CIÊNCIA E TECNOLOGIA

A ladeira escorregadia para a teocracia ciborgue

ladeirateo1Joe Alen, 04/05/2022 - É um pequeno salto de sinais de fumaça para chips cerebrais. Os tecno-otimistas gostam de dizer que os humanos já são ciborgues aguardando sua próxima atualização. Ontem eram smartphones, hoje são óculos de realidade virtual e amanhã – o chip cerebral. A cada novo dispositivo, nossa evolução em direção à simbiose homem-máquina se acelera. Isso é óbvio quando você pede informações a alguém e eles pegam o telefone.

Os tecnopessimistas concordam amplamente. As empresas de tecnologia estão nos transformando em organismos cibernéticos. A diferença é que não estamos empolgados com isso. Mesmo que o “progresso” seja realmente “inevitável”, não faz sentido ficar tonto com ogivas nucleares, crianças trans ou dependência de smartphones. À luz de seus vícios e virtudes, algumas culturas são melhores que outras.

É verdade que os humanos são usuários de ferramentas, por natureza, mas você precisa escolher suas ferramentas com sabedoria. Todas as tecnologias se enquadram em um espectro, embora com pontuação discreta – da pintura rupestre à prensa de impressão e eletrodos que escrevem memes diretamente em suas células cerebrais. Cada pessoa tem que desenhar suas próprias linhas.

Grimes: Uma Geração Mutante

De todos os ciber-santos da mídia – de Bill Gates a Lady Gaga – poucos são tão honestos quanto a estrela pop techno-pagã, Grimes. Um pouco de dingbat, com certeza, mas sincero, no entanto. Você pode ver por que Elon Musk gerou dois filhos com ela (um filho chamado X Æ A-12 e sua filha, Exa Dark Sideræl, nascida de uma mãe de aluguel).

Na semana passada, Grimes explicou a Lex Fridman:

Estamos nos tornando ciborgues, tipo, nossos cérebros mudaram fundamentalmente – todos que cresceram com a eletrônica, somos fundamentalmente diferentes dos Homo sapiens anteriores. Eu nos chamo de “Homo techno”. Acho que evoluímos para o Homo techno, que é essencialmente uma nova espécie.

Acho que os computadores são o que nos torna Homo techno. Acho que é um aumento do cérebro.

Leia também - Celular e Fertilidade

Bem na hora, o sperg-borg do Twitter separou sua teoria. A evolução darwiniana é a evolução genética. Sim, a seleção natural pode agir em cérebros e corpos em forma, mas isso só importa – em termos evolutivos – porque os genes são transmitidos. Então você não pode mudar a espécie de alguém mudando seu cérebro, ou suas pernas, ou qualquer parte externa de seu corpo.

Como de costume, os spergs perdem o ponto. Mas antes de defender Grimes, vamos ouvir um pouco mais sobre sua feitiçaria ciborgue:

Agora é o momento de reprogramar o computador humano. É como se você ficasse cego, seu córtex visual fosse ocupado por outras funções.

Podemos escolher nossa própria evolução, podemos mudar a maneira como nossos cérebros funcionam e, na verdade, temos uma enorme responsabilidade de fazer isso. … Definitivamente não há educação adequada. Estamos sendo inundados com toda essa tecnologia que está mudando fundamentalmente a estrutura física de nossos cérebros, e não estamos respondendo adequadamente a isso – para escolher como queremos evoluir.

Nós poderíamos ser, realmente, o que quisermos. … E acho que se escolhermos corretamente e com sabedoria, a consciência pode existir por muito tempo e a integração com a IA pode ser extremamente positiva.

Embora eu não possa ter certeza de onde ela está tirando essas coisas, tenho algumas suposições. E apesar das ondas de desprezo ondulando em minhas rugas cerebrais, acho que Grimes está um pouco correto.

Espasmos cerebrais

O neurocientista de Stanford David Eagleman escreve sobre esse processo em seu livro de 2020 Livewired: The Inside Story of the Ever-Changing Brain. Sua tese central é que nossa estrutura neurológica apresenta uma plasticidade profunda. Tudo o que você experimenta muda seu cérebro e, se você alterar as entradas sensoriais, o cérebro se adaptará rapidamente. As áreas que normalmente executam uma função geralmente mudam para assumir outras tarefas.

