CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Rússia testa novo míssil balístico gigante capaz de atingir Europa e EUA

missilgigan120/04/2022 - A Rússia testou um novo míssil balístico intercontinental capaz de atingir a Europa e os EUA. Vladimir Putin disse que o voo bem-sucedido do foguete, apelidado de "Satanás II" no Ocidente, enviaria uma mensagem ao resto do mundo. O RS-28 Sarmat está em desenvolvimento há vários anos e pretende ser uma atualização para o atual método de entrega da era da Guerra Fria do Kremlin.

Ele pode carregar uma carga útil de 10 toneladas, incluindo armas nucleares, e atingir vários locais ao mesmo tempo. Em um comunicado via mídia estatal, o governo russo disse que era o primeiro de um programa de testes planejados. Putin disse em comentários televisionados: “O novo complexo tem as mais altas características táticas e técnicas e é capaz de superar todos os meios modernos de defesa antimísseis.

“Não tem análogos no mundo e não terá por muito tempo.

"Esta arma verdadeiramente única fortalecerá o potencial de combate de nossas forças armadas, garantirá de maneira confiável a segurança da Rússia contra ameaças externas e fornecerá o que pensar para aqueles que, no calor da retórica agressiva frenética, tentam ameaçar nosso país."

De acordo com o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, o míssil é capaz de ser armado com ogivas nucleares. Sua análise especializada da arma dizia: “O míssil tem 35,3 metros de comprimento e 3 metros de diâmetro.

‘Designado um ICBM “pesado”, o Sarmat pode transportar uma carga útil de 10 toneladas e pode carregar uma ampla variedade de opções de ogivas.

"De acordo com a mídia russa, o Sarmat pode carregar até 10 ogivas grandes, 16 menores, uma combinação de ogivas e contramedidas, ou veículos hipersônicos de impulso-glide."

Leia também - Usinas Fotovoltaicas sobre o espelho d'água de reservatórios

O Ministério da Defesa disse que “o novo míssil é capaz de atingir alvos a longas distâncias usando várias trajetórias de voo” e “tem características únicas que permitem superar de forma confiável quaisquer sistemas de defesa antimísseis existentes e futuros”. Foi relatado que poderia utilizar uma rota de voo sobre o Pólo Sul para evitar sistemas de defesa, embora isso não tenha sido confirmado.

O míssil foi lançado do Cosmódromo de Plesetsk, em Arkhangelsk. As ‘ogivas de treinamento’ usadas no teste caíram ‘em uma determinada área no campo de treinamento Kura na Península de Kamchatka’, segundo a mídia estatal.

A notícia do teste não será uma surpresa para os governos ocidentais, que monitoram o desenvolvimento da arma há vários anos. O Pentágono disse que foi notificado do teste com antecedência e o considerou “rotineiro”.

Foi testado pela primeira vez em 2016 e um relatório recente publicado pelo Serviço de Pesquisa do Congresso dos EUA disse que deve estar pronto este ano. O sistema substituirá o míssil R-36, que foi desenvolvido pela primeira vez na década de 1960 e passou por várias formas desde então. A Otan apelidou as versões anteriores da arma de Satanás, por isso alguns comentaristas se referiram à nova versão como Satanás II.

Fonte: https://www.msn.com/