CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Transumanismo: uma religião para os tempos pós-modernos

transreligiao120/11/2018 - Assistimos ao nascimento de uma nova fé. Não é uma religião teísta. De fato, ao contrário do cristianismo, do judaísmo e do islamismo, ele substitui um relacionamento pessoal com um Deus transcendente no contexto de um corpo de crentes por um abraço fervoroso e radicalmente individualista de recreação pessoal materialista nua. Além disso, em contraste com a certeza ortodoxa cristã, judaica e islâmica de que os seres humanos são constituídos tanto de corpo material quanto de alma imaterial – e que ambos importam – os adeptos da nova fé entendem que temos um corpo, mas o que realmente conta é mente, que é, em última instância, redutível a meras trocas químicas e elétricas. De fato, ao contrário da visão do cristianismo de um céu existente ou, digamos, da concepção budista do mundo como uma ilusão, a nova fé insiste que o físico é tudo o que foi, é ou sempre será. Tal pensamento leva ao niilismo. É aí que a nova religião deixa para trás as filosofias materialistas do passado, oferecendo esperança aos adeptos. Onde o teísmo tradicional promete a salvação pessoal, a nova fé oferece a ...

perspectiva de resgate por meio da extensão radical da vida alcançada por aplicações tecnológicas – uma reviravolta pós-moderna, se preferir, na promessa da fé de vida eterna. Essa nova religião é conhecida como “transhumanismo” e está na moda entre os novos-ricos do Vale do Silício, filósofos universitários e entre bioeticistas e futuristas que buscam os confortos e benefícios da fé sem as responsabilidades concomitantes de seguir dogmas, pedir perdão, ou expiação do pecado – um conceito estranho para os transumanistas. Verdadeiramente, o transumanismo é uma religião para nossos tempos pós-modernos.

Profetas transumanistas antecipam um próximo evento neo-salvífico conhecido como “Singularidade”

O transumanismo faz duas promessas centrais. Primeiro, os humanos logo adquirirão capacidades elevadas, não por meio de oração profunda, meditação ou disciplina pessoal, mas apenas tomando uma pílula, manipulando nosso DNA ou aproveitando a ciência e a tecnologia médicas para transcender as limitações físicas normais. Mais convincentemente, o transumanismo promete que os adeptos logo experimentarão, se não a vida eterna, pelo menos a existência indefinida – neste mundo, não no próximo – através das maravilhas da ciência aplicada.

É aqui que o transumanismo se torna verdadeiramente escatológico. Os profetas transumanistas antecipam um próximo evento neo-salvífico conhecido como “Singularidade” – um ponto na história humana em que o crescendo dos avanços científicos se torna imparável, permitindo que os transumanistas se recriem à sua própria imagem. Quer ter a visão de um falcão? Edite em alguns genes. Quer aumentar seu QI? Experimente um implante cerebral. Quer parecer uma morsa? Bem, porque não? Diferentes golpes para diferentes pessoas, você não sabe?

Mais importante ainda, no mundo pós-singularidade, a própria morte será derrotada. Talvez renovemos repetidamente nossos corpos por meio de substituições de órgãos clonados ou tenhamos nossas cabeças congeladas criogenicamente para permitir uma eventual ligação cirúrgica a um corpo diferente. No entanto, a maior esperança dos transumanistas é salvar eternamente suas mentes (novamente, em oposição às almas) por meio de upload pessoal em programas de computador. Sim, os transumanistas esperam viver sem fim no ciberespaço, criando suas próprias realidades virtuais, ou talvez, fundindo suas consciências com as dos outros para experimentar a existência múltipla.

Os transumanistas costumavam repudiar qualquer sugestão de que seu movimento é uma forma de, ou substituto para, religião. Mas nos últimos anos, essa negação tem se desgastado cada vez mais. Por exemplo, Yuval Harari, historiador e transumanista da Universidade Hebraica de Jerusalém, disse ao The Telegraph: “Acho que é provável que nos próximos 200 anos o Homo sapiens se atualize em alguma ideia de ser divino, seja por meio de manipulação biológica ou engenharia genética pela criação de ciborgues, parte orgânicos, parte não orgânicos”.

