CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Robôs autônomos agora podem realizar cirurgias sem a ajuda de humanos e fazê-lo melhor

roboautonomo128/01/2022 - Um novo robô cirúrgico autônomo da Universidade Johns Hopkins, em Maryland, acabou de realizar uma cirurgia de fechadura sem a ajuda de humanos. O Smart Tissue Autonomous Robot (STAR) realizou a anastomose intestinal, a união de duas extremidades do intestino após a retirada de uma seção, em quatro suínos, com interação humana nominal. “STAR é o primeiro sistema robótico a planejar, adaptar e executar um plano cirúrgico em tecidos moles sem intervenção humana”, ...

disse Axel Krieger, professor assistente de engenharia mecânica na Johns Hopkins, ao Gizmodo. Não só isso, de acordo com o relatório publicado na Science Robotics esta semana, a sutura e os pontos do robô foram considerados mais precisos e consistentes do que os vistos em operações realizadas por humanos.

Novos cientistas relatam…

O robô realizou a cirurgia em quatro porcos, realizando 86 pontos no total. Em dois terços do tempo, o robô colocou o ponto de forma autônoma, enquanto o resto do tempo teve que ser guiado manualmente antes de tentar o ponto novamente. Quando os tecidos foram examinados uma semana após a cirurgia, os resultados foram comparáveis ​​aos obtidos por cirurgiões humanos. A operação é particularmente sensível porque qualquer vazamento pode causar complicações catastróficas.

“Uma vez que você abre o corpo, tudo se move dentro do paciente, então você não pode planejar com antecedência”, disse Justin Opferman, da John Hopkins. “Se você está fazendo tecidos moles como intestinos, assim que você toca, ele sai do caminho. Portanto, você precisa atualizar constantemente o plano do robô para descobrir o que ele precisa fazer e como concluir a tarefa.”

Opferman acrescentou que este estudo em particular é o primeiro passo para uma cirurgia totalmente autônoma em humanos. No entanto, robôs autônomos ainda têm muito a aprender, como Krieger explicou ao Gizmodo.

Leia também - Luzes de led "inteligentes" urbanas podem estar secretamente espionando você

No futuro próximo, porém, STAR e robôs semelhantes continuarão a atuar como assistentes de cirurgiões humanos, em vez de assumir completamente o controle. Mas mesmo isso pode ser um passo importante para tornar as cirurgias mais seguras, permitindo que os cirurgiões padronizem melhor operações complicadas como uma anastomose, uma tarefa que é realizada mais de um milhão de vezes nos EUA anualmente, de acordo com Krieger. Krieger e sua equipe também esperam que sistemas como o STAR possam revolucionar outros procedimentos difíceis de tecidos moles, como ressecções de tumores. E eles vislumbram um futuro em que “sistemas autônomos de cirurgia robótica poderiam ajudar a tratar pacientes fora de um ambiente hospitalar normal, por exemplo, em situações de trauma a caminho do hospital”.

Atualmente, o plano é treinar o robô para realizar porções cada vez maiores de uma operação, até que ele possa realizar todo o procedimento cirúrgico sozinho. Opferman disse que os testes em humanos onde esses robôs realizam parte de uma cirurgia devem começar nos próximos cinco anos.

Fonte: https://brobible.com/