CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Terapeuta de Palm Beach vê aumento nos atrasos na fala das crianças durante o COVID-19

terapeucri111/09/2021 - PALM BEACH COUNTY, Flórida - Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dizem que colocar uma máscara facial em seu filho é uma ferramenta crítica para retardar a propagação do COVID-19, no entanto, alguns na comunidade de saúde estão agora soando um alarme. Os terapeutas dizem que estão atendendo crianças com atrasos na fala. Gregg Santos leva seu filho, Diego, para a fonoaudiologia duas vezes por semana.

"Ele apenas divagava, baby divaga", disse Santos. "Certas palavras que são fundamentais não fluíram, então isso começou a levantar uma bandeira vermelha."

Santos disse que seu filho nasceu perfeitamente saudável no início de uma pandemia.

"Nós saíamos e andávamos pelo bairro, e não havia ninguém lá... todo mundo ficava em casa", disse Santos.

Santos disse acreditar que o isolamento social e o uso de máscaras provocam atrasos na fala de Diego.

"Isso me incomoda", disse Santos. "Isso me incomoda muito."

"Este foi um ano muito desafiador", disse Jaclyn Theek, diretora clínica e fonoaudióloga do Speech and Learning Institute em North Palm Beach.

Ele disse que durante essa pandemia, sua clínica de fonoaudiologia viu uma enorme mudança na idade de seus pacientes. Antes da pandemia, apenas 5% dos pacientes eram bebês e crianças pequenas, enquanto hoje subiu para 20%. Muitos pais chamam isso de "atrasado por COVID".

"Vimos um aumento de 364% de pacientes em encaminhamentos de bebês e crianças pequenas por pediatras e pais", disse Theek.

Quando perguntado se eles são crianças com dificuldade para falar, Theek disse que eles são "atrasados ​​na fala". Os bebês começam a aprender a falar lendo os lábios aos 8 meses de idade. Então, quando lábios e rostos são cobertos por máscaras, os terapeutas dizem que, para algumas crianças, elas podem contornar a máscara e ainda aprender a falar perfeitamente. Mas para outros, pode causar atrasos na fala.

"Ainda não há pesquisas dizendo que isso pode estar causando atrasos na fala e na linguagem. Mas, definitivamente, tenho certeza de que é um fator", disse Theek. “É muito importante que as crianças vejam seu rosto para aprender, então elas estão observando sua boca”.

Leia também - Pequeno reator de fusão nuclear inspirado nos quadrinhos do Homem de Ferro

Enquanto segurava um marcador de cor laranja para seu filho, Briana Gay perguntou ao filho: "Você pode dizer 'laranja'? Laranja. Essa foi uma boa tentativa."

Gay está criando cinco filhos, mas é o caçula que precisa de terapia.

"Definitivamente faz diferença quando o mundo em que você está crescendo, você não pode interagir com as pessoas e seus rostos. Isso é super importante para os bebês", disse Gay.

Theek disse: "Estamos vendo muitas coisas que se parecem com autismo. Eles não estão fazendo nenhuma tentativa de palavras. E não se comunicando com sua família".

Os pesquisadores precisarão de tempo para determinar se as máscaras COVID-19 são a causa oficial do atraso na fala. Ainda assim, os terapeutas dizem aos pais que a intervenção precoce é fundamental – e isso já está funcionando para Diego.

"Ele vai ficar totalmente bem. Acho que sim", disse Santos.

Os médicos estão dizendo aos pais que procurem esses marcos de fala em crianças pequenas:

Aos 12 meses de idade, as crianças costumam dizer cerca de cinco a dez palavras, como "mamãe" e "papai".
Aos 18 meses de idade, a maioria das crianças pode dizer de 25 a 50 palavras.
Aos 2 anos de idade, as crianças devem estar dizendo centenas de palavras.

O maior conselho, dizem os terapeutas, é dar a seus filhos o seu tempo. Quando os pais estiverem em casa e a máscara estiver desligada, desligue a mídia e, em vez disso, leia para seu filho, brinque e cante com ele, para que ele possa observar a fala.

Fonte: https://www.wpbf.com/