CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Com medo de um ataque cardíaco? A edição experimental de genes tem como alvo genes causadores de colesterol para limpar artérias

atacardiaco126/05/2022, por Angelica Peebles - Mesmo depois de décadas de avanços em medicamentos destinados a prevenir ataques cardíacos, eles continuam sendo a principal causa de morte no mundo…. A Verve Therapeutics Inc. está propondo uma solução radical: alterar o genoma de uma pessoa – o manual de instruções do corpo – para impedir o acúmulo de colesterol ruim. “Estamos prestes a transformar potencialmente esse modelo em um tratamento único”, diz Sekar Kathiresan, diretor executivo da empresa com sede em Cambridge, Massachusetts.

A Verve planeja atingir inicialmente aqueles que já tiveram um ataque cardíaco por causa do colesterol extremamente alto causado por uma condição hereditária conhecida como hipercolesterolemia familiar, que afeta 31 milhões de pessoas em todo o mundo. Se funcionar para reduzir a lipoproteína de baixa densidade (LDL), ou colesterol “ruim” nesse grupo, a empresa procuraria ampliar o conjunto de tratamentos.

A Verve enfrentará muitos obstáculos em sua tentativa de tratar as massas. É um dos primeiros testes de uso do Crispr para editar DNA dentro do corpo humano, e pacientes e médicos podem ter receio de fazer uma mudança permanente sem saber muito sobre segurança a longo prazo, diz Elizabeth McNally, diretora do Centro de Medicina Genética da Faculdade de Medicina Feinberg da Universidade do Noroeste. A relutância em tomar as vacinas Covid-19 sugere que algumas pessoas podem relutar em alterar seu DNA, diz ela.

Fonte: https://geneticliteracyproject.org/