Cientistas encontraram a cabeça de um tubarão de 330 milhões de anos em uma caverna de Kentucky

tubcav 130/01/2020, por Natacha Larnaud - Os investigadores ficaram "perplexos" quando descobriram os restos de uma enorme cabeça fossilizada de tubarão nas paredes de uma caverna no Kentucky. Os restos do antigo animal foram encontrados no Mammoth Cave National Park, que de acordo com o National Park Service é o maior sistema de cavernas do mundo. Acredita-se que o fóssil de tubarão, descoberto por cientistas que investigavam o sistema de cavernas, tenha cerca de 330 milhões de anos, de acordo com John-Paul Hodnett, paleontólogo e ...

coordenador do programa do Dinosaur Park em Maryland. Os cientistas enviaram fotos das descobertas a Hodnett para que ele pudesse ajudar a identificá-las. Ele foi capaz de identificar a maioria dos fósseis, mas o que o deixou "realmente animado" foi ver uma série de dentes de tubarão associados a grandes seções de cartilagem fossilizada.

"Este foi um grande negócio", disse ele. "Isso sugere que pode ter havido um esqueleto de tubarão na caverna."

Os esqueletos de tubarão são feitos de cartilagem, que não fossiliza tão bem quanto o osso - portanto, raramente é preservada. A cartilagem preservada só pode ser encontrada em alguns locais selecionados ao redor do mundo. Os dentes de tubarão, por outro lado, estão entre os fósseis mais comuns encontrados em todo o planeta, pois são substituídos ao longo da vida do animal.

tubcav 2

Hodnett acabou visitando o parque para examinar os fósseis e, embora não tenha descoberto um esqueleto completo, ele encontrou partes de uma cabeça que pertencia a um tubarão pré-histórico, que ele disse ser do tamanho de um grande tubarão branco moderno. Com base no que foi exposto na parede da caverna, ele identificou uma mandíbula inferior de 60 centímetros de comprimento, dentes e outras cartilagens pertencentes a este grande tubarão e cerca de 100 dentes extremamente detalhados de outras espécies de tubarão.