uma ligeira alteração temporária no ciclo menstrual

vacmens101/08/2022 - A vacinação contra a COVID-19 pode causar uma mudança temporária no ciclo menstrual de uma pessoa, mas parece ser uma “pequena mudança”, de acordo com um estudo publicado na quinta-feira. O estudo, publicado na revista Obstetrics and Gynecology, examinou cerca de 4.000 pessoas – vacinadas e não vacinadas – e examinou dados de menstruação que os indivíduos inseriram por meio de um aplicativo chamado Natural Cycles.

Os pesquisadores então examinaram a diferença entre os dados de menstruação antes e depois que os indivíduos receberam suas doses de vacina. Para os indivíduos que não receberam a vacina, os pesquisadores analisaram seis ciclos menstruais consecutivos. Os pesquisadores descobriram que em indivíduos vacinados, o sangramento foi prolongado por um tempo que totalizou menos de um dia. No entanto, eles concluíram que essa pequena mudança, embora estatisticamente significativa, não era clinicamente significativa.

“Após o ajuste para fatores de confusão, descobrimos que indivíduos com ciclo normal experimentaram pequenas variações na duração do ciclo, independentemente do status de vacinação”, disseram os pesquisadores.

“Existiam diferenças estatisticamente significativas entre os grupos de status de vacinação, mas a mudança na duração do ciclo foi inferior a 1 dia, o que está abaixo da diferença reportável no aplicativo de rastreamento do ciclo menstrual e não é clinicamente significativa”, acrescentou o estudo.

Leia também - Medicina legal e perícia médica

Não está claro por que essa pequena mudança temporária ocorre, embora a pesquisadora principal do estudo - Alison Edelman, professora da Oregon Health and Science University - tenha dito à NPR que o sistema reprodutivo e o sistema imunológico estão ligados.

“Não vimos nada preocupante em relação à fertilidade ou gravidez em termos de vacinação”, disse Edelman à NPR.

O médico disse que as alterações na menstruação devem ser adicionadas à lista de possíveis efeitos colaterais menores da vacina COVID-19, como dor no braço, dor de cabeça ou febre. Os Institutos Nacionais de Saúde anunciaram no ano passado que estavam distribuindo subsídios a pesquisadores para investigar os impactos da vacina COVID-19 em períodos menstruais irregulares ou ausentes depois que algumas pessoas notaram que notaram sangramento mais intenso do que os ciclos normais e irregulares.

Fonte: https://thehill.com/