Conheça Platão, uma IA que ganha intuição como um bebê humano

plataoIA111/07/2022, por Monisha Ravisetti - Por definição, "intuição humana" parece denotar uma barreira entre nós e a inteligência artificial. É por isso que temos sentimentos instintivos e reações reflexivas - às vezes impulsivas - inexplicáveis ​​pela lógica e, portanto, não simplesmente transferíveis para computadores. Quero dizer, dificilmente podemos analisar nosso próprio raciocínio para o comportamento instintivo, então como poderíamos desenvolver algoritmos para codificá-lo.

Mas se quisermos entrar em um mundo de IA realista, precisaremos preencher essa lacuna. Precisamos descobrir como dar aos sistemas robóticos o poder da intuição. E na segunda-feira na revista Nature, os cientistas anunciaram que impulsionaram a busca. Em colaboração com o laboratório de pesquisa de IA DeepMind no Reino Unido, esta equipe desenvolveu um sistema de inteligência artificial que aprendeu “física intuitiva”, ou seja, a compreensão do senso comum de como a mecânica do nosso universo funciona, assim como um bebê humano.

Chama-se Physics Learning Through Auto-encoding and Tracking Objects, ou PLATO - sem dúvida uma homenagem ao filósofo grego famoso por sua alegoria da caverna, um experimento mental que investiga a natureza sutil do conhecimento e do significado. “Os atuais sistemas de inteligência artificial são fracos em sua compreensão da física intuitiva, em comparação com crianças muito pequenas”, escreveram os autores do estudo em seu artigo. "Aqui abordamos essa lacuna entre humanos e máquinas, recorrendo ao campo da psicologia do desenvolvimento".

O que é física intuitiva?

Se você mostrar a um bebê uma bola vermelha e depois bloqueá-la com um livro grande, a criança pode ficar um pouco chocada no início. Ela pode se perguntar, "Uh, aquela bola vermelha simplesmente... desapareceu?" Mas se ela vir essa situação acontecer muitas vezes, ela eventualmente perceberá: "Ah, ainda está lá, embora eu não possa ver. As coisas não desaparecem aleatoriamente. Nós temos física!"

Isso é chamado de permanência do objeto e, entre o nascimento e os dois anos de idade, começa a se fundir no que consideramos nossa intuição.

Avançando para a idade adulta, quando um item é bloqueado de nossa visão, nunca deliberamos o fato de que ainda está lá. Nós apenas sabemos. E a equipe do novo estudo queria ajudar o PLATO a chegar ao ponto em que apenas conhece coisas físicas como essa. Física intuitiva.

Aqui está como tudo aconteceu.

Basicamente, a equipe do estudo primeiro examinou décadas de pesquisa em psicologia do desenvolvimento sobre como os bebês aprendem a física intuitiva. Lentamente, depois de ler essa literatura, um tema compartilhado começou a emergir – “a ideia de que a compreensão física é suportada pela divisão do mundo em um conjunto discreto de objetos”, disse Luis Piloto, da DeepMind, em entrevista coletiva na segunda-feira.

Em outras palavras, os bebês parecem aprender física intuitiva observando objetos se moverem, caírem, interagirem, aparecerem e desaparecerem. Tenho que ver para acreditar, pode-se dizer. Concentrando-se nesse princípio, os pesquisadores desenvolveram um modelo de aprendizado profundo, que é um sistema baseado em grandes conjuntos de dados que podem ganhar habilidades ao longo do tempo e, portanto, ajustar seu próprio código. Este é PLATÃO. Em seguida, a equipe mostrou a PLATO 28 horas de vídeos animados sobre física simples que envolvia muitos objetos.

Por exemplo, PLATO observou uma bola caindo no chão ou rolando atrás de outros objetos - e até cenários "impossíveis" que desafiavam as leis da física. Coisas como objetos se movendo entre si. Cenários que você pode encontrar no manual de um mágico.

Por fim, uma pergunta permaneceu: Platão poderia eventualmente entender a física intuitiva como você e eu fizemos quando éramos bebês?