Minicérebros criados em laboratório desenvolvem olhos básicos que podem "ver"

minicerebro117/09/2021 - Pesquisadores fizeram um avanço impressionante em mini-órgãos cultivados em laboratório. Usando células-tronco pluripotentes induzidas (iPSCs), a equipe induziu organoides cerebrais a desenvolver estruturas oculares rudimentares que podem detectar a luz e enviar sinais para o resto do cérebro. O cérebro humano é uma das coisas mais ridiculamente complexas que a natureza já inventou, então, para nos ajudar a entendê-lo melhor, os cientistas têm feito versões em miniatura no laboratório.

As células da pele são retiradas de doadores adultos, revertidas em células-tronco e colocadas em uma cultura que imita o ambiente de um cérebro em desenvolvimento, incentivando-as a formar diferentes células cerebrais. O resultado final é um modelo cerebral tridimensional do tamanho de uma ervilha que pode ser usado para estudar o desenvolvimento, a doença ou os efeitos das drogas.

Agora, a pesquisa liderada pelo Hospital Universitário de Düsseldorf deu um passo adiante. A equipe desenvolveu organoides cerebrais completos com copos ópticos, estruturas de visão encontradas no olho onde o nervo óptico encontra a retina. Eles cresceram simetricamente na frente do minicérebro, dando ao organoide uma aparência impressionante.

Mas o mais importante, esses copos ópticos eram funcionais. Eles continham uma gama diversificada de tipos de células da retina, que formavam redes neuronais que realmente respondiam à luz e enviavam esses sinais para o cérebro. O tecido da lente e da córnea também foi formado.

“No cérebro dos mamíferos, as fibras nervosas das células ganglionares da retina se conectam com seus alvos cerebrais, um aspecto nunca antes demonstrado em um sistema in vitro”, diz Jay Gopalakrishnan, autor sênior do estudo.