CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Empresa israelense é a mais recente a imprimir um bife de "carne real" cultivado em laboratório

biff112/07/2021 - No início deste ano, ouvimos como dois grupos separados desenvolveram o primeiro bife de costela e carne Waygu cultivados em laboratório. A startup israelense MeaTech 3D agora está se juntando a eles, com um "bife cultivado" próprio. Bem, por um lado, fazer isso poderia eliminar a necessidade de abater o gado. Além disso, seria possível ajustar as características da carne, como o teor de gordura. E embora algumas vacas ainda possam ser criadas para as indústrias de laticínios e couro, haveria grandes reduções em coisas como a quantidade de terra usada para pastagens, o uso de hormônios de crescimento e a emissão de gases de efeito estufa na forma de arrotos de ...

vaca e flatulência. A MeaTech 3D agora afirma que, com um peso de 3,67 onças (104 g), seu bife cultivado em laboratório pode ser o maior já produzido por qualquer pessoa até agora. O processo começou isolando células-tronco bovinas de amostras de tecido natural de carne bovina e, em seguida, multiplicando essas células em laboratório. Uma vez que as células suficientes foram produzidas, elas foram formuladas em bio-tintas que foram extrudadas por uma bioimpressora 3D – essa impressora foi guiada por um arquivo de design da estrutura celular da carne bovina natural.

Leia também - Cientistas japoneses criam roedores quase transparentes

O produto bioimpresso foi posteriormente colocado em uma incubadora, onde as células-tronco se diferenciaram em células musculares e adiposas que formaram os dois tipos de tecido bovino. Atualmente, não há informações sobre a textura do bife, ou sobre quanto custaria produzir em escala comercial, ambas limitações contínuas no desenvolvimento de carne cultivada em laboratório. A MeaTech 3D afirma que continua refinando a tecnologia e que também está trabalhando em carne suína e de frango cultivadas em laboratório.

Fonte: MeaTech 3D