CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Baidu lança primeiro serviço de robotáxi pago da China e o Zoox robotaxi nos EUA

robotax103/05/2021, por Nick Lavars - A gigante chinesa de tecnologia Baidu lançou o que se diz ser o primeiro serviço de robotáxi comercial do país, que verá seus veículos autônomos Apollo transportar clientes pagantes pelo Shougang Park de Pequim sem um motorista de segurança a bordo. A mudança segue testes na área no ano passado, com a empresa esperando expandir para outras cidades em todo o país em um futuro próximo.

O lançamento do serviço robotaxi da Baidu Apollo ocorre após os extensos testes dos veículos autônomos da empresa, que receberam luz verde para testes nas estradas de Pequim no ano passado sem um motorista de segurança a bordo. A empresa diz que esses carros já completaram mais de 10 milhões de km (6,2 milhões de milhas) de testes de estrada e agora está dando o que vê como passos fundamentais para a comercialização.

Chamado de 5G Remote Driving Service, os usuários poderão pegar uma carona usando o aplicativo de smartphone Apollo Go e, em seguida, digitalizar um código QR para verificar sua identidade e entrar no carro. Um botão "Start the Journey" pode então ser usado para iniciar o passeio, com o veículo decolando apenas quando as portas são fechadas e os cintos de segurança são afivelados.

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Embora não haja motoristas de segurança a bordo, os operadores poderão acessar o carro remotamente em caso de emergência. Além disso, Baidu diz que o robotaxis transportará os usuários para pavilhões esportivos, áreas de trabalho, cafés e hotéis ao redor do Beijing Shougang Park, que servirá como um dos locais dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022. Baidu diz que os visitantes da cidade para os jogos poderão chamar seu robotaxis como parte do transporte regular para o evento.

Embora o Baidu possa ser o primeiro a lançar um serviço pago de veículos autônomos na China, outros aparentemente não ficarão muito atrás. A concorrente AutoX lançou recentemente uma frota de táxis totalmente sem motorista na megacidade de Shenzhen como parte de seus testes e desenvolvimento em andamento, embora isso exija que os usuários se registrem em um programa piloto e usem créditos de associação para cobrir suas viagens.

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“A introdução de serviços não tripulados é uma etapa indispensável para a comercialização da direção autônoma”, diz Yunpeng Wang, vice-presidente e gerente geral de tecnologia de direção autônoma da Baidu. "Hoje, estamos abrindo os serviços de robotáxi totalmente autônomos em Pequim para o público, o que só conseguimos depois de realizar inúmeros testes sem condutor escaláveis ​​em muitas cidades durante um longo período de tempo."

 

Zoox robotaxi com DNA de supercarro rola em direção às ruas de SF, Vegas e Seattle

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26/07/2022 - A subsidiária Amazon compartilha o que está dentro de seu veículo autônomo. O robôaxi Zoox tem mais em comum com um supercarro do que você imagina. Olhe além do exterior em forma de caixa de pão do Zoox e dentro é a mesma cabine de fibra de carbono que pode ser encontrada em um McLaren.

“Sim, conhecemos muito bem esse fornecedor”, disse Andy Piper, vice-presidente de desenvolvimento de veículos da Zoox, ao TechCrunch, quando apontou que a cabine de fibra de carbono do Zoox robotaxi é semelhante ao que a montadora de supercarros McLaren usa em seus veículos de F1 e de produção. O material super forte e leve protege os ocupantes durante colisões na pista de corrida ou no mundo normal e a Zoox o adicionou ao seu cubo autônomo. Faz parte de uma série de recursos de segurança que a startup adquirida pela Amazon implementou em seus protótipos de veículos enquanto se prepara para testar seus robôs em São Francisco, Califórnia, Seattle, Washington e Las Vegas, Nevada, com o objetivo final de lançar um serviço comercial.

