CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Chupeta "inteligente" pode alertar sobre desidratação em recém-nascidos

chupeele117/05/2022, por Ben Coxworth - Atualmente, para verificar os níveis de eletrólitos em recém-nascidos, são coletadas amostras de sangue dos bebês duas vezes ao dia. Em breve, no entanto, uma chupeta "inteligente" poderá ser usada para coletar esses mesmos dados de forma não invasiva. O monitoramento de eletrólitos em recém-nascidos é muito importante, pois níveis baixos indicam que o bebê está ficando desidratado – este é um problema particularmente comum em bebês nascidos prematuros.

E enquanto esses eletrólitos estão presentes na corrente sanguínea, eles também são encontrados em quantidades correspondentes na saliva. Com esse fato em mente, uma equipe da Washington State University liderada pela Assoc. O Prof. Jong-Hoon Kim desenvolveu a nova chupeta experimental. Incorpora uma chupeta disponível comercialmente, à qual foram adicionados componentes eletrónicos.

À medida que uma criança suga o dispositivo, a saliva é naturalmente puxada da boca para uma série de canais microfluídicos integrados – não é necessário nenhum mecanismo de bombeamento. Sensores dentro desses canais detectam e medem as concentrações de íons sódio e potássio na saliva. Esses dados são transmitidos via Bluetooth para o dispositivo móvel de um cuidador, onde são exibidos em uma tela de aplicativo.

Quando a chupeta foi testada em bebês na unidade de terapia intensiva neonatal de um hospital, as leituras de eletrólitos relatadas pelo dispositivo estavam de acordo com as obtidas por meio de coleta de sangue tradicional. Além disso, a chupeta forneceu esses dados continuamente, desde que estivesse na boca de cada bebê.

Leia também - Argentina apresenta vaca clonada que produz leite maternizado

chupeele2

"Normalmente, em um ambiente hospitalar, eles extraem sangue do bebê duas vezes por dia, então eles obtêm apenas dois pontos de dados", disse Kim. "Este dispositivo é uma maneira não invasiva de fornecer monitoramento em tempo real da concentração de eletrólitos dos bebês".

Os cientistas agora estão trabalhando para tornar o dispositivo menos caro e mais reciclável, além de planejar a realização de testes em maior escala. Um artigo sobre sua pesquisa foi publicado recentemente na revista Biosensors and Bioelectronics.

Uma chupeta inteligente desenvolvida anteriormente não relacionada, criada por uma equipe da Universidade da Califórnia-San Diego, mede as concentrações de glicose na saliva.

Fonte: Universidade Estadual de Washington