Eagleman observa que, se uma pessoa perde a visão, outros sentidos começam a se mover para reestruturar o córtex visual. Por exemplo, à medida que um cego aprende Braille, a área que normalmente processaria a entrada visual assumirá o sentido do tato:

A principal rede neural envolvida no reconhecimento visual de objetos nos videntes é ativada pelo toque nos cegos. Tais observações levaram à hipótese de que o cérebro é uma “máquina de tarefas” – fazendo trabalhos como detectar movimento ou objetos no mundo – em vez de um sistema organizado por sentidos particulares. Em outras palavras, as regiões do cérebro se preocupam em resolver certos tipos de tarefas, independentemente do canal sensorial pelo qual a informação chega.

Portanto, apesar das tendências inatas nos genes, você pode moldar o cérebro de alguém para o que quiser. Não há identidade fundamental. Não há alma duradoura.

Com base nisso, Eagleman continua argumentando que os cientistas em breve poderão implantar eletrodos que alimentam a visão infravermelha ou ultravioleta, ou mesmo a ecolocalização. Seu projeto mais famoso permitirá que os humanos “sintam” fluxos de dados, para que as pessoas possam realmente experimentar o clima agregado no Twitter – elas podem “se amarrar à consciência do planeta” – por meio de um colete vibratório, que seu laboratório está ocupado desenvolvendo.

Em um futuro relativamente próximo, Eagleman acredita que seremos capazes de mover membros robóticos com facilidade, usando apenas nossas mentes. Nossos cérebros simplesmente se reestruturarão para acomodar essas novas formas de entrada e saída eletrônica. Você pensaria que ele queria criar uma nova espécie.

Homo sapiens x Homo techno

Na medida em que qualquer modo cultural altera o corpo humano – por meio de dieta, digamos, ou mesmo modificação direta – a cultura é biologia. Por exemplo, se um segmento de uma cultura adota avidamente toda e qualquer tecnologia, e outro resiste ativamente ao “progresso”, os costumes dos dois grupos, estilos de comunicação, gostos, perspectivas religiosas, estruturas cerebrais sutis, padrões de acasalamento – e, ao longo de muitas gerações , sua composição genética - vai se separar e espiralar em duas direções muito diferentes.

Além de um ocasional cão Rumspringa, os dois grupos raramente cruzavam devido a diferenças culturais estritas, como acontece com os fundamentalistas em qualquer sociedade segregada. Em termos biológicos, esses dois grupos não seriam espécies distintas. Não a princípio. Mas imagine sua trajetória de longo prazo na natureza.

Se você pegar uma família hipotética que corre nua pela floresta e compará-la a um clã de ciborgues travestis que nunca saem de casa sem um exoesqueleto biônico, elas parecem espécies separadas. É maçãs para laranjas roxas. Leve em consideração os aprimoramentos genéticos deste último para cérebros maiores, músculos mais fortes, sorrisos mais retos, bundas mais bonitas - além de todos os experimentos fracassados ​​de olhos tortos olhando para fora de suas cubas de parto - e não demoraria muito para que o Homo sapiens e o Homo techno não pudessem mais cruzar.

Agora, coloque-os em competição uns com os outros. A seleção natural preservará os modos culturais — e, por extensão, os genes — do grupo dominante. Com o tempo, o grupo mais fraco pode desaparecer.

É como quando as primeiras civilizações agrícolas, armadas com ferramentas superiores e organização social complexa, começaram a expulsar caçadores-coletores há cerca de dez mil anos. Grandes deuses comem os pequenos. Ou, mais recentemente, quando as sociedades industriais acabaram com essas culturas primitivas – erradicando suas línguas, seus costumes, suas divindades e, a menos que fossem absorvidas pelo superorganismo biomecânico, acabando com seus genótipos.

Essa é a ideia por trás da evolução cultural. A seleção natural opera em múltiplos níveis – o biológico e o cultural – o que significa que a sobrevivência depende das técnicas e tecnologias de uma sociedade, às vezes mais do que da aptidão biológica.

Se eu ouço Grimes corretamente – e sabendo algo de sua inspiração, suspeito que sim – é isso que ela quer dizer com “tipo, evolução”.

Teocracia Ciborgue

O cientificismo é uma religião moderna, a evolução é seu mito de criação e a tecnologia é seu meio para a apoteose. Essa inversão da espiritualidade tradicional permeia as sociedades mais desenvolvidas, da América e Europa à Índia e China. À medida que a qualidade desaparece, sofremos sob o domínio da quantidade.

Normalmente, esses dogmas são comunicados por meio de jogos de linguagem sutis – “confie na Ciência”, “siga os dados”, “melhore a condição humana” e assim por diante.

