CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Gado de corte geneticamente modificado obtém autorização regulatória nos EUA

gadomodific103/07/2022 - Reguladores dos EUA abriram caminho na segunda-feira para a venda de carne bovina de gado editado por genes nos próximos anos, depois que a Food and Drug Administration concluiu que os animais não levantam preocupações de segurança. O gado da Recombinetics é o terceiro animal geneticamente alterado que recebe luz verde para consumo humano nos EUA, depois de salmão e porcos. Muitos outros alimentos já são feitos com ingredientes geneticamente modificados de culturas como soja e milho.

O gado analisado pela FDA teve os genes alterados com uma tecnologia chamada CRISPR para ter pelos curtos e lisos que os permitem suportar mais facilmente o clima quente. O gado que não é estressado pelo calor pode ganhar peso com mais facilidade, tornando a produção de carne mais eficiente. A empresa não disse quando cozinheiros domésticos ou restaurantes poderão comprar a carne, mas a FDA disse que pode chegar ao mercado em dois anos.

Ao contrário do salmão e dos porcos, o gado não precisou passar por um processo de aprovação de anos. A FDA disse que o gado estava isento disso porque sua composição genética é semelhante a outros bovinos existentes e a característica pode ser encontrada naturalmente em algumas raças. Dr. Steven Solomon, diretor do Centro de Medicina Veterinária da FDA, disse que a revisão do gado da Recombinetics pela agência levou vários meses. Ele disse que não há razão para que a carne dos animais ou de seus filhotes precisem ser rotuladas de maneira diferente.

Solomon disse que um animal geneticamente modificado comercializado como tendo uma vantagem especial – uma capacidade tão maior do que o normal de suportar o calor – pode precisar passar pelo processo de aprovação completo.

“Isso abre um caminho completamente diferente”, disse ele, observando que a decisão pode ser encorajadora para outras empresas de biotecnologia, muitas das quais são pequenas startups.

A característica editada por genes no gado Recombinetics pode ser transmitida para que o sêmen e embriões deles possam ser usados ​​para produzir descendentes com os mesmos pêlos mais curtos. em uma declaração sem fornecer mais detalhes. Greg Jaffe, especialista em biotecnologia no Center for Science in the Public Interest, disse que o anúncio da FDA deixou claro que não isentaria todos os animais editados por genes do processo de aprovação mais longo.

“Eles reforçam a ideia de que esta é uma revisão caso a caso”, disse Jaffe.

Ele disse que a agência deveria ser mais transparente sobre o processo de revisão para que as pessoas saibam o que está em andamento. Isso pode levar a uma melhor aceitação do público e minimizar quaisquer possíveis interrupções econômicas do comércio global, já que outros países podem considerar os animais como alimentos geneticamente modificados que precisam ser rotulados, disse ele.

Leia também - Primeiros espermatozóides feitos em laboratório

Jaydee Hanson, do Center for Food Safety, disse que a agência deve acompanhar os animais por várias gerações para garantir que não haja problemas não intencionais. O porco geneticamente modificado destina-se principalmente a fins medicinais, não à carne, segundo a empresa que o desenvolveu. A empresa recentemente forneceu um coração de porco que foi transplantado para um moribundo em uma cirurgia experimental.

A empresa por trás do salmão modificado disse que os peixes estão sendo vendidos para distribuidores no Centro-Oeste e Nordeste. Alison Van Eenennaam, geneticista animal da Universidade da Califórnia, Davis, que trabalhou com a Recombinetics, disse que exigir que todas as empresas passem pelo longo processo de aprovação pode acabar com a possibilidade de comercializar animais editados por genes nos EUA.

Para o gado editado por genes liberado pela FDA, ela disse que pode levar cerca de dois anos para que a carne da prole chegue ao mercado. Uma vez que o sêmen é usado para criar embriões, ela disse que a gestação levaria cerca de nove meses e os bezerros resultantes poderiam ser abatidos após cerca de 10 meses. Ela observou que o mercado não se limita aos EUA, dada a forma como o gado é criado.

“Vamos ser sinceros, o sêmen de touro vai para todo o mundo”, disse ela.

Fonte: https://apnews.com/