CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Texas processa Google por supostamente capturar dados biométricos de milhões sem consentimento

dadosbiogo1O Estado do Texas entrou com uma ação contra a gigante de tecnologia Google, alegando que a empresa coletou dados biométricos de milhões de pessoas sem o seu consentimento. A ação foi apresentada em um tribunal estadual do Texas na quarta-feira, 20 de outubro de 2022. De acordo com a ação, o Google usou câmeras embutidas em seus produtos, como o Pixel e o Nest Hub, para capturar informações biométricas de usuários, incluindo rostos, vozes e movimentos corporais.

Esses dados foram supostamente usados para treinar algoritmos de inteligência artificial e melhorar a precisão do reconhecimento facial e de voz. No entanto, o estado do Texas afirma que o Google não obteve o consentimento adequado dos usuários antes de coletar esses dados biométricos. Isso violaria a Lei de Privacidade do Texas, que exige que as empresas obtenham o consentimento informado das pessoas antes de coletar suas informações biométricas. Além disso, a ação afirma que o Google não divulgou adequadamente suas práticas de coleta de dados aos usuários. A empresa teria utilizado "termos vagos e enganosos" em suas políticas de privacidade, o que dificultava para as pessoas entenderem exatamente como seus dados estavam sendo coletados e usados.

A ação do Texas é uma das várias iniciativas recentes de autoridades regulatórias e governamentais contra as práticas de coleta de dados do Google e outras empresas de tecnologia. Nos últimos anos, o Google tem enfrentado críticas por suas práticas de privacidade, incluindo a coleta de dados de localização de usuários, o uso de cookies de rastreamento e a coleta de dados de saúde por meio de sua empresa-mãe, a Alphabet.

Leia também - Cortina à prova de som absorve ruídos externos e internos

No entanto, o Google afirma que suas práticas de coleta de dados são transparentes e que os usuários têm controle sobre seus dados. A empresa disse em um comunicado que "trabalha duro para manter a confiança dos usuários" e que "vai lutar contra essa ação infundada".

A ação do Texas contra o Google destaca a importância da transparência e do consentimento informado na coleta de dados biométricos. À medida que as empresas de tecnologia continuam a usar dados biométricos em seus produtos e serviços, é essencial que elas respeitem a privacidade e os direitos dos usuários. A ação também pode ter implicações mais amplas para as práticas de coleta de dados de outras empresas de tecnologia, e pode estimular a adoção de padrões mais rigorosos de privacidade e segurança de dados.

Fonte: O Arquivo
           Reuters
           CNN