CIÊNCIA E TECNOLOGIA

lterações menstruais após vacinas contra Covid podem ser muito mais comuns do que se sabia

absorvac115/07/2022, por Sarah Sloat - Um estudo descobriu que 42% das pessoas com ciclos menstruais regulares disseram ter sangrado mais do que o normal após a vacinação contra a Covid. Quando os adultos obtiveram acesso às vacinas contra a Covid no ano passado, a maioria sabia esperar dores de cabeça, fadiga e dor como efeitos colaterais. Mas alguns pesquisadores acham que é hora de adicionar outro comum à lista: alterações menstruais temporárias.

Uma análise publicada na revista Science Advances descobriu que 42% das pessoas com ciclos menstruais regulares disseram que sangravam mais do que o normal após a vacinação. Enquanto isso, 44% não relataram nenhuma mudança e cerca de 14% relataram um período mais leve. Entre as pessoas que não menstruam – aquelas na pós-menopausa ou que usam certos contraceptivos de longo prazo, por exemplo – o estudo sugere que muitas experimentaram sangramento inesperado ou inesperado após as injeções de Covid.

A pesquisa incluiu mais de 39.000 pessoas de 18 a 80 anos que foram totalmente vacinadas e não contraíram a Covid. Os autores do estudo alertaram, no entanto, que as porcentagens não representam necessariamente a taxa de alterações menstruais na população em geral, uma vez que as pessoas que observaram uma diferença eram mais propensas a participar. O objetivo da pesquisa era simplesmente fornecer evidências para estudos futuros, não estabelecer causa e efeito.

Ainda assim, outra pesquisa recente também descobriu que a vacina Covid está associada a uma pequena mudança na duração do ciclo menstrual.

A nova pesquisa começou em abril de 2021, na época em que as pessoas começaram a relatar sangramento inesperado e fluxo mais intenso pós-vacina. No entanto, essas anedotas foram recebidas na época com a refutação de que não havia dados ligando as alterações menstruais à vacinação.

Isso era verdadeiro e indicativo de um problema maior. Indivíduos que participaram de testes de vacinas contra Covid não foram questionados se sofreram alterações menstruais.

“Antes das vacinas serem lançadas, eu diria que nosso conhecimento sobre a relação entre imunização e mudanças menstruais, em geral, era nulo”, disse Candace Tingen, diretora do programa do ramo de saúde e doença ginecológica do Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano. Tingen não esteve envolvido na pesquisa recente.

No geral, poucos estudos avaliam o efeito direto da vacinação no ciclo menstrual, e a maioria dos ensaios farmacêuticos não incluiu perguntas sobre alterações na menstruação.

Leia também - Estudo indica hipnose para substituir remédios no tratamento do sono

Tingen vê isso como um erro. Talvez, disse ela, se os testes da vacina Covid-19 tivessem perguntado sobre a menstruação, as pessoas não ficariam surpresas – ou assustadas – com esse efeito colateral inesperado.

“Foi realmente essa falta de informação que acho que causou confusão, medo e talvez hesitação em relação à vacina”, disse ela.

A coautora do estudo, Katherine M.N. Lee disse que, no geral, a menstruação é pouco estudada quando não é relevante para a gravidez.

“Isso é ignorado por causa da estrutura da ciência”, disse Lee, professor assistente da Universidade de Tulane. “Existem muito poucas pessoas seniores em ciência e medicina que não sejam homens brancos. Não é apenas algo que eles estão pensando como parte de sua experiência de vida.”

Lee e seus colegas foram inspirados a perguntar às pessoas sobre seus ciclos menstruais depois de serem vacinados depois de ver amigos e estranhos on-line se perguntando por que eles experimentaram uma mudança inesperada.

O grupo de pesquisa incluiu mais de 3.500 pessoas que se identificam como de gênero diverso. Aproximadamente 84% dos participantes eram brancos e nenhum tinha entre 45 e 55 anos porque os pesquisadores não queriam incluir alterações associadas à perimenopausa, quando o corpo começa a transição para a menopausa. Os entrevistados foram vacinados com Pfizer, Moderna, AstraZeneca, Johnson & Johnson e Novavax.

Fonte: https://www.nbcnews.com/