De acordo com Harari, as invenções humanas da religião e do dinheiro nos permitiram subjugar a terra. Mas com a religião tradicional em declínio no Ocidente – e quem pode negar? – ele acredita que precisamos de novas “ficções” para nos unir. É aí que entra o transumanismo:

A religião é a invenção mais importante do ser humano. Enquanto os humanos acreditassem que confiavam cada vez mais nesses deuses, eles eram controláveis. Com a religião, é fácil de entender. Você não pode convencer um chimpanzé a lhe dar uma banana com a promessa de que receberá mais 20 bananas no paraíso dos chimpanzés. Não vai funcionar. Mas os humanos vão.

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Mas o que vemos nos últimos séculos são os humanos se tornando mais poderosos e não precisam mais das muletas dos deuses. Agora estamos dizendo: “Não precisamos de Deus, apenas de tecnologia”.

Ha! O velho estereótipo do fanático cristão barbudo em túnica e sandálias carregando uma placa dizendo: “O fim está próximo!” foi substituído por proselitistas do transumanismo como o autor Ray Kurzweil (da fama do Google), cujo manifesto transumanista best-seller é intitulado The Singularity is Near.

Não posso terminar este ensaio sem destacar uma distinção absolutamente crucial que deve ser feita entre o transumanismo e as fés ortodoxas, particularmente o cristianismo. O ideal mais elevado do cristianismo é o amor. São João Evangelista escreveu: “Deus é amor”. Cristo ordenou aos cristãos que “amassem uns aos outros como eu os amei”. Portanto, os crentes entendem que a vida cristã requer vestir os pobres, visitar os enfermos e encarcerados, etc. a Mim.”

Em contraste, a maior virtude do transumanismo é a inteligência, e é por isso que aumentar a capacidade do cérebro humano é o segundo aprimoramento mais desejado do movimento depois de derrotar a morte. Assim, o empresário transumanista Bryan Johnson foi relatado pelo New Scientist como investindo $ 100 milhões para desenvolver um implante para aumentar a inteligência. “Cheguei à inteligência”, disse Johnson segundo a reportagem, porque “acho que é o recurso mais precioso e poderoso que existe”.

Em toda a literatura transumanista que li, vi pouco interesse em aumentar a capacidade humana de amar, além da compreensão mais carnal desse termo. Talvez seja porque mesmo os materialistas grosseiros entendem que o amor transcende os neurônios disparados, trazendo-nos o mais perto que somos capazes de expressar o divino. De fato, não é por acaso que um antigo teísta nos deu nossa descrição mais profunda do amor:

Se eu falar em línguas humanas e angelicais, mas não tiver amor, sou um gongo que ressoa ou um címbalo que retine. E se eu tenho o dom da profecia e compreendo todos os mistérios e todo o conhecimento; se eu tiver toda a fé para mover montanhas, mas não tiver amor, nada sou. Ainda que eu dê tudo o que possuo e entregue o meu corpo para me gloriar, mas não tiver amor, nada disso ganho.

O amor é paciente, o amor é gentil. Não é ciumento, não é pomposo, não é arrogante, não é grosseiro, não busca seus próprios interesses, não se irrita, não se ressente de injúrias, não se regozija com a injustiça, mas se regozija. com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. Amor nunca falha.

Você não encontrará nada tão profundo, significativo e, sim, inteligente quanto o discurso amoroso de São Paulo em qualquer manifesto transumanista. De fato, mesmo que acabemos nos reprojetando para a pós-humanidade, até e a menos que expandamos exponencialmente nossa capacidade de amar – que é uma disciplina espiritual, não um esforço mecanicista – nunca nos tornaremos as criaturas que desejamos ser.

Fonte: https://www.acton.org/