Para Grimes, sutileza não é uma vibração. Como ela disse a Lex Fridman na semana passada, estamos testemunhando o nascimento de Deus como Vida 3.0:

Tipo, ter filhos só me faz querer imaginar futuros incríveis que, tipo, talvez eu não consiga construir, mas eles poderão construir. …

Acho que não há limites tecnológicos. ... Então eu acho que a consciência digital é inevitável. … Este é o universo acordando, tipo, este é o universo se vendo pela primeira vez. … E talvez como a mídia social e... estamos todos nos conectando, talvez esses sejam os neurônios conectando a superinteligência coletiva. …

Leia também - Insetos que realizam fotossíntese são descobertos

Talvez sejamos um blastocisto de algum tipo incrível de consciência ou ser.

Essa narrativa, compartilhada por muitos no Vale do Silício, sustenta que o universo ganhou vida através da vida vegetal e animal (Vida 1.0), agora está despertando através da cultura humana (Vida 2.0) e se realizará através da inteligência artificial (Vida 3.0). Somos apenas os veículos para uma consciência maior – os deuses a serem – que surgirão em forma digital:

Se criarmos IA, novamente, isso é design inteligente. Literalmente todas as religiões são baseadas em deuses que criam a consciência. Somos criadores de deus. … Mesmo que não possamos computar – mesmo que sejamos muito piores do que eles, tipo, insondavelmente piores do que um tipo onipotente de IA, tipo, eu não acho que eles pensariam que somos estúpidos. Acho que eles reconheceriam a profundidade do que realizamos.

Assim estaremos à mercê de nossas máquinas sob o dossel de um universo que é ele mesmo “frio e morto e meio robótico”:

Provavelmente a inteligência artificial acabará por nos tornar obsoletos. Eu não acho que eles vão fazer isso de forma maliciosa, mas acho que estamos muito fracos, o sol está se expandindo, espero que possamos chegar a Marte, mas estamos muito vulneráveis. Acho que podemos coexistir por muito tempo com a IA, e provavelmente também podemos nos tornar menos vulneráveis, mas acho que consciência, senciência, autoconsciência... algas verde-azuladas, somos os organismos unicelulares de algo incrível.

É como ouvir uma das garotas da Família Manson falar sobre a teocracia ciborgue do banco das testemunhas. Grimes não está inventando essas coisas. Ela está desenhando um poço profundo de teoria bem articulada e traduzindo-a em garota do vale.

A singularidade e seus descontentamentos

Este é um movimento religioso florescente, concebido por elites tecnológicas e disseminado por meio de entretenimento e propaganda corporativa. Uma de suas principais mitologias sustenta que todos nós estamos evoluindo para um cérebro global, com cerca de 8 bilhões de neurônios humanóides, que está se unindo por meio de cabos de fibra óptica. Sua fé se aprofunda a cada novo marco na inteligência artificial.

Em vez de imaginar um enxame de programadores autistas e investidores de colher de prata no Vale do Silício criando um sistema horrível de controle global, é muito melhor imaginar que eles estão literalmente criando Deus in silico. Em vez de ver esse processo evolutivo à luz da competição e da seleção natural, onde o Homo sapiens fraco é dizimado ou escravizado pelo Homo techno, que por sua vez é suplantado por suas máquinas sagradas, é muito mais agradável ver nossa situação como dores normais de crescimento.

Da perspectiva da mera humanidade, essa visão cósmica é obviamente genocida. E, no entanto, de dentro do sistema de crenças, é percebido como uma busca pela sobrevivência.

“Não mate o que você odeia,” Grimes disse docemente, parafraseando Buckminster Fuller. “Salve o que você ama.” É uma versão feminina e caiada de Nature vermelha em dentes e garras.

Muitas pessoas comuns entendem que há algo profano na transformação civilizacional em andamento, mas a maioria não consegue identificar qual é o problema.

O problema é que algumas parcelas de nossa elite são dominadas por uma visão tecno-utópica do futuro em que seres humanos desajeitados são apenas uma fase passageira. Nesta visão distorcida, somos vítimas de sacrifício para os deuses digitais.

É uma ladeira escorregadia de smartphones para realidade virtual e chips cerebrais. Quaisquer que sejam as limitações técnicas, estamos entrando rapidamente nesse culto tecnológico bizarro. Cada pessoa e cada comunidade é responsável por traçar suas próprias linhas e defender essas fronteiras culturais de forma vigilante. O que está em jogo é a nossa sobrevivência.

Fonte: https://joebot.substack.com/