Design modular

Por conta própria ou com um pequeno empurrão de monitores conectados à rede, são os sensores que garantem que o veículo possa ver o mundo. Os sistemas Zoox oferecem uma visão de 360 ​​graus do mundo. Colocados de forma proeminente nos quatro cantos do teto do veículo estão o lidar, o radar e as câmeras. Embora não seja esteticamente agradável, essa configuração de antenas que se destacam do corpo principal faz mais do que ajudar a ver o que está ao redor, também é construída de forma que possa ser substituída sem muita interrupção no veículo. À medida que a empresa avança em sua matriz de sensores, ela pode atualizar facilmente o hardware nos veículos já implantados.

Este pensamento modular também se aplica às unidades de motorista situadas em ambos os lados do veículo. Todo o aparelho inclui as rodas, bateria e motor. O equipamento é deslizado para dentro do veículo e aparafusado. O pensamento é que, se algum desses itens precisar de manutenção, a unidade de acionamento que precisar de manutenção poderá ser removida e o serviço realizado. Enquanto isso, outra unidade de acionamento pode tomar seu lugar e o próprio veículo pode voltar à estrada com o mínimo de interrupção.

Cada uma dessas unidades contém uma bateria com 66,5 kWh de capacidade, elevando a capacidade total da bateria do veículo para 133 kWh. A Zoox não compartilhou os números de alcance projetados, mas disse que o objetivo é manter o veículo em serviço por pelo menos 16 horas. Os próprios veículos são baseados em um sistema de 400 volts e suportam carregamento rápido DC de até 100 kW. Considerando o tamanho da bateria e que sua rota habitual será em tráfego urbano denso, permanecer na estrada por 16 horas completas deve ser viável, enquanto a taxa de carga será mais do que adequada para recarga noturna das baterias.

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Tecnologia redundante

Para navegar nas cidades, além do conjunto de sensores usual, a Zoox criará mapas de alta definição constantemente atualizados. Para garantir que os mapas estejam atualizados, a frota de treinamento e carona Zoox registrará o mundo enquanto eles dirigem usando o conjunto de sensores. Empresas como a GM já usam esses tipos de mapas para ajudar seu sistema de assistência ao motorista do Super Cruise. Isso ajuda o sistema a entender apenas o que está acontecendo na frente do veículo, mas também na estrada. O que dá uma vantagem à Zoox é que ela estaria constantemente atualizando suas informações com os mesmos dados que a frota cria para circular.

Embora a condução autônoma exija que os veículos sejam capazes de fazê-lo sem uma conexão sólida com a base, há casos em que os veículos autônomos podem ficar confusos. Quando isso acontece, os monitores podem ajudar um veículo perplexo, dando-lhe um novo caminho para contornar o problema. Um problema recente com a frota de cruzeiros em São Francisco, onde os carros da frota autônoma reunidos em um cruzamento, pode ser atribuído a um problema de conexão de rede. O QG do Cruzeiro não sabia dizer aos carros a melhor maneira de sair da situação. Zoox, várias redes sem fio seguras. Essa redundância no acesso à rede deve reduzir as chances do que aconteceu com o Cruise.

Experiência do motociclista

Depois de um tour pelas instalações de fabricação da empresa, fomos colocados em um Zoox “chamado” que nos levou pelo estacionamento. Os assentos são confortáveis ​​com carregamento sem fio e portas de carregamento USB-C. Uma tela de sete polegadas permite que os passageiros gerenciem controles climáticos individuais, ouçam mídia, entrem em contato com a Zoox e abram e fechem as portas do veículo no início e no final do passeio. Também experimentamos a capacidade do veículo de dirigir em qualquer direção. A bidirecionalidade vem com o benefício da direção nas quatro rodas, além de um veículo com tração nas quatro rodas. Dá ao veículo a oportunidade de dirigir em qualquer direção e navegar pelas ruas estreitas da cidade. Levinson nos acompanhou em nossa “viagem” e, embora os robotaxis dos cofundadores ainda não estejam sendo testados nas ruas da cidade, ele está ciente da concorrência que a Zoox enfrentará no futuro.

