CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Cão robô com pistas de metralhadora de um futuro distópico

roboatira1Por Vilius Petkauskas, 22/08/2022 - Enquanto o Boston Dynamics mostra os movimentos de dança de seu robô, outros transformam dispositivos de aparência semelhante em máquinas de matar distópicas. Assim como seus primos feitos de carne, os cães robôs não carecem de atenção na internet. Muitos viram as imagens do Spot, um quadrúpede de alta tecnologia desenvolvido pela empresa norte-americana Boston Dynamics, exibindo seus movimentos de dança.

No entanto, a mais recente adição ao fluxo de conteúdo do cão robô parece algo saído de um filme de ficção científica. O usuário do Twitter Sean Chiplock compartilhou um vídeo de alguém na Rússia disparando uma arma de um robô quadrúpede. Mesmo que o autor do post discuta os robôs que a Boston Dynamics faz, o visto no vídeo não é feito pela empresa americana. Como aponta Sean Gallagher, pesquisador sênior de ameaças da Sophos, o cão robô é de origem chinesa.

O design do robô se parece muito com o cão robô Go1 que a Unitree Robotics faz. Por exemplo, a parte de trás do dispositivo no vídeo exibe um padrão distinto em uma cobertura plástica entre as patas traseiras. Um design semelhante é visível em dispositivos no material promocional da Unitree. A empresa com sede em Hangzhou está vendendo o modelo Go1 do robô por US$ 2.700 em seu site, uma fração de mais de US$ 75 mil que o Spot americano custaria ao seu proprietário.

 

roboatira3

Leia também - Métodos de edição genética é eleito avanço do ano pela ‘Science’

Embora o robô não pareça lidar muito bem com o recuo com a arma no modo 'burst fire', mudar para uma configuração 'semi-automática' permite que o robô atinja alvos sem se mover muito. O robô no vídeo tem manchas em suas superfícies com insígnias associadas aos militares russos: uma bandeira russa de um lado e o que parece ser um lobo, que as forças especiais russas usam. O vídeo original foi postado no Youtube por Alexander Atamanov, residente em Moscou.

Usar em conflito

Recentemente, surgiram relatos de que o Exército dos EUA concordou em enviar um de seus dois cães-robôs fabricados pela Boston Dynamics para a Ucrânia, onde realizará operações de desminagem em torno da capital Kyiv. O cão robô ajudará uma organização sem fins lucrativos americana HALO Trust a remover munições não detonadas, incluindo munições de fragmentação, e arrastá-las para serem explodidas com segurança em lotes longe de civis. Embora a Boston Dynamics proíba o uso da plataforma Spot como arma, sua possível aplicação para fins militares e policiais é evidente.

O cão robô treinou ao lado de tropas francesas em um exercício de reconhecimento no início desta primavera. No entanto, seu emprego no NYPD terminou rapidamente no ano passado, depois que o público o considerou muito assustador. Os temores de que cães-robôs sejam usados ​​contra humanos são manifestos há vários anos. Mais notavelmente, uma série de TV de antologia cult Black Mirror dedicou um episódio inteiro, Metalhead, ao dispositivo em 2017.

roboatira2

A trama segue um grupo de humanos caçados por um cão robô. O criador da série, Charlies Brooker, disse que a inspiração para o episódio veio depois que ele viu um dos vídeos promocionais da Boston Dynamics.

Fonte: https://cybernews.com/