CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Drones autônomos podem ter ‘caçado’ e atacado tropas na Líbia sem controle humano – relatório da ONU

dronesauto128/05/2021 - Um relatório da ONU descobriu que drones autônomos armados com dispositivos explosivos podem ter “caçado” combatentes rebeldes em fuga na Líbia no ano passado. Se for verdade, o relatório narra o primeiro verdadeiro ataque de robô contra humano do mundo. De acordo com o relatório, combatentes do Exército Nacional da Líbia, contra o governo, sob o comando do comandante militar Khalifa Haftar, estavam recuando em março passado após um ataque malsucedido a Trípoli, quando se depararam com um ...

enxame de oponentes aéreos aterrorizantes. Eles foram “caçados” por drones não tripulados, bem como “sistemas de armas autônomas letais”, o último dos quais pode ser programado pelos controladores para procurar e atacar alvos e executar essas instruções mesmo que as comunicações com os controladores sejam cortadas.

Os combatentes de Haftar “não eram treinados nem motivados para se defender contra o uso efetivo dessa nova tecnologia e geralmente recuavam em desordem”, continua o relatório. Enquanto estavam em retirada, “eles estavam sujeitos a assédio contínuo” dos robôs assassinos.

Não está claro se os drones estiveram em contato com controladores humanos durante esses ataques relatados ou se foram diretamente responsáveis ​​por quaisquer vítimas ou mortes. Se eles estivessem operando de forma autônoma, o cenário descrito no relatório provavelmente marcaria um marco horrível: a primeira incidência registrada de robôs verdadeiramente independentes atacando humanos no campo de batalha. No entanto, o relatório não especifica em que nível de autonomia os robôs estavam funcionando.

Os drones, conhecidos como “munições vagabundas”, são veículos do tipo quadcopter equipados com câmeras e carregando pequenos dispositivos explosivos. Deixados em uma área para operar, eles identificam alvos e mergulham do ar, explodindo com o impacto.

Leia também - Energia da Grade: A Índia não irá suprimir seu Gerador de Energia Livre Tewari

Os dispositivos identificados na Líbia eram munições de vadiagem 'Kargu-2', implantadas no campo de batalha líbio por forças turcas aliadas ao Governo do Acordo Nacional, apoiado pela ONU e baseado em Trípoli.

Sua implantação, observou o relatório da ONU, viola uma resolução de 2011 do Conselho de Segurança da ONU que proíbe os estados membros de se envolverem no “fornecimento, venda ou transferência direta ou indireta” de armas para o país.

A mudança para armas autônomas foi prevista por analistas há anos, e os pedidos aumentaram para a proibição de tais dispositivos. A Campaign to Stop Killer Robots, uma coalizão de ativistas da paz, cientistas, acadêmicos e políticos, está pressionando a ONU para adotar uma proibição internacional.

“Os sistemas atuais baseados em aprendizado de máquina não podem distinguir efetivamente um agricultor de um soldado”, escreveu o analista de segurança Zachary Kallenborn no The Bulletin of the Atomic Scientists na semana passada. “Os agricultores podem segurar um rifle para defender suas terras, enquanto os soldados podem usar um ancinho para derrubar uma torre de armas… vários fatores podem inibir uma decisão precisa.”

Fonte: https://www.rt.com/