CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Elon Musk quer colocar chips no cérebro humano. Isso pode demorar um pouco

muskcerebro112/01/2022, por Pranshu Verma - Musk disse na noite de quarta-feira que pretende iniciar testes em humanos para implantes cerebrais Neuralink em seis meses. Elon Musk quer colocar chips no cérebro humano. Em um chamativo evento de “mostrar e contar” na noite de quarta-feira, Musk, pelo menos pela terceira vez, disse que a empresa está se aproximando de testes em humanos para sua empresa Neuralink, que está desenvolvendo implantes que podem conectar o cérebro humano a computadores.

Ele disse que preencheu “a maior parte” da papelada necessária com a Food and Drug Administration e que pretende iniciar os testes em humanos em aproximadamente seis meses.

“Agora estamos confiantes de que o dispositivo Neuralink está pronto para humanos”, disse Musk na quarta-feira no Twitter. Ainda assim, os especialistas estão céticos em relação aos anúncios de Musk em meio a um campo mais amplo de pesquisa sobre implantes cerebrais. Não está claro se o FDA está considerando um pedido para iniciar testes em humanos e, no passado, Musk disse que os testes começariam em 2020 e, posteriormente, em 2022.

O evento - que foi adiado por um mês - ocorre em meio a um período movimentado para o homem mais rico do mundo. Musk adquiriu o Twitter por US$ 44 bilhões no final de outubro e exigiu que os funcionários se comprometessem a ser “hardcore”, tuitando a foto de uma sessão noturna com engenheiros. Na quinta-feira, a Tesla deve entregar seu primeiro caminhão semi elétrico. Ele também é CEO da empresa de foguetes SpaceX.

Alguns analistas e investidores estão preocupados que Musk esteja muito magro. Outros observaram que Musk tem um histórico de estabelecer prazos ousados que não cumpre.

A SpaceX perdeu prazos para enviar um foguete a Marte. A Tesla revelou sua picape elétrica, apelidada de Cybertruck, em 2019 - prometendo janelas inquebráveis que quebraram no palco - mas a empresa ainda não entregou o veículo aos clientes, apesar de uma estimativa inicial de produção para 2021.

Musk mostrou um vídeo no evento em que disse que um macaco estava usando sua mente para controlar o cursor e o tipo de um computador. O uso de animais pela Neuralink em testes irritou ativistas e provocou alegações de que a empresa está prejudicando animais por meio de “experimentos malfeitos” que resultaram em infecções, convulsões, paralisia e hemorragia interna.

“Quando se trata de Neuralink, Elon Musk é apenas um PT moderno. Barnum”, disse Ryan Merkley, diretor de defesa de pesquisa do Comitê de Médicos para Medicina Responsável, um grupo de defesa. “Ele é um showman que faz grandes promessas enquanto esconde os detalhes terríveis do público.”

A tecnologia Neuralink é semelhante à pesquisa feita por outros sobre como converter sinais cerebrais em ação. Em julho, a Synchron, concorrente da Neuralink, implantou pela primeira vez seu dispositivo em um paciente nos Estados Unidos. A empresa recebeu autorização regulatória para testes em humanos em 2021.

Leia também - Bugatti Veyron EB 16.4 Super Sport

O evento de quarta-feira à noite também envolveu um grande impulso no recrutamento. Ao divulgar as vagas abertas na empresa, Musk disse que não é necessário que as pessoas saibam sobre biologia ou neurociência para trabalhar em sua startup de implantes cerebrais.

“Quando você olha para as habilidades necessárias para fazer o Neuralink funcionar”, disse ele, “na verdade, são muitas das mesmas habilidades necessárias para fazer um smartwatch ou telefone moderno funcionar”.

Anna Wexler, professora assistente e especialista em ética médica na Universidade da Pensilvânia, disse no Twitter após o evento de Musk que as preocupações e dúvidas sobre o Neuralink permanecem.

Embora Musk tenha compartilhado dados e refletido sobre os desafios que o Neuralink enfrenta, o evento “ainda carecia de um reconhecimento diferenciado dos principais desafios científicos que temos pela frente”.

Wexler disse que é provável que Musk enfrente uma dura batalha com os reguladores federais para obter a aprovação do Neuralink, e isso pode demorar um pouco.

“Prepare sua pipoca!” ela acrescentou no Twitter. “Eu prevejo que teremos vários anos de confrontos públicos entre o FDA e Elon Musk. O FDA tem muitas restrições de fala para os fabricantes de dispositivos e @elonmusk demonstrou desrespeito pelas restrições federais de fala.”

Faiz Siddiqui contribuiu para este relatório.

Fonte: https://www.washingtonpost.com