"Prossiga com cautela por sua conta e risco" - o 'super medicamento' COVID da Merck apresenta sérios riscos à saúde, alertam os cientistas

mercrisco110/09/2021, por Tyler Durden - Como se vê, todos os cientistas e médicos que insistiram que o medicamento "revolucionário" da Merck para COVID, o molnupiravir, é extremamente seguro, não estavam aderindo fielmente à "ciência" afinal. Porque, de acordo com um relatório publicado na quinta-feira pela Barron's, alguns cientistas estão preocupados que a droga - que supostamente reduziu as hospitalizações pela metade durante um estudo que foi interrompido - possa causar câncer ou defeitos congênitos.

Tanto para ter um "forte perfil de segurança", como o Dr. Scott Gottlieb afirmou em uma entrevista no dia em que a Merck divulgou a pesquisa pela primeira vez. amplamente esperado para ser uma das "drogas mais lucrativas de todos os tempos" - que é uma das razões pelas quais as ações da Merck subiram em território de dois dígitos após o anúncio. Como informamos no início desta semana, a Merck e seu "parceiro" Ridgeback Biotherapeutics vão lucrar imensamente cobrando dos clientes até 40 vezes o que custa para fabricar o medicamento, que Ridgeback originalmente licenciou da Emory University por uma "soma não divulgada". A droga foi desenvolvida com financiamento do governo federal.

De acordo com Barron's, alguns cientistas que estudaram a droga acreditam que seu método de suprimir o vírus pode potencialmente enlouquecer dentro do corpo. Alguns cientistas que estudaram o medicamento alertam, no entanto, que o método usado para matar o vírus que causa o Covid-19 traz perigos potenciais que podem limitar a utilidade do medicamento. O molnupiravir funciona incorporando-se ao material genético do vírus e, em seguida, causando um grande número de mutações à medida que o vírus se replica, matando-o efetivamente. Em alguns testes de laboratório, a droga também mostrou a capacidade de se integrar ao material genético de células de mamíferos, causando mutações à medida que essas células se replicam.

Se isso acontecesse nas células de um paciente sendo tratado com molnupiravir, teoricamente poderia levar a câncer ou defeitos congênitos. Em particular, Raymond Schinazi, professor de pediatria e diretor de farmacologia bioquímica da Emory, que estudou o medicamento enquanto estava sendo desenvolvido e publicou vários artigos sobre o NHC, o composto que é o ingrediente ativo do medicamento. Ele publicou um artigo que mostrou que a droga pode produzir uma reação como a descrita acima e insistiu que não deveria ser administrada a jovens - especialmente mulheres grávidas - sem mais dados.

Schinazi disse à Barron's que não acredita que o molnupiravir deva ser administrado a mulheres grávidas ou a jovens em idade reprodutiva, até que mais dados estejam disponíveis. Os testes de molnupiravir da Merck excluíram mulheres grávidas; os cientistas que conduziram o teste pediram aos participantes do sexo masculino que “se abstivessem de relações heterossexuais” enquanto tomavam a droga, de acordo com o site do governo federal que acompanha os ensaios clínicos.

Barron's até compartilhou um artigo publicado no Journal of Infectious Diseases em maio por Schinazi e cientistas da Universidade da Carolina do Norte, que relatou que o NHC pode causar mutações em culturas de células animais em um teste de laboratório projetado para detectar tais mutações - algo que a Merck afirma ter testado para. Os autores do artigo concluíram que os riscos para o molnupiravir “podem não ser zero”. A Merck disse à Barron's que realizou "extensos testes" em animais que, segundo ela, mostram que isso não deve ser um problema. "A totalidade dos dados desses estudos indica que o molnupiravir não é mutagênico ou genotóxico em sistemas de mamíferos in vivo", disse um porta-voz da Merck.