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Levinson acredita que, embora os passeios iniciais possam ser caros, os passeios da Zoox serão capazes de minar Uber e Lyft à medida que expande sua rede. Dito isto, à medida que mais Zoox (Zooxs?) chegam à estrada, a empresa pode fazê-lo sem adicionar mais tráfego às ruas da cidade da maneira que Uber e Lyft fizeram. Levinson acredita que, como a Zoox controla os veículos o tempo todo, enquanto os motoristas do Uber e do Lyft continuam dirigindo para onde quiserem, esperando uma carona, “podemos ser muito mais precisos sobre para onde enviamos nossos veículos e o que eles fazem quando estão esperando os clientes.” A empresa também já está pensando em carona solidária (novamente sem compartilhar cronogramas ou oferecer muito em termos de especificidades) como uma opção para seus veículos, além de um serviço tradicional de carona. Trazer os veículos autônomos Zoox para o mercado real de uma forma que construa confiança com os clientes requer a fusão de muitas tecnologias.

"Muito perto"

A Zoox não sabe quando realmente será lançada em qualquer cidade, mas o CTO e cofundador da Zoox, Jesse Levinson, disse durante uma visita às instalações de fabricação da empresa em Fremont, Califórnia: “Estamos muito próximos. Está se juntando.” Desde o lançamento do Zoox, oito anos atrás, o mundo da tecnologia de veículos autônomos tem sido tumultuado, para dizer o mínimo. A indústria foi pega no ciclo de hype apenas para colidir com uma onda de consolidação que incluiu Uber vendendo sua unidade autônoma em 2020 para Aurora, Cruise comprando Voyage e várias startups fechando para sempre. Até a Zoox foi comprada pela Amazon.

Houve progresso em meio à consolidação. Waymo e Cruise, por exemplo, lançaram serviços comerciais de robotaxi limitados. No entanto, o recente lançamento pago de Cruise não saiu como planejado. Dois incidentes recentes com veículos Cruise e uma carta anônima enviada aos reguladores da Califórnia prejudicaram seu serviço autônomo de carona em São Francisco. Também houve promessas não cumpridas da Tesla e da Ford durante esse período. Nenhuma das empresas implantou um serviço de robotaxi, apesar das garantias de fazê-lo em 2020 e 2021, respectivamente. A Ford atrasou seu serviço até 2022, enquanto os planos da Tesla ainda estão no ar e dependem da saída do FSD da versão beta, o que não parece acontecer tão cedo.

Portanto, é fácil ver por que a Zoox não está se comprometendo com uma linha do tempo.

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Veículos futuros potenciais

Tudo isso está embutido no protótipo atual que está planejando testar em estradas do mundo real. Como o veículo evoluirá quando isso acontecer é uma incógnita, mas Levinson e a equipe estão considerando veículos autônomos adicionais de tamanhos variados e para diferentes usos, incluindo entrega, o que deve deixar a empresa-mãe Amazon feliz. Como o passeio de teste Zoox chegou a um fim sem cerimônia, ficamos no veículo por mais alguns momentos. As pequenas telas ao lado de cada passageiro nos levaram a abrir a porta. É um pequeno toque, mas permitir que os pilotos abram as portas em vez de fazê-lo automaticamente é um grande negócio. O mundo exterior pode ser um lugar perigoso e caótico. Ser empurrado para dentro dele sem agência pode ser perigoso. Como empresa, a Zoox parece entender isso e infundiu segurança em uma complexa coleção de tecnologia de veículos autônomos e elétricos. Construir um veículo elétrico bidirecional autônomo que seja seguro e inteligente o suficiente para contornar algumas das estradas mais desafiadoras dos Estados Unidos é um projeto ousado. Um que leva tempo. Só não pergunte quanto tempo.

Fonte: Baidu via PRNewswire
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