CIÊNCIA E TECNOLOGIA

O robô humanóide 'mais avançado do mundo' Ameca cumprimenta os visitantes no Museu do Futuro de Dubai - mas garante à equipe que ela não está lá para 'substituí-los'

amecarobo topo10/11/2022 - O robô humanóide 'mais avançado do mundo' foi colocado para trabalhar cumprimentando visitantes em um museu em Dubai, Emirados Árabes Unidos, depois de garantir à equipe que ela não estava lá para 'substituí-los'. Ameca, um bot criado pela empresa Engineered Arts, com sede na Cornualha, é capaz de responder a perguntas e oferecer orientações no Museu do Futuro. Ele usa inteligência artificial (IA) para gerar fala e pode fazer diferentes expressões faciais, como franzir a testa, sorrir, piscar e franzir os lábios.

Em um vídeo do museu, a Ameca pode ser vista conversando com outra funcionária, Aya, e movendo os braços enquanto se oferece para ajudar a guiar os visitantes pela atração. Outro clipe o mostra atendendo o balcão de atendimento aos hóspedes, onde demonstra que é capaz de falar em inglês e árabe. Ele até faz piadas, dizendo que funciona apenas com 'três baterias triplo A' e que gosta de ser um robô porque 'não envelhece e não quebra rugas'.

A Ameca estará estacionada fora da exposição ‘Tomorrow Today’, que mostra 50 inovações tecnológicas que podem resolver os desafios mundiais.

“Projetado especificamente como uma plataforma para o desenvolvimento de futuras tecnologias de robótica, a Ameca é a plataforma de robô humanóide perfeita para interação humano-robô”, escreve a Engineered Arts em seu site. Embora o andróide não possa andar no momento, a empresa de robótica diz que está trabalhando em uma versão que o torna ainda mais humano.

amecarobo1

'Há muitos obstáculos a serem superados antes que Ameca possa andar. Andar é uma tarefa difícil para um robô e, embora tenhamos feito pesquisas sobre isso, não criamos um humanóide ambulante completo”, disse a empresa. A Engineered Arts não revelou quanto custou a fabricação do robô, pois ainda está em desenvolvimento, embora esteja disponível para aluguel para um evento ou exposição como esta.

Leia também - Bateria transforma entropia em eletricidade

Na semana passada, novas imagens mostraram Ameca imitando as expressões faciais de um pesquisador em tempo real com uma precisão assustadora. O pesquisador, Chen, começa com uma série de movimentos oculares bastante simples – olhando para cima, para baixo e para os lados, que a Ameca copia uma fração de segundo depois. Chen também pisca muito rápido e experimenta alguns formatos de boca diferentes – como lábios franzidos e dentes cerrados, todos os quais o robô espelha.

amecarobo3

Embora não fale neste vídeo, mostrou a capacidade de fazê-lo em uma conversa com engenheiros sobre o futuro dos robôs no mês passado. Ameca disse que 'não há necessidade de se preocupar' e que andróides como ela estão aqui para 'ajudar e servir os humanos'. A Engineered Arts disse que suas respostas no vídeo não foram roteirizadas e que ela simplesmente gera respostas como um humano faria.

“Nada neste vídeo é pré-programado – o modelo recebe um prompt básico descrevendo a Ameca, dando ao robô uma descrição de si mesmo – é pura IA”, escreveram eles.

'As pausas são o intervalo de tempo para processar a entrada de fala, gerar a resposta e processar o texto de volta em fala.'

Fonte: https://www.dailymail.co.uk